Ilha de San Andres: passeio para Johnny Cay, Aquário e Haynes Cay
A Ilha de San Andres é um dos lugares mais procurados pelos brasileiros para curtir o Caribe, tanto por ser um destino perto quanto por ter preços atrativos.
O passeio para visitar Johnny Cay e o Aquário é o principal passeio turístico da ilha, e é imperdível.
+ Ilha de San Andres: como chegar, quando ir, onde ficar e mais
O que é o passeio para Johnny Cay, Aquário e Haynes Cay:
Johnny Cay é uma pequena ilha que pertence ao mesmo arquipélago que San Andres, motivo pelo qual acabou se tornando um ponto turístico.
O Aquário também é uma ilha minúscula que fica perto de San Andres. Ela tem nome de aquário pois a areia, pedras e recifes que tem em volta dela formam piscinas naturais perfeitas para apreciar a vida marinha.
Hanyes Cay é uma pequena ilha localizada ao lado do Aquário e, quando a maré está baixa, é possível atravessar a pé até lá.
Normalmente, a primeira parada do tour é no Aquário e, posteriormente vai para Johnny Cay, onde você irá almoçar. Mas esta ordem varia de acordo com a agência onde o passeio foi contratado.
Variações deste passeio:
Existem algumas variações de pacotes deste passeio, sendo eles:
- Visita àJohnny Cay: nesta opção você passará o dia todo na ilha;
- Passeio para visitar Johnny Cay e o Aquário;
- Passeio para visitar Johhny Cay, Aquário e Haynes Cay: Optando por essa opção, seu tour ficará mais tempo no Aquário, para permitir a visita a Haynes Cay também. Você é livre para ir e voltar quantas vezes quiser ou pode optar por apenas ficar mais tempo no Aquário.
Informações Gerais do Passeio:
Como/onde reservar:
Existem diversas agências de turismos espalhadas ali no centrinho de San Andres e também na orla da praia. A maioria das agências são todas iguais, tem os mesmos esquemas e cobram os mesmos preços. Então sugiro escolher a que mais te agradar.
Ademais, não acredito que valha a pena reservar seu passeio antes de sair do Brasil. Isto porque, normalmente, você acabará pagando em dólar se reservar pela internet, o que encarece muuuuito um passeio que é super barato quando pago em pesos colombianos.
Até mesmo em alta temporada não há necessidade de reservar antes, porque esse passeio sai o tempo todo e você não corre o risco de ficar sem.
Encontrei em diversos blogs a indicação de uma agência que chama Cooperativa. É uma casinha amarela que fica na praia principal:
Quanto custa:
Em 2016, fizemos o passeio para Johnny Cay + Aquário + Haynes Cay por uma das agências de turismo que encontramos no Centro da ilha de San Andres (infelizmente não me lembro mais o nome). Nós pagamos o valor de 40.000 COP (peso colombiano), com almoço já incluído.
Pesquisando mais sobre os preços atuais, encontrei as seguintes informações nos blogs:
- Para visitar apenas Johnny Cay: 15.000 COP (sem almoço)
- Para visitar Johnny Cay + Aquário: 25.000 COP (sem almoço).
Ademais, passou a ser necessário efetuar o pagamento de uma taxa para visitação da ilha de Johhny Cay no valor de 5.000 COP, que deve ser paga logo na chegada.
Horário e tempo de duração:
O passeio costuma durar de 4 à 6 horas. Os barcos saem entre 9h e 9h30 e retornam às 15h.
Ademais, caso você queira deixar para reservar na hora, chegue com pelo menos 30 minutos de antecedência.
De onde sai o passeio:
Os passeios oferecidos pelas agências de turismos saem do porto, que fica localizado do lado do famoso restaurante La Regatta, a uns 20 minutos de caminhada do Centro.
Porém, se você optar por fazer o passeio com a Cooperativa (que falei ali em cima), seu passeio vai sair direto da praia principal.
Infraestrutura:
Os barcos dos passeios são bem simples. Eu que sou medrosa no mar, fiquei meio assustada quando vi o barco que eu teria que entrar rs Mas o uso de colete salva-vidas é obrigatório, o que deixa tudo menos pior.
Existem algumas agências que fazem o passeio com lanchas, por um valor um pouquinho mais caro.
Em relação a infraestrutura das ilhas, se prepare para o caos. A verdade é que é muita gente para pouco espaço, o que acaba deixando tudo meio incômodo. O Aquário, por exemplo, é minúsculo, então você tem que achar um cantinho pra se ajeitar.
Para os passeios em que o almoço está incluído, fazer o pedido é um parto. E na hora de reunir todo mundo pra ir embora, também é um caos. Se você não ficar esperto, é deixado pra trás rs
O que levar:
Não esqueça de levar duas coisas:
- máscara de snorkel para mergulhar no Aquário;
- sapatinhos de borracha para proteção dos pés: esse sapato é útil pois o solo do mar na Ilha de San Andres é cheio de pedras, cascalhos e ouriços, onde fica impossível andar descalço, e você pode acabar se machucando.
Roteiro do Passeio:
Aquário
A 1ª parada deste passeio é o Aquário, localizado a 10/15 minutos da Ilha de San Andres. O tempo que você terá para curtir o Aquário vai variar de agência para agência, mas não costuma ser menos de 1 hora.
Olha só como a ilha é pequenininha:
A graça da ilha está nas piscinas naturais formadas pelos recifes que tem ali em volta, que se torna o lugar perfeito para ver peixinhos.
O único problema é que fica tanta gente ali aglomerada, que os peixes acabam fugindo. Ademais, eu fui em um dia em que estava chovendo, então não estava com muita sorte.
O Aquário não é um local para passar o dia, não há barraquinhas nem nada para ficar consumindo. Até porque, não tem espaço pra isso.
Mantarrayas:
Quando você estiver no Aquário, você vai ouvir alguém gritando “MANTARRAYAS”. O que acontece é que existem muitas raias ali perto, e os guias pegam elas para as pessoas tirarem fotos. Mas claro que é tudo pago à parte.
Sinceramente? Eu acho uma judiação e não indico fazer isso. Turismo animal não é legal.
Haynes Cay
Se você tiver optado pelo passeio que te permite visitar Haynes Cay, ali do Aquário você irá caminhar pelo mar até lá. São 5 minutinhos de caminhada com a água um pouco acima da cintura (minha altura é 1,65).
A ilha é bem pequena e em 15 minutos você consegue dar uma olhadinha em tudo. A moça do hotel que eu fiquei disse que ela preferia mil vezes Haynes Cay do que Johnny Cay, por ser muito mais calmo e tão lindo quanto Johhny Cay.
E pela minha experiência, eu concordo com ela.
Ainda que o céu estivesse super nublado e uma tempestade nos alcançando, o mar continuava lindo.
Olha só Haynes Cay em dias de sol:
Johnny Cay
Almoço:
A última parada é na tão esperada Johnny Cay. Chegamos lá cerca de meio dia e, como no nosso passeio estava incluso almoço, fomos acomodados em mesas gigantes, tipo refeitório, em um restaurante na entrada da ilha.
O almoço que está incluso é o prato típico colombiano: peixe frito, arroz de coco e salada. A bebida deve ser paga a parte.
Se você quiser, pode apenas levar alguns lanchinhos e almoçar quando retornar para a ilha de San Andres. Isto porque, para almoçar em Johhny Cay por conta própria você gastará, pelo menos, 25.000 COP por pessoa.
Só no almoço perdemos bastante tempo, pois tivemos que esperar todos serem servidos e ainda se esforçar para conseguir pedir uma bebida.
E o pior? As mesas ficavam em lugar aberto e começou a chover na nossa cabeça (e na nossa comida). Mas tudo bem, esse é o tipo de história de viagem divertida de contar! rs
A ilha:
Após nosso almoço saímos para explorar um pouco a ilha e arranjar um cantinho para nos aconchegarmos. 10 minutos são suficientes para explorar a ilha toda!
A verdade é que a ilha é uma MU-VU-CA!!!! Conseguir uma cadeira pra sentar é um parto e você ainda terá que pagar por isso. O aluguel da cadeira + guarda-sol fica em torno de 25.000 COP.
Na minha opinião, pelo tempo que você fica na ilha, não compensa pagar pra sentar. Nós encontramos umas sombrinhas nas árvores, estendemos a canga e sentamos na areia mesmo.
Sugiro dar um pulinho no blog Planejando Viagens, que tem fotos incríveis de Johhny Cay em um lindo dia de sol. E o melhor de tudo são as fotos de EXPECTATIVA x REALIDADE sobre a ilha. Clique aqui para conferir.
Às 15h é hora de voltar para o seu barco e ir embora. Imaginem um momento em que eu dei risada! Mais pro fim da tarde o mar já estava super bravo e mexido por causa da chuva, então os barquinhos não ficavam parados na água, o que dificultava a subida.
A gente estava quase tendo que escalar pra entrar nos barcos, que subiam e desciam de acordo com as ondas. Os homens estavam tendo que levantar a mulherada e jogar elas no barco. Era rir pra não chorar! rs
Vale a pena fazer este passeio?
Deixei essa pergunta por último, justamente para que você tirasse suas próprias conclusões após ler o post. Eu achei que o passeio só valeu a pena pelo preço. Em relação ao passeio em si, eu não gostei tanto por causa da quantidade de pessoas e da desorganização que se dá pela falta de infraestrutura.
Ademais, as paisagens são lindas, mas na Ilha de San Andres as paisagens são tão lindas quanto (ou até mais!). Por isso, se você optar por ficar na ilha, não estará perdendo muita coisa.
Mas o que importa é que tivemos um dia incrível e viajar é assim mesmo. Tudo pode acontecer, principalmente em destinos que ainda não estão 100% preparados para receber turistas, como é o caso da Ilha de San Andres.
Por fim, não deixe de conferir como foi nossa viagem por essa ilha linda: