Viagem para Itália sem sair de casa: o Grande Tour do Google Arts
Outra vez o Google Arts & Culture presenteia a gente com mais uma forma de viajar sem sair de casa. Assim, hora de embarcar em uma viagem para Italia Se você, assim como muitos brasileiros, é apaixonada pela Itália, você precisa conhecer The Grand Tour of Italy (“O Grande Tour na Itália”).
Viaje para parques nacionais americanos sem sair de casa clicando aqui e visite museus internacionais sem sair de casa clicando aqui.
Neste tour, o Google nos leva a uma jornada diferenciada pela cultura italiana e vale super a pena. Confira!
Um pouco de história: O que é o Grand Tour
Entre os séculos XVII e XIX, turistas alemães, franceses e até mesmo americanos, iam até países como Itália, Inglaterra e Grécia para explorar e “turistar” por esses países europeus. Essas viagens eram conhecidas como Grand Tour.
Essa forma de turismo acabou marcando muito a forma como viajamos hoje. Isto porque, ainda nos dias atuais acabamos fazendo roteiros que eram feitos por esses viajantes nos séculos passados. Por exemplo explorar monumentos e artes, como a Capela Sistina.
Ademais, em um mundo onde não havia fotografias, os turistas ganhavam status com “eu vi tal lugar primeiro”, motivo pelo qual se aventuravam, até mesmo, em lugares difíceis de chegar.
Por fim, podemos dizer que os turistas já eram blogueiros antes mesmo de surgir a internet, pois registravam suas viagens em diários e livros.
Para saber mais sobre essa história clique aqui (caso você não saiba inglês, utilize o Google Tradutor).
O Grand Tour of Italy no Google Arts & Culture
Primeiramente, ressalto que o Grand Tour é feito com narrativa e textos em inglês e italiano. Caso você não domine nenhuma dessas línguas utilize o Google Tradutor para te ajudar nessa jornada. De qualquer maneira, não deixe de assistir os vídeos e admirar as fotos.
Festa del Redentore, Veneza
A primeira parada desta viagem para Italia produzida pelo Google é em Veneza, onde ocorre, todos os anos, a Festa del Redentore. Esta festa celebra o fim da praga que assolou a Itália em 1576 e que levou os moradores a entrarem em quarentena (chamada de “lazaretto”).
Assim, em homenagem ao fim da praga, foi construída a Igreja do Redentor, para agradecer a Deus pela redenção contra a praga.
Clicando aqui você encontra o material completo (fotos, vídeos, time lapse, áudios) que conta a história da praga, da construção da Igreja bem como da celebração anual de redenção, que é realizada com muita dança, comida e com a explosão de 25 mil fogos de artifícios.
Aqui vai um resumão do que você encontrará nesse tour:
The Contrada of the Palio, Siena
Palio di Siena é uma corrida de cavalos na Piazza del Campo, no centro da cidade italiana de Siena que ocorre duas vezes ao ano desde o século XIII. Ademais, ressalta-se que estas corridas homenageiam a Nossa Senhora da Província e Nossa Senhora da Assunção.
Em Siena existem 17 contradas (bairros). Entretanto, anualmente apenas 10 deles são sorteados para participar da corrida a cavalo que dura cerca de 90 segundos. Cada bairro tem bandeira e hino, e essa festa reúne toda a cidade para celebrar essa tradição que ocorre a mais de 500 anos.
Inegavelmente é uma tradição incrível e emocionante que, apesar da divisão de bairros, apenas serve para unir as pessoas. É super interessante mergulhar nessa história, com muita cantoria, roupas típicas, e até mesmo benção de cavalos.
Clicando aqui você encontra um material completo sobre as contradas e até mesmo uma experiência em vídeo de 360 graus da corrida de cavalos.
Museus de Arte, Roma
Você sabia que foi Roma que inventou os Museus Públicos de Arte? Pois é. Antes disto, as grandes obras de arte somente podiam ser vistas em galerias privadas, que cobravam preços altos na entrada. Por isso, o acesso à arte era extremamente restrito.
Entretanto, Roma revolucionou a forma de apresentação de arte para todos os públicos, principalmente com artes de rua e a céu aberto.
Clicando aqui você aprende mais sobre como Roma fundou esses museus públicos. Ainda, você pode visitar o Museu Capitolini, aberto em 1974, localizado na linda Praça de Campidoglio e saber mais sobre o Outdoor Festival, que celebra anualmente a arte de rua em Roma.
Ademais, se você tiver interesse em fazer uma visita virtual à obras expostas neste museu, clique aqui. Como você pode ver, o Google te permite fazer uma viagem para Itália de mil formas incríveis.
Teatro Massimo, Palermo
Por fim, a quarta e última para do Grand Tour, é o esplendido Teatro Massimo em Palermo. Este teatro foi construído em 1897 e, desde então, se tornou o simbolo da cidade.
Ainda, outra informação interessante trazida pela tour é que a construção do teatro demorou cerca de 22 anos para ser finalizada. Isto porque, o foco do teatro era criar uma acústica incrível, se baseando nas melhores tecnologias da época.
Clicando aqui você encontra um material completo sobre o Teatro Massimo e, ainda, pode fazer um tour para apreciar a beleza interna do prédio, ao som de óperas famosas. Detalhe, você pode visitar até mesmo o backstage do teatro.
Outras paradas do Grand Tour
Além das quatro cidades citadas acima, o Grand Tour produzido pelo Google te leva em uma viagem pela Itália para outras cidades e pontos turísticos famosos. Como por exemplo, a Praça de San Marco em Veneza, a encantadora cidade de Pienza e Fontana di Trevi em Roma.
E você, quais pontos turísticos incluiria no seu Grand Tour ideal?