fbpx

Circuito Chico: roteiro completo de um passeio clássico em Bariloche


Circuito Chico é um passeio clássico e econômico que explora diversos pontos de Bariloche em uma mesma rota. Ele é uma espécie de city tour, que pode ser feito por conta própria ou por agência de turismo, e te mostra um panorama geral de Bariloche, com belas paisagens.

+ clique aqui para ler nossas dicas gerais para você começar a planejar sua viagem para Bariloche

Carro

Nós alugamos um carro para todo o período da nossa viagem e, por isso, optamos por fazer o Circuito Chico por conta própria. Ademais, nós gostamos de nos sentir mais livres e fazer nosso próprio roteiro. Realmente achamos que valeu a pena.

Nós estivemos em Bariloche em pleno inverno e não tivemos problemas para dirigir na rota. A estrada tem uma ótima infraestrutura e não fica cheia de neve, pois há limpeza constante das vias nessa época do ano.

Quanto a um guia, nós não achamos necessário. Mas se você gostar de saber mais sobre a história de cada ponto turístico, então talvez seja melhor fazer com uma agência.

Agência de Turismo

Você também pode optar por fazer o Circuito Chico com alguma agência de turismo. O valor do passeio gira em torno de R$60,00 (não inclui a entrada do Cerro Campanario) e não varia muito de uma agência para a outra. Dependendo da agência, o passeio pode ser feito no período da manhã ou no período da tarde.

Ademais, algumas agências disponibilizam passeios mais exclusivos, onde você pode reservar uma van e um guia apenas para o seu grupo, o que te permite fazer um roteiro mais personalizado. Porém, esta opção só compensa para grupos grandes, se não, o passeio sairá caro.

Para passeios em Bariloche, nós indicamos a agência Turisur, localizada na Rua Mitre.

Ônibus

Fazer o Circuito Chico utilizando o transporte público da cidade não é uma boa opção. Isto porque não existe uma linha de ônibus que englobe todas as paradas do Circuito Chico.

A linha 20 da empresa Mi Bus é a que mais se aproxima do Circuito Chico, parando em alguns pontos da rota, com ponto final no Hotel LLao Llao (uma das paradas do circuito).

Para saber mais sobre como utilizar o ônibus em Bariloche clique aqui.

Tempo de duração do Circuito Chico:

Primeiramente, se você optar por fazer o Circuito Chico de carro alugado, será você que fará o seu tempo. Como nós queríamos fazer bem tranquilamente, saímos do nosso hotel lá pelas 10h e finalizamos lá pelas 18h.

Em segundo lugar, se você optar por fazer com agências de turismo, o passeio dura apenas metade do dia. Normalmente os passeios saem nos seguintes horários:

  • Manhã: 9 às 13h
  • Tarde: 15 às 19h

A rota do Circuito Chico:

O Circuito Chico contém diversas paradas e, fazendo a rota de carro, você pode optar em quais você gostaria de parar. Enquanto que, se você estiver fazendo o passeio com agência, ela terá um roteiro que varia de acordo com a época do ano.

Por exemplo, nós paramos nos pontos turísticos mais clássicos e que mais chamaram nossa atenção. Porém, isso não significa que não haja mais pontos de parada.

Ademais, o circuito tem cerca de 65 km e quase 100% dos pontos estão localizados na Avenida Exequiel Bustillo, que beira o Lago Nahuel Huapi.

Parada 1: Centro Cívico

O Centro Cívico de Bariloche, em tese, não faz parte do Circuito Chico. Porém, ele está localizado na Avenida Exequiel Bustillo, bem no caminho para a nossa primeira parada do Circuito. Por isso, optamos por já parar por lá e conhecê-lo.

Este local consiste em uma praça rodeada por alguns prédios construídos com pedras verdes. No meio da praça você encontra uma estátua do General Julio A. Roca, que foi presidente da argentina por duas vezes no século 19 e 20.

previous arrownext arrow
Slider


Ainda, é lá que você encontra os lindos cachorros da raça São Bernardo para tirar fotos (tudo pago, é claro!).

Se você estiver de carro, há vagas na rua em volta do Centro Cívico e na beirada do lago. Porém, é preciso de um pouco de paciência para estacionar, pois está sempre lotado.

Parada 2: letreiro de Bariloche no Lago Nahuel Huapi

À frente do Centro Cívico, na beirada do lago, você encontra o letreiro com o nome da cidade de Bariloche. Apesar de ser aquela parada meio clichê (mas que todo mundo ama) é um lugar lindo para fotos com o cenário do lago ao fundo.

previous arrownext arrow
Slider


Se você for no inverno, se prepare para sentir um vento cortante ali no lago. Realmente a nossa parada foi apenas para fotos, pois eu sou super friorenta e
estava louca para entrar no carro rs

Parada 3: Cerro Campanario

O Cerro Campanario é a primeira parada oficial do Circuito Chico. Este ponto turístico é um teleférico que te leva a um mirante com vista para Bariloche e para o Lago Nahuel Huapi.

O teleférico:

A subida para o Cerro Campanário é feita por meio de teleférico pago. Os valores abaixo já incluem a subida e a descida:

  • Maiores de 12 anos: 500 pesos argentinos
  • Crianças entre 5 e 12 anos: 250 pesos argentinos
  • Menores de 5 anos: gratuito

Os horários de funcionamento do teleférico são de segunda à domingo das 9h às 18h30, sendo que a última descida é feita às 19h.

Ademais, o teleférico é aberto e o percurso dura cerca de 5 minutos.

Circuito Chico: teleferico Cerro Campanario
Descida do teleférico

A vista:

A vista panorâmica do Cerro Campanario é maravilhosa e vale muito a pena cada centavo gasto para subir até lá. Olha só essas fotos lindas que estão totalmente sem filtro.

previous arrownext arrow
Slider


Ainda, conforme você anda por lá, você encontra placas como está abaixo, que te informa exatamente para onde você está olhando, como por exemplo, para o Cerro Catedral.

Cerro Campanario, Bariloche

Por fim, existem vários cantinhos reservados em que você pode apenas se sentar e se perder no tempo apreciando uma linda paisagem (se você suportar o frio, é claro rs).

Cerro Campanario, Bariloche

Cafeteria:

Lá em cima você encontra uma cafeteria. Ela é ótima para você se proteger de frio e tomar um chocolate quente. E sem contar que ela tem uma linda vista!

Cerro Campanario, Bariloche

Parada 4: Hotel LLao Llao

Hotel LLao Llao é o hotel 5 estrelas mais famoso de Bariloche, que oferece suites com vista para o lago e para as montanhas. Ele é uma atração turística em Bariloche tendo em vista ser um dos hotéis mais antigos, luxuosos e tradicionais por lá.

Para visitantes é possível tomar um chá da tarde lá, pago à parte, para se aquecer e fugir um pouquinho do frio. O chá é servido das 16:00 às 19:00, de onde se pode apreciar a bela paisagem da região. O ambiente do salão é aconchegante e a vista é muito bonita!

previous arrownext arrow
Slider


Estacionamento:

Não é permitido parar o carro no estacionamento do hotel, que é reservado para hóspedes. Porém, passando reto pelo hotel e virando a esquerda, você encontra um local com chão de terra, onde é permitido estacionar o carro.

Circuito Chico: Hotel LLao LLao, Bariloche
Hotel LLao LLao visto de cima

Parada 5: Paróquia San Eduardo

A Paróquia de San Ignacio não estava marcada no nosso roteiro, porém, uma plaquinha na estrada chamou nossa atenção e resolvemos parar.

previous arrownext arrow
Slider


A capela estava fechada mas o que chama atenção é a vista para o Hotel LLao LLao ao fundo.

Circuito Chico: hotel LLao Llao visto da Paroquia de San Eduardo

Parada 6: Lago Escondido e Mirante Cerro Capilla

Essa foi uma das nossas paradas favoritas em todo o Circuito Chico tendo em vista ter uma das mais belas paisagens que vimos por lá.

O Lago Escondido faz jus ao nome vez que ele fica escondido mesmo. Apenas uma pequena placa na estrada sinaliza a entrada para o lago. Assim, você terá que estacionar o carro na beira da rodovia mesmo e fazer uma caminhada em uma trilha de terra de, mais ou menos, 5 minutinhos até o lago.

Circuito Chico: entrada para o Lago Escondido

No final de sua caminhada você encontrará um pier de madeira com vista para o lago.

previous arrownext arrow
Slider


Retornando ao carro e andando mais uns minutinhos na estrada, encontramos a entrada para o Mirador Cerro Capilla, onde há um pequeno pier escondido com uma linda paisagem para o Lago Nahuel Huapi.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider


Por fim, mais a frente na estrada você encontrará outro mirante para o Lago
Nahuel Huapi, onde é possível tirar fotos ainda mais bonitas.

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider


Parada 7: Colonia Suiza

Esta parada também não esta na rota oficial do Circuito Chico, sendo necessário fazer um desvio. Colonia Suiza foi o primeiro assentamento europeu da região. Declarado patrimônio histórico, mantém intactas as características originais da época da sua fundação (final do século XIX).

Entretanto, para chegar até lá, será necessário sair da estrada do Circuito Chico e entrar na RP 79, que é uma estrada de terra, onde você irá dirigir por cerca de 10 minutos.

A vila é composta por alguns restaurantes e lojinhas de artesanato. Entretanto, devido ao clima, ela estava bem vazia e pouco atrativa, motivo pelo qual apenas demos uma rápida passada de carro.

previous arrownext arrow
Slider


Por fim, de quarta-feira e domingo ocorre uma feira de artesanato, com várias barracas, degustação de produtos locais e preparo de curanto.


Parada 8: Cervejaria Patagonia

Para finalizar nosso passeio, fomos ao ponto turístico mais esperado pelo Caio, a famosa Cervejaria Patagonia.

Primeiramente, você deve saber que essa cervejaria está sempre lotada e eles não aceitam reserva de mesas no pub deles, que fica em um local fechado. Assim, se você quiser ficar um bom tempo por lá (e aquecido), é necessário chegar bem cedinho.

previous arrownext arrow
Slider


Por exemplo, nós chegamos na cervejaria lá pelas 17/18h, ou seja, estava bombando. Mas isto não impediu o Caio de tomar a cerveja dele, óbvio rs. Existe uma tenda, localizada do lado esquerdo do pub, onde você encontra um trailer vendendo cerveja.

Você pode pegar sua cerveja e sentar nas mesas embaixo da tenda, onde tem aquecedores e você não morre de frio, bem como pode pegar sua cerveja e ir para a parte detrás do pub.

previous arrownext arrow
Slider


Na parte de trás você encontra mesinhas e cadeiras ao ar livre, com uma linda vista para o lago.

previous arrownext arrow
Slider


Por fim, caso você tenha interesse em fazer um tour de degustação de cerveja e conhecer mais sobre os ingredientes, você pode fazer uma reserva clicando aqui.

Mapa do Roteiro do Circuito Chico:

Para finalizar, deixarei abaixo um mapa com a marcação dos locais acima citados. Entretanto, não há necessidade de se preocupar tanto em saber o endereço exato dos locais. Isto porque o Circuito Chico é uma rota continua e muito bem sinalizada, chamando atenção para todas as paradas que citei.