fbpx

Lion’s Head: a melhor trilha da Cidade do Cabo (com muitas fotos!)


Oi Viajante!

No começo do ano fiz uma viagem para a Cidade do Cabo, na África do Sul, e fiquei apaixonada. Imaginem um lugar com paisagens de tirar o fôlego. Dá pra dizer que cada canto daquela cidade é uma obra divina.

Um dos principais pontos turísticos da cidade é a Lion’s Head, que nada mais é que uma montanha com 669 metros de altura, localizada entre a famosíssima Table Mountain e a Sign Hill.

+ clique aqui para ler tudo sobre o passeio pra Table Mountain

A Lion’s Head tem esse nome porque o seu topo tem um formato de cabeça de leão. Quer dizer, pelo menos é o que dizem, eu tive um pouco de dificuldade para enxergar rs.

Mas a verdade é que de cima dessa montanha eu encontrei umas das vistas mais lindas que eu já vi. É uma paisagem deslumbrante da cidade e do oceano, sem contar que é lugar para assistir ao pôr do sol de camarote.

Localização:

O topo do Lion’s Head somente pode ser acessado por trilha, diferentemente da Table Mountain que tem a opção de teleférico.

O início da trilha para Lion’s Head começa em um ponto da Sign Hill Road, e para encontrá-la, basta jogar no GPS “Lion’s Head Hiking Trail”.


Como Chegar e Estacionamento:

Como contamos em outro post (clique aqui para ler), o transporte público da Cidade do Cabo é decadente. Por isso, se você não tiver de carro ou não quiser pegar um Uber (que é bem carinho por lá), você pode utilizar o MyCiti, o ônibus de linha turística da cidade. Clique aqui para saber como utilizar o MyCiti.

O começo da trilha está localizado no lado esquerdo da rodovia (para quem está subindo) e ela já começa em uma estrada de terra. Então, por lá não há uma infraestrutura e nem um estacionamento.

Os turistas param os carros em vagas que estão localizadas do lado direito da rodovia e, de lá, começam a sua caminhada.

A trilha para o topo da Lion’s Head:

Inicio da trilha para a Lion's Head, Cidade do Cabo

Tempo de Duração:

A trilha para a Lion’s Head é considerada de nível médio e tem duração de 1 hora e 20 minutos. Para quem já tem costume de fazer trilhas e caminhadas, pode conseguir diminuir o tempo para 40 minutos.

Eu sou super sedentária e subi em 1h20, com paradas para descanso, para apreciar e tirar fotos da paisagem.

Infraestrutura da Trilha:

A trilha tem uma boa infraestrutura. A subida já começa logo na estrada de terra, que é um pouco íngreme. Depois você passará por um caminho de pedras, e a subida continua em degraus largos e não muito altos.

trilha para lion's head, Cidade do Cabo, áfrica do Sul
trilha para lion's head, Cidade do Cabo, áfrica do Sul
trilha para lion's head, Cidade do Cabo, áfrica do Sul

Em alguns pontos da trilha seria necessário uma escalada, mas existem escadas fincadas nas trilhas para dar uma ajudinha na subida dos pontos mais ingrimes.

trilha para lion's head, Cidade do Cabo, áfrica do Sul

Em grande parte da trilha o caminho é bem estreito, então tome muito cuidado para não escorregar e cair lá em baixo! Inclusive, na trilha você encontrará alguns pontos de apoio e correntes para te auxiliar na subida.

trilha na Cidade do Cabo, áfrica do Sul
trilha na Cidade do Cabo, áfrica do Sul

Melhor Horário para Subir/Descer pela Trilha:

Em dias de sol, principalmente no verão, é indicada iniciar a trilha pela manhã, por volta das 8/9 h. Já no final da tarde, o melhor horário é começar a subir lá pelas 16h, pra chegar no topo antes do pôr do sol.

Se você optar por ficar no topo até o fim do pôr do sol, leve lanternas. Isso porque fica escuro muito rápido e a trilha fica um breu (eu não estou exagerando).

Eu optei por começar a descer a trilha enquanto o sol se punha e valeu a pena, porque durante toda a trilha eu pude assistir o sol se pôr. Mas mesmo assim, quando ainda faltavam uns 20 minutos pra acabar a trilha eu já estava no escuro e precisei utilizar a lanterna do celular.

A paisagem da Lion’s Head:

Subida da Trilha

Eu não tenho palavras pra descrever a paisagem que eu vi durante essa trilha. Não tem foto que consiga demonstrar a real beleza daquela cidade, mas mesmo assim eu vou tentar mostrar pra vocês.

paisagem na suida da trilha para Lion's Head, Cidade do Cabo, áfrica do Sul
paisagem na suida da trilha para Lion's Head, Cidade do Cabo, áfrica do Sul
paisagem na suida da trilha para cabeça de leão, Cidade do Cabo, áfrica do Sul
paisagem na suida da trilha para a cabeça de leão, Cidade do Cabo, áfrica do Sul

Eu subi a trilha durante o outono, em um dia super ensolarado. Então, eu consegui pegar toda a paisagem aberta e sem nuvens, o que deixou tudo ainda mais lindo. Porém, quando fomos nos aproximando do topo, chegamos em um ponto em que tinha muita névoa e não era possível ver nada lá embaixo. Inclusive, ficou super frio ali naquele ponto da trilha.

Mas logo depois que subimos mais um pouco e chegamos no topo, estava tudo lindo novamente!

O topo da Lion’s Head

Chegar no topo da Lion’s Head é uma vitória. Pelo menos pra mim que sou zero adepta a esportes e tenho um físico péssimo, chegar lá e ainda ter ar foi uma surpresa rs. Mas a vista vale todo o esforço, eu prometo que você não irá se decepcionar!

O topo não é muito largo e é cheio de pedras, então os espaços são meios disputados para fotos, principalmente no horário do pôr do sol.

topo da Lion's Head, Cidade do Cabo, áfrica do Sul
topo da montanha cabeça de leão, Cidade do Cabo, áfrica do Sul
paisagem do topo da Lion's Head, Cidade do Cabo, África do Sul
paisagem do topo da Lion's Head, Cidade do Cabo, África do Sul

Eu me apaixonei tanto por essa cidade e por esse lugar que, quando eu estava lá em cima eu não sabia se eu tirava fotos ou se eu me sentava e apenas olhava aquele lugar até que eu tivesse certeza que estivesse bem gravado na minha memória.

paisagem do topo da Lion's Head, Cidade do Cabo, África do Sul
paisagem do topo da Lion's Head, Cidade do Cabo, África do Sul

Descida da trilha e o Pôr do Sol

Como falei ali em cima, optamos por descer antes do sol terminar de se pôr. Logo que ele começou a baixar já iniciamos nossa longa caminhada de volta.

E foi só o sol começar a ir embora que o frio dominou a montanha, juntamente com um vento cortante. Um momento eu estava de regatinha e no outro de cachecol, mas essa é a Cidade do Cabo no outono.

Poucos minutos de descidas e eu já me deparo com um céu em chamas, coberto com tons de laranja, vermelho, amarelo e azul.

pôr do sol na Cidade do Cabo, áfrica do sul

A cada curva da trilha encontrávamos o céu em tons diferentes, com um pôr do sol impecável.

pôr do sol na Cidade do Cabo, áfrica do sul
pôr do sol na Cidade do Cabo, áfrica do sul
pôr do sol na trilha da Lion's Head, Cidade do Cabo, áfrica do sul

Ao final da trilha, pudemos apreciar as luzes da cidade acendendo enquanto o sol se escondia.

anoitecer na Cidade do Cabo, Africa do Sul, visto da trilha da montanha cabeça de leão
anoitecer na Cidade do Cabo, Africa do Sul, visto da trilha da montanha cabeça de leão



E foi assim que terminamos mais um dia em uma das cidades mais incríveis que eu já visitei, e aonde eu não vejo a hora de voltar!