Grand Canyon e Hoover Dam saindo de Las Vegas
Oi Viajante!
Você já se imaginou no meio daquela paisagem deslumbrante que é o Grand Canyon? Pois é. Eu estive por lá ano passado e garanto que não é nem um pouco decepcionante. Muito pelo contrário: é deslumbrante!
Embarca comigo nesse post. Vou te mostrar as melhores formas de ir até o Grand Canyon saindo de Las Vegas e muitos outros detalhes.
Esclareço que esse post não é voltado para o viajante que pretende fazer a viagem apenas focado nos parques nacionais. E sim para os que estiverem em Las Vegas e gostariam de fazer uma visita rápida no Grand Canyon.
GRAND CANYON
Primeiramente, você precisa saber que o Grand Canyon é dividido em: West Rim (oeste), South Rim (sul) e North Rim (norte).
South Rim Grand Canyon
South Rim é o maior, mais bonito e mais popular lado do Grand Canyon. Ademais, ele recebe milhões de turistas o ano todo. Esta é a unica parte do parque que fica aberta o ano todo para visitação.
Quando estive por lá optei por visitar o South Rim Grand Canyon. E, com base na minha experiência, vou contar os detalhes pra vocês.
Como Chegar em South Rim Grand Canyon:
Você precisará percorrer cerca de 4/5 horas na estrada para chegar até o South Rim. Porém, como a estrada é paradisíaca e tem vários paradas legais, você, provavelmente, demorará mais que isso pra chegar lá.
Alugar um Carro
Você pode optar por alugar um carro e fazer a viagem por conta própria. Porém, como a viagem é muito cansativa, não aconselho fazer um bate e volta. Se você tiver alguém pra revezar o volante com você, já ajuda.
Para ver as nossas dicas de como alugar um carro em Las Vegas, acesse nosso post e leia nosso tópico sobre “como se locomover em Las Vegas – alugue um carro”, clicando aqui.
Reserve um Passeio de Helicóptero
Uma opção bem famosa (e cara) para visitar o Grand Canyon é fazer um passeio de helicóptero. Neste passeio você voará por cima de pontos turísticos como a Las Vegas Strip, a represa Hoover Dam, o Lago Mead e claro, o Grand Canyon.
Você ficará no solo apenas 30 minutos, então o ponto alto do passeio é a paisagem panorâmica do helicóptero.
Eu não fiz este passeio de helicóptero e sim a excursão de ônibus. De qualquer maneira, vou deixar aqui o site da agência de turismo que escolhi, pois ela também fornece o passeio aéreo.
Empresa: GC Tours
Tours de Helicóptero no Grand Canyon com a GC Tour:
- All American Helicopter Tour: $409,00 por pessoa. Este tour, com 3/4 horas de duração, inclui o vôo sobre Las Vegas, Hoover Dam e Lake Mead. Uma limousine irá te buscar no hotel pela manhã e te levar até o heliponto. Você irá pousar no meio do Grand Canyon, onde irá fazer um piquenique com direito a champagne.
- Sunset Picnic Helicopter Tour: $475,00 por pessoa. Tem o mesmo roteiro do All American Helicopter Tour, porém, inclui o vôo sobre o Grand Canyon durante o pôr do sol.
*valores atualizados até 2019.
Excursão de Ônibus
O Bus Tour é uma das opções mais baratas para fazer um bate e volta para o Grand Canyon. A GC Tour oferece o GC South Rim Bus Tour.
Clique neste link para fazer a reserva do passeio.
Valores:
Este Tour custa $80,00 por pessoa (atualizado até 2019).
A agência irá solicitar um depósito inicial de $20,00 por pessoa. E o restante do valor deve ser pago ao motorista no dia do passeio.
Horário/Duração do Passeio:
Este tour tem duração do dia inteiro, tendo em vista a longa distância entre Las Vegas e South Rim.
A saída de Las Vegas ocorre a partir das 6h, retornando às 22h. O ônibus te buscará e te deixará no hotel.
Clicando neste link você encontrará a lista completa do ponto de encontro em cada hotel de Las Vegas. Você tambem encontrará o horário em que o ônibus passará. O horário pode variar entre as 6h e 7h da manhã dependendo do hotel.
Caso o seu hotel não tenha um ponto de encontro, se dirija ao hotel com o ponto de encontro mais próximo. Cabe ressaltar que essa empresa é muito organizada e nos enviaram um email contendo um mapa com o trajeto que deveríamos fazer para chegar do nosso hotel até o ponto de encontro.
Alimentação:
Neste tour está incluso um café da manhã fornecido pela empresa dentro do ônibus e um lanche de almoço. No momento da reserva eles já pedem pra você escolher qual opção de lanche você vai querer no seu almoço.
Água está inclusa durante todo o dia.
Pontos de Parada/Itinerário:
HOOVER DAM
O primeiro ponto de parada é o mais esperado de todos: a represa Hoover Dam. A parada é curta mas é o suficiente para apreciar a vista. Você também pode comprar um souvenir na lojinha, ir no banheiro e comer algo rapidamente.
A represa está localizada entre os estados de Nevada e Arizona, no Rio Colorado. Um dos motivos da sua fama se dá pela trágica história de sua construção, onde muitos trabalhadores morreram, bem como pela aparição em diversos filmes famosos como Transformers (2007) , Superman (1978) e San Andreas (2015).
Hoover Dam está localizada cerca de 40km de Las Vegas (45 minutos de carro). É uma ótima opção para fazer um bate e volta de carro, gastando apenas metade do dia de sua viagem. Ou seja, você não precisa, necessariamente, fechar o tour do Grand Canyon para passar por lá.
Falaremos sobre todos os detalhes de como visitar a represa no final desse post.
ROTA 66
O próximo ponto de parada é na famosa Rota 66. Você irá descer em um lugar onde você poderá tirar uma foto na placa da Rota 66. Ainda, você encontrará lojinha de conveniência e souvenirs no distrito de Seligman.
CHEGADA AO GRAND CANYON
Você chegará ao Grand Canyon por volta das 13h e ficará por lá durante 3 horas.
Como o South Rim é muito grande, você precisará se locomover com a linha de ônibus interna do parque. O ponto de chegada e saída da GC Tour já será perto de um ponto de ônibus. Os guias te darão as instruções de como usá-lo.
South Rim Shuttle Bus:
O ônibus é gratuito e passa no ponto de 15 em 15 minutos.
Existem 4 linhas de ônibus por lá, sendo que todas elas te levarão ao Visitor Center, porém fazendo paradas em pontos diferentes. Faça o download do arquivo abaixo onde você encontrará o mapa das rotas na página 2.
Linhas de Ônibus:
Em Funcionamento o Ano Todo
- Kaibba Rim Route: (linha laranja): Essa linha funciona o ano todo. É a melhor opção se você tiver muito pouco tempo para visitar o Grand Canyon (2 horas ou menos). Ela tem duração de 50 minutos (sem descer do ônibus) e ela faz parada nos principais mirantes. Clique aqui para ver os detalhes de horários e o mapa da rota dessa linha.
- Village Route (linha azul): Essa linha funciona o ano todo. Ela te levará para os seguintes pontos: General Store Market, locais de camping, hotéis e restaurantes. Ainda, ela te conectará com a rota vermelha, onde você encontrará as vistas mais exuberantes do Canyon. Ela tem duração de 50 minutos (sem descer do ônibus). Clique aqui para ver os detalhes de horários e o mapa da rota dessa linha.
Em Funcionamento Apenas em Alguns Meses
- Hermit Road Route (linha vermelha): Essa linha não funciona nos seguintes meses do ano: dezembro, janeiro e fevereiro. Na ida, esse ônibus fará parada em pelo menos 8 mirantes, e na volta, em 3 mirantes. Ela tem duração de 80 minutos (sem descer do ônibus). Clique aqui para ver os detalhes de horários e o mapa da rota dessa linha.
- Tusayan Route (linha roxa): Essa linha funciona apenas nos períodos em que o South Rim fica lotado, que é de março a setembro. Ela faz a ligação entre o estacionamento de carros no portão Tusayan até o Centro de Visitação do Grand Canyon. Lá você poderá pegar as demais linhas de ônibus (20 minutos entre os dois pontos). ATENÇÃO: essa linha não faz parada em mirantes. Clique aqui para ver os detalhes de horários e o mapa da rota dessa linha.
Como eu tinha apenas 3 horas para visitar o lugar, optamos por pegar a linha laranja, que vai até o Visitor Center. De lá, voltamos caminhando para o ponto de encontro do nosso ônibus. Isso nos permitiu ter tempo para tirar muitas fotos e parar em todos os mirantes. E ainda ser pedida em casamento!!!!!
A vista do Grand Canyon:
Eu não fui para o lado da linha vermelha, onde tem as melhores paisagens. Mas ainda assim, eu fiquei, por 3 horas, admirando uma vista de tirar o fôlego. O tipo de vista que te faz sentir minúscula no meio de uma natureza incrível.
Por todo o caminho você vai beirando o Canyon. Você não precisa, necessariamente, entrar em um mirante pra ter a melhor vista. Basta seguir o caminho cimentado.
Muitas vezes nem compensa parar nos mirantes, já que por lá fica lotaaado, e é uma briga pra achar um cantinho pra tirar uma foto. Essa é a realidade, e olha que quando eu fui nem tava tão cheio assim:
Aqui vai algumas fotos do Grand Canyon, porque não consegui escolher só algumas pra postar aqui.
E pra finalizar, você encontrará por lá um monte de esquilos fofos e sociáveis. Mas não esqueça que não devemos alimentar esses bichinhos.
