fbpx

Ilhas Gregas: como escolher qual ilha visitar


Foto de Capa: praia Agia Anna – site oficial da Ilha de Amorgos

Esse post é inteirinho dedicado a você que está perdidinho montando seu roteiro pra Grécia e não consegue escolher qual das ilhas gregas visitar, já que é uma mais linda que a outra.

A verdade é que estou planejando minha viagem para Grécia em 2020 e estou naquela famosa guerra de “qual das ilhas gregas eu devo visitar?”, já que oferecem atrativos diferentes e características únicas.

Então, ao invés de compartilhar dicas que eu adquiri em uma viagem, vou compartilhar a minha pesquisa com você. Indicando outros blogs e até mesmo vídeos de canais no Youtube.

O primeiro passo para decidir sua ilha grega é escolher qual arquipélago você irá visitar. E porque você precisa decidir isso? É simples. Porque escolhendo visitar ilhas que estão localizadas em um mesmo arquipélago, você economizará tempo e dinheiro com o transporte entre elas.

A Grécia contém mais de 6.000 ilhas e estima-se que apenas 227 delas são habitadas, o que diminui bastante as opções mas ainda assim te deixa com muitas rs

Ilhas Sarônicas:

Neste arquipélago estão ilhas que, provavelmente, você nunca ouviu falar e que são pouco visitadas pelos brasileiros. São 7 ilhas principais: Agistri, Dokos, Egina, Hydra, Poros, Salamina, Spetses.

Essas ilhas são mais visitadas pelos moradores de Atenas durante fins de semanas e férias curtas, tendo em vista a localização próxima a cidade e o fácil acesso.

ilha de Hydra na Grécia
Praia na Ilha Grega de Hydra. Foto: Greek.com

Visitar uma dessas ilhas é uma boa opção para um bate e volta saindo de Atenas. Dizem ser um passeio beeeem turístico, mas que vale super a pena para quem quer conhecer algumas ilhas e está com pouco tempo no roteiro.

Cruzeiros de 1 dia para: Hydra, Póros e Egina

Existem minis cruzeiros saindo do porto de Atenas que fazem passeio de um dia para três Ilhas Sarônicas. Normalmente os passeios são para Hydra, Póros e Egina.

Como este passeio não é um dos mais famosos entre blogueiros, tive um pouco de dificuldade de achar um vídeo que contasse detalhes sobre esse passeio. Porém, encontrei o vídeo abaixo, feito pela agência Evermore Cruises, que mostra umas imagens lindas das ilhas.

Simulei a reserva do passeio no site oficial, e verifiquei que o valor por pessoa é de 100 euros. Você também pode optar pelo pacote VIP, que é 125 euros por pessoa.

Observação: nós não sabemos se vale a pena fazer o passeio com a empresa Evermore Cruise, pegamos apenas como exemplo para pesquisa de valores e roteiro.

Indicações de Pesquisa:

  • Para saber informações gerais das principais Ilhas Gregas Sarônicas, indico dar um pulinho no blog Uma Brasileira na Grécia, clicando aqui.
  • Clique aqui para conferir um relato do blog Zanzemos sobre o passeio de um dia que fez para as Ilhas Egina, Póros e Hydra, com a agência de turismo Stravel. Valor do passeio: 60 euros por pessoa, com almoço incluso (bebidas pagas a parte). Não encontrei o ano em que ela escreveu esse post, mas acredito que este valor já esteja desatualizado.
  • A Ilha de Hydra tem um site oficial, onde você encontra passeios, hospedagens, transfer e mais. Clique aqui para acessar;
  • Para mais informações acesse o site oficial da ilha de Hydra.

Ilhas Egeias do Nordeste:

Este conjunto de ilhas está situado ao nordeste do Mar Egeu e também é muito pouco procurada pelos turistas. As ilhas que fazem parte deste arquipélago são: Agios Efstratios, Tassos, Ikaria, Lesvos, Limnos, Oinousses, Samos, Samotrácia, Chios e Psara.

Apesar de pouco procuradas, elas são uma mais linda que a outra (ai meu deus, assim fica difícil montar um roteiro rs)

Eu não encontrei nenhum blog que fale um pouco sobre como visitar essas ilhas. Verifiquei também que não tem ferrys saindo de Atenas para essas Ilhas Gregas.

