fbpx

Cerro Catedral: o melhor lugar para esquiar e brincar na neve


Cerro Catedral é o centro de esqui mais famoso de Bariloche. É lá que viajantes de todas as idades se reúnem seja para esquiar ou para curtir a neve. O local oferece uma infraestrutura gigantesca, com escolas de esquis, restaurantes e pistas de gelo com níveis de dificuldade variados.

Para chegar no Cerro Catedral é possível ir de carro/uber/táxi/remi bem como de transporte público:

  • Carro: o Cerro Catedral está localizado a cerca de 25 minutos de Bariloche. Há um estacionamento gratuito enorme no local;
  • Transporte Público: se optar por ir de ônibus até o Cerro Catedral, basta pegar a linha 55 que sai do Terminal de Bariloche. A viagem leva cerca de 60 minutos. Para mais informações sobre as linhas clique aqui.
Cerro Catedral: centro de esqui em Bariloche

Para saber mais detalhes sobre como se locomover em Bariloche leia nosso post clicando aqui.

Quando visitar/horário de funcionamento do Cerro Catedral:

O Cerro Catedral está aberto tanto no verão quanto no inverno vez que eles oferecem atividades para ambas as estações. Porém, somente no inverno que o local fica bombando, pois é muito procurado para a pratica de esqui. Ademais, o inverno é divido em três temporadas:

  • Baixa: 31 de agosto à 30 de setembro;
  • Média: 6 à 12 de julho e 3 à 30 de agosto;
  • Alta: 13 de julho à 02 de agosto.

Por fim, o horário de funcionamento do local é de segunda à domingo das 9h às 17h45.

Quanto custa a entrada do Cerro Catedral:

Os valores para entrar no Cerro Catedral variam de acordo com a temporada, idade, tipo de serviços que você irá usufruir e a quantidade de dias que você visitará o local.

Você pode optar por comprar um passe para o dia inteiro ou apenas para o período da tarde, por exemplo. Ainda, você pode optar por ter acesso à apenas algumas atrações e pagar mais barato na entrada.

Existe ingressos tanto para quem vai esquiar, como para visitantes, os peatones (pedestres) tem acesso aos teleféricos fechados e podem subir a montanha para desfrutar dos restaurantes e da bela vista que a montanha oferece.

Clicando aqui você será direcionado para o site oficial do Cerro Catedral, onde constam todos os pacotes de ingressos disponíveis.

DICA IMPORTANTE: o seu ingresso será um cartão que você utilizará para entrar nos teleféricos. Se você devolver este cartão na bilheteria na hora de ir embora, você é reembolsado com 20.000 pesos por cartão devolvido.

Infraestrutura do Cerro Catedral:

Pistas

O Cerro Catedral contém 120 km de pistas de esqui e 34 meios de elevação com uma capacidade de transportar 36.000 pessoas por hora, motivo pelo qual é considerado a base de esqui mais completa da América do Sul.

As pistas são dividas por cores e cada uma dessas cores representam um nível de dificuldade.

  • Verde: nível fácil – pista para principiantes;
  • Azul: nível intermediário;
  • Vermelho: nível difícil;
  • Preto: nível muito difícil – pista para experts.

Clicando aqui você encontra o mapa completo do Cerro Catedral, com as informações e caminhos de todas as pistas.

Para você voltar ao topo da pista em que você desceu, existem esteiras rolantes ao lado da pista.

esquiando na pista para iniciantes no cerro catedral em bariloche

Ademais, dependendo do clima, algumas pistas podem estar fechadas em determinados dias por medida de segurança.

Nossa Experiência:

Como era nossa primeira vez na neve e nós nunca tínhamos esquiados na vida, apenas ficamos brincando na pista de nível fácil que se encontra bem na base do cerro.

esquiando na pista para iniciantes no cerro catedral em bariloche
Pista Verde – nível fácil localizada na base do Cerro Catedral

Apesar da inclinação da pista ser mínima, eu demorei uma eternidade para pegar o jeito e quando peguei já estava cansada demais pra continuar rs. Na verdade eu não sou muito fã de esportes então não demorei para desistir. Entretanto, o Caio pegou o jeito rapidinho e logo a pista começou a ficar fácil pra ele.

pista para iniciantes no cerro catedral em bariloche
Pista Verde – nível fácil l, localizada na base entre o teleférico Princesa I e Princesa II
pista para iniciantes no cerro catedral em bariloche
Pista Verde – nível fácil, localizada na base entre o teleférico Princesa II e Princesa III

Meios de Elevação

Tanto para aqueles que apenas querem brincar na neve quanto para quem quer trocar de pista, estão disponíveis teleféricos que te levam para vários pontos da montanha, sendo possível chegar até o topo.

Dependendo das condições climáticas alguns teleféricos podem estar fechados ou ter a última descida marcada para um horário mais cedo do que o normal.

teleférico do cerro catedral em barioche
Subida no Teleférico Princesa I

Em alguns trechos a cabine do teleférico é fechada, porém, em outros ela é aberta. Por isso a subida é lenta e um pouco torturante. Isto porque o frio e vento gelado são de matar qualquer um. Eu mesmo não via a hora de chegar no próxima base para entrar no primeiro restaurante e me aquecer.

A vista da subida do teleférico é basicamente algumas árvores e muuuita neve, que deixa a paisagem pintada de branco.

Cerro Catedral em Bariloche
Cerro Catedral em Bariloche
Cerro Catedral em Bariloche
Cerro Catedral em Bariloche
Cerro Catedral em Bariloche
Cerro Catedral em Bariloche
Cerro Catedral em Bariloche
Cerro Catedral em Bariloche
Cerro Catedral em Bariloche
Cerro Catedral em Bariloche
DCIM100GOPROGOPR1707.JPG
Cerro Catedral em Bariloche
Cerro Catedral em Bariloche
Cerro Catedral em Bariloche
Cerro Catedral em Bariloche
Cerro Catedral em Bariloche
DCIM100GOPROGOPR1707.JPG
previous arrow
next arrow


Em compensação, a descida (que também é fria) tem uma vista maravilhosa.

Restaurantes

Na entrada do Cerro Catedral existem diversos bares e restaurantes com mesas ao ar livre onde você pode apenas sentar e apreciar o movimento. Na hora do almoço, nós pedimos um combo de hambúrguer + batatas fritas + refrigerantes em uma lanchonete qualquer que custou cerca de 25.000 pesos argentinos.

Infelizmente o hambúrguer não era o melhor do mundo mas pelo preço, não podia reclamar.

Ademais, em cada base de teleférico existe um bar ou cafeteria onde você pode sentar e consumir ou apenas entrar para se aquecer (acredite, você vai precisar!).

Ainda, algumas das cafeterias tinham até mesas ao ar livre que eram ocupadas apenas pelos corajosos que conseguiam enfrentar o frio.

Escolas de Esqui/Snowboard no Cerro Catedral:

No Cerro Catedral existem diversas escolas de esqui onde também é possível alugar o equipamento. Se é a primeira vez que você vai esquiar, nós super indicamos que você contrate uma aula, onde você aprenderá as técnicas básicas para conseguir esquiar.

Mas como escolher a escola?

Chegamos ao Cerro Catedral e estávamos descendo do carro quando um moço nos abordou e questionou se iríamos fazer aula de esqui. Ele (que era brasileiro) nos explicou que ele trabalhava com algumas escolas e ficava ali no estacionamento angariando clientes. Por isso ele poderia nos oferecer alguns descontos, principalmente em aulas particulares.

Ainda, eles nos esclareceu o seguinte: quanto mais perto da entrada para o Cerro a escola estiver localizada, mais cara serão as aulas. Isto porque, as escolas mais longe ficavam a cerca de 10/15 minutos de caminhada, caminhada esta que seria feita com o equipamento no pé.

Ele nos indicou uma escola que ficava um pouco longe mas que ele conseguia uma aula particular de 2 horas pelo mesmo preço que as escolas de perto cobram em aulas em grupo.

Indicação de escola e valores:

O moço nos levou para uma escola chamada Epic Bariloche, localizada a 10 minutos de caminhada do cerro.

Para uma aula particular de 2 horas, nós pagamos 3.400 pesos argentinos cada, já incluindo o aluguel do equipamento. Este preço é excelente pois, dependendo da escola, você encontra aulas EM GRUPO de 2.000 à 3.200 pesos argentinos.

O nosso professor era excelente, muito divertido e paciente. Eu estava com medo de descer a pista sozinha e, por duas vezes, ele desceu de costas, apenas me puxando pela mão. O atendimento na escola também foi ótimo, ficamos bem satisfeitos.

Após a aula você pode optar por devolver o equipamento ou utilizar pelo resto do dia. Eu optei por devolver pois já estava cansada enquanto o Caio ficou com ele o dia todo e brincou em algumas outras pistas conforme nós subíamos no teleférico.

Onde alugar roupas para esquiar:

As escolas de esqui e snowboard localizadas no Cerro Catedral alugam equipamentos mas NÃO alugam roupas próprias para neve. Assim, você precisará alugá-las na cidade ou, se achar que vale a pena, pode comprá-las.

Clicando aqui você encontra nosso post ensinando como se vestir na neve.

No centro de Bariloche, principalmente na Rua Mitre, tem muitas lojas que alugam roupas de neve. Para escolhê-la você precisa pesquisar bem. Isto porque, se a roupa não for feita de um bom material, ela vai começar a ficar molhada e ficar molhada na neve é a pior coisa que pode te acontecer pois isso realmente vai estragar seu passeio.

Assim, quanto mais barata a roupa, pior o material então nem pensa em economizar dinheiro com isso.

Nós estávamos com preguiça de pesquisar a loja e acabamos alugando em uma que nós achamos que parecia satisfatória. O resultado disso? Sentei na neve por alguns minutos para brincar e comecei a sentir minha roupa um pouco úmida e, por pouco, meu passeio não vai por água abaixo.

A loja não tem nome mas é está aqui, localizada na Calle Rolando, uma travessa da Calle Mitre

Valor do aluguel:

O aluguel da roupa inclui os seguintes itens: calça e jaqueta impermeável, luvas e botas para neve. Você pode optar por alugar as peças separadamente ou um combo dessas peças que citei.

Nós tínhamos algumas peças, como luvas e jaqueta impermeável, porém, ficava mais barato alugar tudo do que alugar as peças avulsas que faltavam.

O combo das peças custou 450 pesos a diária, o que é considerado barato para o aluguel.


Espero que este post tenha sido útil para você! Se precisar de mais informações fique a vontade para entrar em contato conosco ^^