fbpx

Cartagena: quando ir, onde ficar, como se locomover e muito mais


Cartagena das Índias é banhada pelo mar do Caribe, com clima tropical durante todo o ano. Ademais, seu Centro Histórico, cartão postal da cidade, tem uma arquitetura colonial decorada com casinhas coloridas e ruas de paralelepípedos.

Eu estive por lá em 2016 e me apaixonei pela cidade motivo pelo qual retornei em 2021 para matar a saudade rs

Neste link você encontra o site oficial da cidade, com as mais diversas informações sobre turismo.

Cartagena das Índias está localizada na Colômbia, na América do Sul.

Por isso, você precisará pegar um avião para chegar até lá. Infelizmente, não existem voos diretos para esse destino. Dependendo da companhia aérea, você fará escala em Bogotá (Colombia) ou Panamá.

Passagens Áreas:

Em baixas temporadas, as passagens podem baratear até R$1.600,00 (ou menos se conseguir alguma promoção). Mas em alta temporada (principalmente dezembro e janeiro) os valores podem chegar a R$4.000,00.

+ clique aqui para ver nosso post ensinando as melhores formas de pesquisar passagens aéreas

Quando ir/visitar Cartagena:

Cartagena é um pedacinho do Caribe e faz muito calor o ano todo, variando entre 24º C e 31ºC. A alta temporada para visitar a cidade é de dezembro a abril.

Nos demais meses, apesar de terem temperaturas boas, você corre o risco de pegar pancadas de chuva. O que é ruim, porque todos os passeios por lá são ao ar livre.

Em 2016, estivemos por lá em dezembro e janeiro e fazia muuuito calor e céu azul o dia todo. Eu tenho uma amiga que foi em julho e também pegou um tempo ótimo e sem chuvas. Já em 2021, quando estive por lá no final de outubro/começo de novembro peguei tempo nublado e com chuvas durante a madrugada, mas ainda assim sempre calor.

Documentos necessário para ir pra Colômbia: precisa de visto?

Você não precisa de visto nem de passaporte para entrar na Colômbia. Entretanto são necessários os seguintes documentos:

  • Documento de Identidade
  • Vacina da febre amarela e Certificado Internacional de Vacinação

Clique aqui para ler o nosso post com um passo a passo ensinando a emitir o Certificado Internacional de Vacinação.

ATENÇÃO: por causa da pandemia, atualmente (2021) está sendo solicitado os seguintes documentos extras:
– Colômbia: para entrar e sair do país é obrigatório preencher o Formulário de Migração, com seus dados pessoas e do seu voo, além de responder algumas perguntas sobre a sua saúde. O formulário deve ser preenchido 48 horas antes do seu voo até 1 hora antes de embarcar. Para preencher o formulário clique aqui. O formulário deve ser preenchido duas vezes, antes de você chegar no país e quando você estiver de saída.
– Brasil: para retornar ao Brasil, ainda que você seja brasileiro, é necessário preencher a Declaração de Saúde do Viajante exigida pela Anvisa no prazo de 72 horas antes de seu retorno. Clique aqui para acessar o formulário. Além disso, no seu check-in no aeroporto, você deve apresentar um teste PCR negativo para covid-19 feito no máximo 48 horas antes ou um teste antígeno feito no máximo 24h antes.
***Essas informações podem ser alteradas a qualquer momento. Por isso, sempre busque os sites dos órgãos governamentais para confirmar a informação.

Qual moeda levar: dólar ou peso colombiano?

A moeda oficial da Colômbia é o peso colombiano, mas existem estabelecimentos que aceitam pagamentos em dólar (são poucos) e em cartão de crédito (quase todos). Ocorre que, nem sempre estes lugares terão uma conversão favorável, motivo pelo qual aconselhamos sempre andar com pesos.

Não compensa comprar pesos colombianos aqui no Brasil. Diante disto, você terá duas opções, que sempre dependerá do câmbio na época em que você viajará:

  • Comprar dólar no Brasil e trocar por pesos colombianos quando chegar lá;
  • Levar real e trocar por peso colombiano quando chegar lá (atenção: se estiver indo para a Ilha de San Andrés, aconselhamentos a levar dólares ou trocar os reais no aeroporto de Bogotá, pois as casas de cambio da ilha não costumam aceitar dólares).

Quando estivemos em Cartagena levamos metade do nosso dinheiro em dólar e metade em real. Ao chegar lá, trocamos parte do nosso dólar e todos os reais por pesos.

Assim, quando entrávamos em algum estabelecimento, sempre perguntávamos o valor em dólar e em peso. Fazíamos uma conta rápida na calculadora e escolhíamos qual moeda valia mais a pena usar.

Casa de Câmbio em Cartagena:

As melhores opções de locais para fazer o câmbio são:

Aeroporto de Bogotá: caso sua conexão seja no aeroporto de Bogotá, antes de entrar na área de embarque existem casas de câmbio com boas cotação para a troca de dólar. Por isso, sugerimos fazer a troca de um pouco de dinheiro já aqui, para já chegar em Cartagena com dinheiro pelo menos para pagar um táxi até o hotel.

Por exemplo, em novembro de 2021 trocamos 1 real por 3700 pesos colombianos no aeroporto. Já minha amiga que esteve por lá em dezembro, trocou 1 real por 3750 pesos colombianos.

Carrera 7, Centro Histórico de Cartagena: nesta rua, que te leva em direção a Torre do Reloj, existem pequenas casas de câmbio espalhadas nos dois lados da calçada. Apesar de serem um pouco escondidas, elas são todas confiáveis e nos foram indicadas pelo próprio hotel.

Assim, o que sugeri fazer é caminhar nessa rua perguntando a cotação de casa antes de fazer a troca, pois sempre haverá alguma que paga um pouquinho melhor. Por exemplo, em algumas eles compravam o real por 3700 pesos colombianos, já em outras conseguimos por 3720, por isso vale a pena pesquisar.

Onde ficar/se hospedar em Cartagena:

Os principais bairros para se hospedar em Cartagena são: Bocagrande e Cidade Amuralhada.

Bocagrande:

Bocagrande é a parte mais moderna da cidade. Por lá você encontrará hotéis de grande porte com melhor custo benefício do que a Cidade Amuralhada. Apesar disso, ele fica mais afastado de quase todos os pontos turísticos, o que vai te fazer gastar um pouco mais com táxi. Ademais, na minha opinião não compensa, pois perde o encanto de passar dias caminhados no Centro Histórico.

Ainda, é lá que você encontrará praias com aquelas faixas de areias longas. Essas praias são bonitas, mas já aviso que não é aqui que você encontrará aquele mar azul caribenho. Apesar da cor bonita da água, a areia tem um tom escuro.

Ainda, em Bocagrande você encontrará cassinos, restaurantes e bares para todos os gostos.

Cidade Amuralhada:

A Cidade Amuralhada é o centro histórico e o coração de Cartagena. É por causa deste local que Cartagena se tornou uma escolha frequente dos turistas.

Primeiramente, o grande charme do local se dá por ser cercado por uma muralha que foi construído pelos espanhóis, sendo utilizadas para barreiras de proteção de ataques inimigos. Em segundo lugar, a arquitetura colonial das casinhas, hotéis e igrejas do Centro Histórico cria um cenário perfeito para fotos.

Onde se hospedar em Cartagena: Cidade Amuralhada - Centro Histórico

As hospedagens e restaurantes dentro do Cidade Amuralhada são mais caros do que em Bocagrande, mas compensa pela experiência de estar naquele lugar. As cores das construções e as flores que decoram a cidade te acolhem de uma maneira inexplicável. Ainda, você pode fazer tudo a pé dentro do Centro Histórico.

Indicação de hotel:

Em Cartagena optamos por nos hospedar dentro da Cidade Amuralhada e escolhemos um hotel chamado 3 Banderas. Nos hospedamos por lá em 2016 e em 2021, pois amamos. Infelizmente, em 2021 não teve como não perceber os efeitos da pandemia sobre o hotel, mas ainda assim continuo sendo um excelente custo x benefício na cidade.

É um hotel 3 estrelas excelente. Os quartos são espaçosos e confortáveis, o café da manhã é maravilhoso e o atendimento é incrível.

Hotel 3 Banderas - Colombia
Foto: Booking

Você pode reservar este hotel por meio do site Booking. Clique aqui para usar o nosso desconto Booking e ainda você nos ajuda a manter o blog no ar 🙂

+ clique aqui para ver nosso post ensinando como encontrar seu hotel ideal no booking e no airbnb.

Como se locomover em Cartagena:

Não existe metrôs ou trens em Cartagena, e o transporte público não é uma opção tendo em vista a baixa qualidade. Por isso, as melhores opções de locomoção são:

Táxi/Uber

Em Cartagena é possível fazer quase tudo a pé, principalmente dentro da Cidade Amuralhada. Todavia, também é possível se locomover com táxi (de cor amarela), uber e até mesmo cabify.

O Centro Histórico é formado de ruas estreitas e de mão únicas e, em 2021, percebemos que a cidade tem ficado um caos por causa dos táxis. É um trânsito interminável e muita buzina. Por isso, chegamos a conclusão que só compensa o táxi se for para ir à lugares mais distantes, como por exemplo Castelo de San Felipe.

Alugar um Carro

Alugar um carro pode ser uma opção barata para quem gosta de estar livre de horários e conhecer pontos túristicos fora do clichê e mais afastados da cidade, como por exemplo, o Vulcão de Lama Totumo, localizado a 1 hora de Cartagena.

Entretanto, caso seja para ficar apenas no Centro Histórico e visitar as Isla del Rosario, não compensa alugar carro.

Para locar o carro estando aqui no Brasil, recomendamos o site RentCars, preços excelentes e sem cobrança de IOF.

Bicicleta

Uma ótima opção para se locomover dentro da Cidade Amuralhada é alugar uma bicicleta. Não existem muitos lugares por ali que alugam, então pergunte na recepção do seu hotel se eles podem te indicar um lugar. Inclusive, há um local na frente do Hotel 3 Banderas.

Alugamos bicicletas em uma lojinha por 20 mil pesos cada por uma hora. Mas como isto foi em 2016, hoje o preço deve ter aumentado (acabamos não verificando quando estiver por lá em 2021).

Ficamos pedalando pelas ruinhas da cidade e em cima da muralha. Foi um passeio bem legal e eu super indico!

passeio de bicicleta em Cartagena

O que fazer em Cartagena:

Clique aqui para ler nossos posts sobre o que fazer em Cartagena. Abaixo você pode conferir um pouquinho de como foi nossa viagem: