fbpx

Atenas é segura para visitar? Lugares seguros e lugares para evitar.


Atenas, na Grécia, é uma das cidades turísticas mais famosas do mundo. Isto porque ela abriga verdadeiros patrimônios que contam a história da humanidade. Entretanto, muitos turistas ficam receosos ao visitar a cidade, mas será que eles estão certos? Atenas é ou não é segura?

Todas as dicas e conteúdo desse post são inspirados no post “Is Athens Safe? Areas to Avoid and Other Warnings” do blog Smart Travel.

A cidade de Atenas não é uma das cidades mais perigosas do mundo, mas ainda assim não é tão segura, devendo-se tomar alguns cuidados especiais quando estiver por lá. A verdade é que, as dicas básicas para visitar Atenas também serviriam, por exemplo, para visitar São Paulo.

Roteiro para Atenas

Foto de Capa: Visit Greece

Atenas não é tão segura quanto outras cidades da Europa, por isso, seguem algumas dicas básicas que você deve se lembrar ao visitar a cidade.

Primeiramente, para visitar Atenas você precisa se preocupar com seu local de hospedagem. Evite se hospedar em áreas muito afastadas dos pontos turísticos. Infelizmente as hospedagens mais próximas aos pontos turísticos serão mais caras, mas segurança deve vir em primeiro lugar.

Em segundo lugar, evite os lugares mais perigosos da cidade (falaremos deles a seguir) e caminhar por Atenas à noite, principalmente em lugares mais isolados da cidade.

Em terceiro lugar, fique atento aos batedores de carteira tendo em vista que este é o crime mais comum sofrido por turistas, principalmente em atrações que ficam lotadas, como por exemplo, a Acrópole. Seja extremamente vigilante com sua bolsa, mochila, carteira e celular.

Por fim, saiba que embora a prostituição seja permitida por lei na Grécia, muitas delas trabalham sem permissão governamental e sem as devidas precauções médicas exigidas pelo governo. Assim, evite as áreas em que a prostituição é desenfreada.

Lugares para evitar em Atenas:

Para responder a pergunta do título deste post, saiba que Atenas é segura se você tomar as precauções necessárias para visitá-la. Abaixo, segue uma lista de áreas que devem ser evitadas.

Praça Syntagma

A Praça Syntagma é um dos pontos turísticos mais famosos de Atenas, pois é lá que está localizado o parlamento, onde ocorre a famosa troca de guardas. A verdade é que será impossível não passar, pelo menos uma vez, nesta praça durante a sua viagem.

Porém ela deve ser evitada se, por um acaso, estiver ocorrendo protestos políticos por lá, que, ocasionalmente, podem tornar-se perigosos. A dica excelente dada pelo Safe Travel é sempre acompanhar a mídia local para se manter atualizado sobre o que ocorre por lá e evitar o local, se necessário.

Ademais, tome cuidado com os bares nesta praça. Isto porque, alguns bares em Atenas dão o seguinte golpe: te atraem informando descontos especiais para os drinks, porém, no momento de pagar são cobrados preços exorbitantes. Caso o turista não pague, ele é ameaçado com algum tipo de violência. O mesmo ocorre nos bares das praças de Monastiraki e Glyfada. Os bares mais famosos pelo golpe são: Reina Bar e Hollywood Pub.

Praças Omonia, Exarcheia, Vathi e Kolokotroni

Essas praças não são pontos turísticos e devem ser evitadas tanto de dia quanto de noite tendo em vista a alta taxa de criminalidade dessas áreas, mas principalmente por serem dominadas por traficantes de drogas.

Monastiraki

Monastiraki se encontra entre as principais zonas comerciais da cidade, com muitas lojas e restaurantes. Ademais, por lá você encontra sítios arqueológicos, como por exemplo a Biblioteca de Adriano.

Ainda que Monastiraki seja um dos locais mais animados e procurados de Atenas, aqui você deve tomar muito cuidado com furtos, principalmente em áreas lotadas.

Estações ferroviárias de Larissa e Peloponissos e boates na Praça Glyfada

Estes são pontos com alto índice de crimes, principalmente as boates na Praça Glyfada que são associadas ao crime organizado.

Lugares seguros em Atenas:

Os bairros mais seguros para visitar em Atenas são Kolonaki, Metaxourgio, Plaka e Psirri.

Táxis em Atenas:

Cuidado ao pegar táxis em Atenas. Ainda que eles sejam seguros, fisicamente falando, eles costumam cobrar preços exorbitantes nas corridas. Por isso sempre combine o preço antes de iniciar a viagem, evitando assim uma surpresa desagradável ao final da corrida.

Ademais, sempre verifique se o taxímetro foi ligado apenas ao iniciar a corrida e desligado imediatamente ao chegar no seu destino.

Por fim, se possível acompanhe o caminho pelo GPS do seu celular, para verificar se o taxista não está desviando da rota para aumentar o tempo de percurso.

Telefones de Emergência:

O Visit Greece é o site oficial da Grécia e nele você encontra o seguintes telefones de emergência:

  • Polícia: 100
  • Polícia Turística: 1571
  • Ambulância: 166
  • Hospitais, Clínicas e Farmácias: 1434
  • Linha aberta para dependentes alcólicoos: 210 3617089
  • Pronto Socorro em caso de envenenamento: 210 7793777

Para finalizar, gostaria de dizer que, assim como diversos países subdesenvolvidos, a Grécia enfrenta problemas com o combate a criminalidade, principalmente após passar por uma grave crise econômica. Entretanto, é um país cheio de encantos e carregado de história e tesouros culturais que merecem ser visitados.

Assim, se você for a Grécia, não deixe de incluir pelo menos uns dois dias no seu roteiro para visitar Atenas e se encantar com o melhor que a cidade tem a oferecer!