Por exemplo, a viagem para a ilha Agios Efstratios somente sai de Lavrio, uma cidade que está localizada a 1 hora de distância de Atenas. dura em torno de 7 horas, com valor de 30 euros por pessoa.

Foto: Greeka

Verifiquei também que para algumas dessas ilhas seria necessário pegar avião e ferry, o que exigiria um tempão no seu roteiro.

Indicações de Pesquisa:

Como eu disse ali em cima, o resultado sobre as minhas pesquisas para essas ilhas foi meio fraco. Ademais, como eu achei elas um pouquinho fora de mão, já exclui da minha lista.

O blog Uma Brasileira na Grécia fala um pouco sobre as ilhas aqui neste post. Lá você também encontrará post sobre o que fazer em alguma das ilhas gregas Egias do Nordeste. Inclusive, ela explica como chegar nessas ilhas.

Ilhas Dodecaneso:

Esse grupo de ilhas fica na extremidade leste do Mar Egeu, bem próximo a Turquia. As doze principais ilhas do arquipélago são Rodes, Cós, Astipaleia, Calímnos, Cárpatos, Kassos, Kastelorizo, Leros, Nísiros, Patmos, Simi e Tilos.

De todas as ilhas gregas, Rodes é a que eu mais me apaixonei durante as minhas pesquisas. Porém, como vou fazer aquele roteiro clássico “Atenas + Santorini + Mykonos”, Rodes ficaria super fora de mão.

Olha só esse vídeo com imagens lindas da ilha de Rodes.

Indicações de Pesquisa:

Pesquisar sobre esse arquipélago é muito mais fácil. Basta jogar os nomes das ilhas no Google que você irá encontrar milhares de blogs sobre elas.

Mas eu volto a indicar o blog Uma Brasileira na Grécia para você pegar as informações básicas sobre as ilhas e, depois, partir para uma pesquisa mais avançada. Clique aqui para acessar.

Ilhas Jônicas:

As ilhas gregas Jônicas estão localizadas ao oeste continental da Grécia, e é formada por sete ilhas principais: Corfu (kerkyra), Paxos, Lefkada, Ítaca, Cefalónia, Zakynthos e Citera.

A ilha mais famosa esse arquipélago é a Zakynthos onde fica a famosa praia Navagio, eleita uma das praias mais bonitas do mundo.

Zakynthos está de um lado da Grécia e Santorini e Mykonos do outro, ou seja, estão super longe uma da outra. Mas, ainda assim, é um clássico inserir essa ilha no roteiro, ao lado de Santorini e Mykonos.

Praia de Navagio em Zakyntos, uma das ilhas gregras mais procurada pelos turistas
Praia Navagio em Zakynthos. Foto: Uma brasileira na Grécia

Indicações de Pesquisa:

  • Para saber um pouco de cada Ilha Jacônica também indico o blog Uma Brasileira na Grécia, que você pode acessar aqui.
  • O blog Viaje Seu Mundo tem umas dicas super legais de como chegar em Zakynthos e na ilha Jônica Kefalonia, inclusive incluindo essa ilha no roteiro com Santorini e Mykonos, clique aqui para dar uma espiada;
  • Para mais informações acesse o site oficial da ilha de Zakynthos.

Ilhas Cíclades:

As Ilhas Cíclades é o arquipélago mais popular da Grécia, pois é lá que estão localizadas as queridíssima ilhas Santorini e Mykonos. Porém, o que muita gente não sabe é que, por lá, existem muitas outras ilhas lindas e mais baratas pra visitar.

As 24 principais Ilhas Cíclades são Amorgos, Anafi, Andros, Antiparos, Ceos, Delos, Donoussa, Folegandros, Ios, Irakleia, Kimolos, Cufonísia, Cítno, Milos, Míconos, Naxos, Paros, Santorini, Schoinoussa, Sérifo, Sifnos, Sícinos, Siro, Terásia e Tinos.

Como eu estou montando um roteiro com Atenas e Santorini, optei por acrescentar mais uma ilha deste mesmo arquipélago. Então, vou falar um pouco das principais Ilhas Cíclades e compartilhar minha pesquisa com vocês.

Santorini

Basta uma breve olhada nas fotos de Santorini na internet que você já fica convencido de visitá-la. Seu ponto alto é, além das charmosas casinhas brancas, a vista para o vulcão, que também pode ser visitado por meio de passeios contratados em agências de turismo.

De todas as ilhas gregas, Santorini é a ilha escolhida para ser o cartão postal da Grécia. Ademais, ainda que ela não tenha as melhores praias, você não pode deixar de dar um pulinho por lá.

Ilhas gregas Ciclades: santorini
Foto: NIT

Outro ponto positivo para escolher esta ilha é a facilidade para se locomover até lá. Isto porque existem vôos e ferrys diários para lá, saindo não apenas de Atenas, mas como de outras ilhas também.

Por exemplo, nós vamos começar nosso roteiro por Santorini tendo em vista que compramos uma passagem com bom preço saindo de São Paulo, fazendo escala em Londres e indo para Santorini.

Indicações de Pesquisa:

A minha indicação de pesquisa aqui é muito simples: jogue o nome da ilha no google e no youtube e explore cada blog e vídeo que aparecer por lá. Informações é o que não falta na internet sobre esta ilha e os blogs acabam se complementando nas informações. Assim, leiam o máximo possível!

Para mais informações você também pode acessar o site oficial da ilha de Santorini.

Mykonos

Aqui está mais uma ilha de praxe que você deve estar pensando que não pode faltar no seu roteiro de ilhas gregas. Pelo menos era isso que eu estava pensando no começo da minha pesquisa. Até que comecei a me deparar com as seguintes informações:

  • preços exorbitantes em hotéis com baixa qualidade (muito mais caro que Santorini);
  • preços exorbitantes para comer;
  • superlotação durante todo o ano;
  • disputa para sentar nas praias que são dominadas pelos beach clubs, sendo cobrado pelo menos 70 euros para você utilizar uma espreguiçadeira e guarda-sol.

A partir daí eu comecei a pensar “porque eu estou indo para Mykonos?”. Sim, a ilha é linda mas, assim como Santorini, suas praias não são seu ponto forte. O que mais chamaria atenção nas ilhas são as baladas, mas ainda assim, isso não é suficiente para me convencer a visitá-la.

Ilhas gregas Ciclades: Mykonos
Foto: Mykonos

Assim, conversei com o meu noivo e chegamos a mesma conclusão: Mykonos está fora do nosso roteiro de ilhas gregas 2020 e será substituída por alguma outra ilha não tão turística e cara (falarei dela logo menos).

Por fim, quero deixar claro que Mykonos é uma ilha apaixonante e esperamos um dia visitá-la, porém, ela não combinou com meu roteiro e meu orçamento atual.

Indicações de Pesquisa:

As minhas indicações de pesquisa para Mykonos são as mesmas que para Santorini. Explore muito os blogs e vlogs e calcule bem seus gastos para esta ilha, para ver se valerá a pena para você.

Para mais informações você também pode acessar o site oficial da ilha de Mykonos.

Bate e Volta:

Primeiramente existe a possibilidade de você fazer um bate e volta de Atenas para Mykonos em um dia, o que eu realmente não acho que compense. Isto porque se sua agência utilizar o ferry tradicional, você vai demorar cerca de 4 horas para chegar em Mykonos saindo de Atenas, te restando pouquíssimo tempo para explorar a ilha.

Apenas valerá a pena se a empresa tiver o ferry rápido, que reduz sua viagem de Atenas para Mykonos para 2h30.

A empresa Athens One Day Cruise tem esse cruzeiro disponível no site mas não informa valores, sendo necessário entrar em contato com eles para saber mais sobre o passeio.

Por fim, outra alternativa é fazer um bate e volta de ferry rápido de Santorini para Mykonos, cuja viagem durará menos de 2 horas. Você pode comprar seu ticket diretamente no porto de Santorini.

Ios

Ios é uma ilha localizada entre Mykonos e Santorini. Na verdade, pelas minhas pesquisas, cheguei a conclusão que ela é uma Mykonos não turística. Isto porque ela tem ótimos beach clubs e baladas espalhadas pela ilha, e o melhor de tudo: com preços muito mais acessíveis. Ademais, ela tem praias muito mais bonitas e melhores para banho do que Mykonos.

Por um momento, nós pensamos em trocar a ilha de Mykonos pela de Ios mas acabamos nos apaixonamos por duas outras ilhas que vou contar mais abaixo. Ainda assim, se você tiver atrás da vibe de Mykonos mas quer economizar, essa ilha é perfeita pra você.

Indicações de Pesquisa:

  • O site Aprendiz de Viajante te conta aqui 10 motivos para conhecer a ilha grega de Ios;
  • Blog Nosso Mundo é Nosso tem um post incrível sobre a experiência deles em Ios que você pode acessar clicando aqui;
  • O blog Uma Brasileira na Grécia tem um post com os principais pontos turísticos da ilha que você pode acessar clicando aqui;
  • O blog MustShareBr tem esse post contando porque elas gostaram mais de Ios do que de Mykonos;
  • Por fim, para mais informações você também pode acessar o site oficial da ilha de Ios.

Essa ilha é bastante visitada por brasileiros então você conseguirá encontrar bastante informação sobre ela na internet.

Olha só esses vídeos (em inglês) que mostra algumas imagens de praias e beach clubs de Ios:

Bate e Volta:

Nós pensamos em fazer um bate e volta de um dia de Santorini para Ios, mas infelizmente esta ideia não é boa. Isto porque, ainda que em alta temporada, existem poucos ferries diários para essa ilha, e você acaba ficando muito pouco tempo por lá.

Amorgos

De todas as ilhas gregas até o momento, Amorgos é a que ganhou meu coração sem ao menos eu ter visitado. Imagine uma ilha pouco procurada por turistas brasileiros, mas que é a queridinha dos europeus. Existe apenas um resort por lá, e o resto dos hotéis são simples. Ainda, a maioria das estradas são de terra e possui alguns sítios arqueológicos incríveis.

A quantidade de praias que essa ilha tem e a beleza de cada uma delas vai te deixar sem palavras. Olha só essas imagens:

O principal ponto turístico da ilha é o Mosteiro de Panagia Hozoviotissa localizado em um penhasco deslumbrante, sendo necessário subir a longa escadaria para chegar até lá.

Essa é uma das ilhas que entrará no meu roteiro, que tem 3 diárias reservadas pra ela (e ainda assim estou achando pouco!).

Indicações de Pesquisa:

Como dito acima, esta ilha é pouquíssimo visitada por brasileiros. Encontrei alguns blogs que falam sobre ela, mas são dicas gerais que você pode encontrar no site oficial da ilha. Uma ótima dica é pesquisar sobre Amorgos em blogs em inglês, que te contarão muito mais detalhes sobre ela.

  • O blog Juju na Trip traz esse post com informações bem legais sobre a ilha, com ótimas indicações de hospedagem;
  • E claro que Uma Brasileira na Grécia não poderia ficar de fora, com seu post sobre Amorgos;
  • Por fim, o site oficial da ilha traz informações completíssimas sobre tudo o que tem pra fazer por lá.

Milos

Assim como Santorini e Mykonos, Milos também é uma das ilhas gregas queridinhas dos turistas. Apesar dela fazer parte do arquipélago das ilhas gregas de Cíclades, ela tem uma visual um pouco diferente das demais (e ainda assim, lindo!).

Um dos pontos turísticos mais imperdíveis de Milos é a praia Sarakiniko, que não é de areia e sim de pedras vulcânicas, te proporcionando um visual como se você estivesse pisando na lua.

O principal passeio da ilha é um passeio de barco com 1 dia de duração, que tem como destino principal Kleftiko, que são cavernas paradisíacas com águas cristalinas.

Milos também é uma das ilhas escolhidas para o meu roteiro, por isso, em breve o blog estará lotado de dicas sobre este destino.

Indicações de Pesquisa:

Essa ilha é bem popular entre os brasileiros, por isso, basta você ler muuuuitos blogs de viagem pra saber tudinho sobre esta ilha, que é uma das mais lindas ilhas gregras. Por fim, vou deixar aqui o vlog que me convenceu a incluir esta ilha no meu roteiro.

Ademais, para mais informações pode acessar o site oficial da ilha de Milos.

Quais ilhas gregas entraram no meu roteiro:

Após muita pesquisa, o roteiro final da minha viagem pra Grécia, que irá durar 18 dias ficou da seguinte forma:

  • Santorini: 5 diárias;
  • Amorgos: 3 diárias;
  • Milos: 4 diárias:
  • Atenas: 4 diárias;
  • Hydra: bate e volta para esta ilha quando estivermos em Atenas.