fbpx

Cartagena: quando ir, onde ficar, como se locomover e muito mais


Oi Viajante!

Cartagena das Índias foi o destino escolhido por vocês lá na enquete da nossa página no Facebook (curte lá) para ser o próximo destino explorado pelo blog. Então vamos lá!

Cartagena das Índias é banhada pelo mar do Caribe, com clima tropical durante todo o ano. Ademais, seu Centro Histórico, cartão postal da cidade, tem uma arquitetura colonial decorada com casinhas coloridas e ruas de paralelepípedos.

Eu estive por lá em 2016 e me apaixonei pela cidade, tanto que é, até hoje, o meu destino favorito.

Neste link você encontra o site oficial da cidade, com as mais diversas informações sobre turismo.

Cartagena das Índias está localizada na Colômbia, na América do Sul.

Por isso, você precisará pegar um avião para chegar até lá. Infelizmente, não existem voos diretos para esse destino. Dependendo da companhia aérea, você fará escala em Bogotá (Colombia) ou Panamá.

Passagens Áreas:

Segundo o Gráfico de Preços do Google Voos, agosto a dezembro é o período em que você encontrará passagens aéreas mais baratas para Cartagena, em torno de R$1.900,00.

Nos demais meses, principalmente em janeiro, por ser alta temporada, você encontrará passagens por mais de R$3.000,00.

+ clique aqui para ver nosso post ensinando as melhores formas de pesquisar passagens aéreas

Quando ir/visitar Cartagena:

Cartagena é um pedacinho do Caribe e faz muito calor o ano todo, variando entre 24º C e 31ºC. A alta temporada para visitar a cidade é de dezembro a abril.

Nos demais meses, apesar de terem temperaturas boas, você corre o risco de pegar pancadas de chuva. O que é ruim, porque todos os passeios por lá são ao ar livre.

Eu estive por lá em dezembro e janeiro e fazia muuuito calor e céu azul o dia todo. Eu tenho uma amiga que foi em julho e também pegou um tempo ótimo e sem chuvas.

Documentos necessário para ir pra Colômbia: precisa de visto?

Você não precisa de visto nem de passaporte para entrar na Colômbia. Entretanto são necessários os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade
  • Vacina da febre amarela e Certificado Internacional de Vacinação

Clique aqui para ler o nosso post com um passo a passo ensinando a emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

Qual moeda levar: dólar ou peso colombiano?

A moeda oficial da Colômbia é o peso colombiano, mas existem estabelecimentos que aceitam pagamentos em dólar e em cartão de crédito. Ocorre que, nem sempre estes lugares terão uma conversão favorável, motivo pelo qual aconselhamos sempre andar com pesos.

Não compensa comprar pesos colombianos aqui no Brasil. Diante disto, você terá duas opções, que sempre dependerá do câmbio na época em que você viajará:

  • Comprar dólar no Brasil e trocar por pesos colombianos quando chegar lá;
  • Levar real e trocar por peso colombiano quando chegar lá.

Quando estivemos em Cartagena levamos metade do nosso dinheiro em dólar e metade em real. Ao chegar lá, trocamos parte do nosso dólar e todos os reais por pesos.

Assim, quando entrávamos em algum estabelecimento, sempre perguntávamos o valor em dólar e em peso. Fazíamos uma conta rápida na calculadora e escolhíamos qual moeda valia mais a pena usar.

Neste link você encontra todas as casas de câmbio espalhadas pela cidade.

Onde ficar/se hospedar em Cartagena:

Os principais bairros para se hospedar em Cartagena são: Bocagrande e Cidade Amuralhada.

Bocagrande:

Bocagrande é a parte mais moderna da cidade. Por lá você encontrará hotéis de grande porte com melhor custo benefício do que a Cidade Amuralhada. Apesar disso, ele fica um pouco mais afastado de alguns pontos turísticos, o que vai te fazer gastar um pouco mais com táxi.

Ademais, é lá que você encontrará praias com aquelas faixas de areias longas. Essas praias são bonitas, mas já aviso que não é aqui que você encontrará aquele mar azul caribenho. Apesar da cor bonita da água, a areia tem um tom escuro.

Ainda, em Bocagrande você encontrará cassinos, restaurantes e bares para todos os gostos.

Cidade Amuralhada:

A Cidade Amuralhada é o centro histórico e o coração de Cartagena. É por causa deste local que Cartagena se tornou uma escolha frequente dos turistas.

Primeiramente, o grande charme do local se dá por ser cercado por uma muralha que foi construído pelos espanhóis, sendo utilizadas para barreiras de proteção de ataques inimigos. Em segundo lugar, a arquitetura colonial das casinhas, hotéis e igrejas do Centro Histórico cria um cenário perfeito para fotos.

Onde se hospedar em Cartagena: Cidade Amuralhada - Centro Histórico

As hospedagens e restaurantes dentro do Cidade Amuralhada são mais caros do que em Bocagrande, mas compensa pela experiência de estar naquele lugar. As cores das construções e as flores que decoram a cidade te acolhem de uma maneira inexplicável. Ainda, você pode fazer tudo a pé dentro do Centro Histórico.

Indicação de hotel:

Aqui no blog nós apenas indicamos hotéis que realmente nos hospedamos, testamos e aprovamos.

Em Cartagena optamos por nos hospedar dentro da Cidade Amuralhada e escolhemos um hotel chamado 3 Banderas. Nós amamos tanto este hotel que o recomendamos mil vezes, sem medo.

É um hotel 3 estrelas excelente. Os quartos são espaçosos e confortáveis, o café da manhã é maravilhoso e o atendimento é incrível.

Hotel 3 Banderas - Colombia
Foto: Booking

Você pode reservar este hotel por meio do site Booking. Clique aqui para usar o nosso desconto Booking e ainda você nos ajuda a manter o blog no ar 🙂

+ clique aqui para ver nosso post ensinando como encontrar seu hotel ideal no booking e no airbnb.

Como se locomover em Cartagena:

Não existe metrôs ou trens em Cartagena, e o transporte público não é uma opção tendo em vista a baixa qualidade. Por isso, as melhores opções de locomoção são:

Táxi/Uber

Em Cartagena é possível fazer muita coisa a pé, principalmente dentro da Cidade Amuralhada. Todavia, também é possível se locomover com táxi (de cor amarela), uber e até mesmo cabify.

Os táxis e ubers tem preços muito parecidos, não é aquela diferença toda que vemos aqui no Brasil. Porém, se for pegar um táxi, eu aconselho a não sair pegando qualquer um na rua, preferencialmente peça a seu hotel ou estabelecimento que você está para chamar um táxi de confiança.

Alugar um Carro

Alugar um carro pode ser uma opção barata para quem gosta de estar livre de horários e conhecer a cidade do jeito mais independente possível. Ademais, a gasolina por lá é barata, cerca de 3 reais o litro.

Para locar o carro estando aqui no Brasil, recomendamos o site RentCars, preços excelentes e sem cobrança de IOF.

Bicicleta

Uma ótima opção para se locomover dentro da Cidade Amuralhada é alugar uma bicicleta. Não existem muitos lugares por ali que alugam, então pergunte na recepção do seu hotel se eles podem te indicar um lugar.

Alugamos bicicletas em uma lojinha por 20 mil pesos cada por uma hora. Mas como isto foi em 2016, hoje o preço deve ter aumentado.

Ficamos pedalando pelas ruinhas da cidade e em cima da muralha. Foi um passeio bem legal e eu super indico!

passeio de bicicleta em Cartagena

O que fazer em Cartagena:

Clique aqui para ler nossos posts sobre o que fazer em Cartagena.