West Rim Grand Canyon:
Este lado do Grand Canyon não é o mais popular, mas ainda assim recebe milhares de turistas o ano todo. Por lá você encontrará formações rochosas magníficas, com elementos únicos.
A atração mais famosa de West Rim é a ponte Skywalk. Uma passarela de vidro que se estende entre as paredes do canion e permite que os visitantes olhem para o chão.
Um detalhe importante é que o West Rim não faz parte do Grand Canyon National Park e sim das Terras Indígenas Hualapai. Por isso, o ingresso para visitar o Wester Rim não vale para os lados South e North.
Esse é o ponto do Grand Canyon mais próximo à Las Vegas. São cerca de 200 km de distância (mais ou menos 2h30).
Melhores Opções pra Visitar o Local:
Assim como o South Rim, você pode chegar no West Rim de carro ou reservar uma excursão de ônibus.
Como tive uma ótima experiência com a GC Tour na minha visita para a South Rim, eu indico ela para fazerem o passeio para West Rim também.
O valor é de $110,00 por pessoa (atualizado em 2019) . O itinerário é bem parecido, incluindo parada na Hoover Dam. Porém substituindo a parada na Rota 66 por uma parada em Dolan Springs. A vantagem é que esse passeio é mais curto, voltando para Las Vegas às 18h.
Para fazer a reserva com GC Tours clique neste link.
North Rim Grand Canyon:
North Rim é o lado menos visitado do Grand Canyon. Em que pese a sua beleza, dizem que tem a vista menos interessante que os demais lados (mas ainda assim é lindo). Se você busca um lugar tranquilo, sem aquela agitação de turistas, este é o ponto certo.
Como North Rim é muito alto, no inverno neva muito por lá, motivo pelo qual o parque fica fechado para visitação durante toda essa estação do ano.
Por lá tem um lodge super aconchegante pra você sentar e apreciar a vista.
North Rim está localizado a cerca de 5 horas de carro de Las Vegas.
HOOVER DAM
Conforme falado lá em cima, Hoover Dam é uma represa famosa pela história de sua construção, onde muitos trabalhadores deram a vida para finalizá-la.
Ela é uma das paradas nos tours para o Grand Canyon. Mas também é uma ótima opção para fazer um bate e volta se tiver de carro. Ademais, as agências de turismo, como a GC Tour, tem um passeio só para a Hoover Dam.
Localização/Como Chegar de Carro:
Para chegar na represa saindo de Las Vegas, basta procurar por Hoover Dam no GPS que ele te dará o caminho. São cerca de 45 minutos de viagem.
Por lá você encontrará o “Parking Garage”, estacionamento para parar seu carro que estará aberto das 8h às 17h15 e o valor é de $10,00. Exista a opção de estacionar no “Upper Lots”, que fica no lado Arizona e é gratuito. Porém, você terá que andar uns 20 minutos de lá até a represa.
Ingressos e Horário de Funcionamento:
A represa está aberta ao público todos os dias da semana das 5h às 21h.
Você não paga nada para visitar a represa do lado de fora. Porém, existem alguns tours de visitação dentro da represa que são pagos. Você pode comprar o ingresso para um dos tours clicando aqui.
- Dam Tour: $30,00 por pessoa. Inclui um filme de 10 minutos sobre a história da Hoover Dam, uma visita guiada de 1 hora a uma plataforma, com vista para um tubo de comporta de 30 pés de diâmetro, a Ala Nevada da planta e uma parada em um túnel de inspeção dentro da barragem. Também inclui as exibições do Centro de Visitantes e o deck de observação, juntamente com a apresentação do mapa topográfico do Edifício de Exibição Original da década de 1940.
- Powerplant Tour: Crianças de 0 a 3 anos não pagam, adultos de 17 a 61 anos pagam $15,00 e crianças de 4 a 16 anos e idosos com mais de 62 anos pagam $12,00. Inclui filme de 10 minutos sobre a história da Hoover Dam, visita guiada de 30 minutos a uma plataforma de observação com vista para um cano com diâmetro de 30 pés e a ala Nevada da planta, entrada para o Centro de Visitantes e deck de observação, juntamente com a apresentação do mapa topográfico do Edifício de Exibição Original da década de 1940. Visitor Center: $10,00 por pessoa, apenas crianças de 0 a 3 anos não pagam. Inclui admissão às exposições do Centro de Visitantes e ao deck de observação, e a apresentação do mapa topográfico do Edifício de Exibição Original da década de 1940.
Excursão de Ônibus:
A GC Tours promove a excursão para a Hoover Dam duas vezes ao dia, às 8h30 e 12h30, no valor de $49,00 por pessoa.
Você terá duas horas para explorar a represa e o preço do passeio já inclui o PowerPlant Tour.
Para fazer a reserva clique neste link.
Se houver alguma outra informação que você queira saber ou não sabe qual passeio escolher, deixa ai nos comentários que nós te ajudamos!