fbpx

O que fazer em Cartagena: os encantos da Cidade Amuralhada


Oi Viajante! Cartagena das Índias é um dos destinos mais famosos da Colômbia, e não é a toa. A cidade é conhecida, não somente pelo mar caribenho que a cerca, mas também pela sua história e pelo charme único do seu Centro Histórico.

Com esse post, vou te ajudar a fazer sua lista de “o que fazer em Cartagena”, só que dedicado ao bairro conhecido como Cidade Amuralhada, onde está localizado o Centro Histórico da cidade.

Para saber todas as atrações da cidade, além do Centro Histórico, clique neste link.

A principal atração da Cidade Amuralhada é a própria cidade. É a sua arquitetura colonial e casinhas coloridas que dão todo o charme para o Centro Histórico. É incrível como é possível se perder no tempo enquanto aprecia a cidade. É aquele lugar que dá vontade de tirar foto em cada porta, cada janela, de tão encantador que é.

As melhores formas para explorar a Cidade Amuralhada são: a pé ou de bicicleta.

Alugar um carro não é uma boa opção, pois as ruas são pequenas, apertadas, com muita gente caminhando no meio delas. Ainda, não existem muitos lugares para estacionar.

Cidade Amuralhada
Cidade Amuralhada
Cidade Amuralhada

E claro que você também deve caminhar ou andar de bicicleta em cima das muralhas que cercam a cidade, de onde você tem uma vista linda do Centro Histórico e do oceano.

Caminhada:

Conhecer a Cidade Amuralhada a pé é uma ótima opção. Primeiramente porque é tudo pertinho, segundo que não tem subidas e descidas e, terceiro, tem muita sombra para se abrigar do calor.

Ademais, é uma ótima forma de economizar já que você não precisará ficar pegando táxis para todos os lados.

Alugar uma Bicicleta:

As bicicletas podem ser alugadas em diversas lojinhas espalhadas pelo bairro. Infelizmente não me lembro exatamente onde era a loja que alugamos para indicar aqui. De qualquer maneira, perguntem na recepção de seu hotel, pois eles sempre sabem indicar um bom alugar para alugar sua bike.

Em 2016 alugamos 2 bicicletas por 2 horas no valor de 20.000 COP (peso colombiano) cada uma. No site TripAdvisor encontrei informações de viajantes que, em 2019, conseguiram alugar bicicletas por 3 horas pelo valor de 15.000 COP.

passeio de bicicleta em Cartagena, Colombia

Charrete:

Uma atração famosa em Cartagena é conhecer a cidade de charrete, o que te ajuda a imergir na época colonial enquanto conhece a cidade. O cocheiro vai contando (em espanhol) lendas e acontecimentos de Cartagena, desde a época em que fora tomada pelos espanhóis.

Infelizmente li muitos relatos na internet de que os cavalos são judiados. Como este blog tem função de informar todas as atrações turísticas, estou falando sobre este passeio para você ter conhecimento de que ela existe. Porém, a equipe do blog não concorda nem apoia nenhum tipo de maus tratos aos animais e, inclusive, recomenda não fazê-lo.

O passeio varia de 50.000 à 100.000 COP por pessoa, dependendo do trajeto escolhido.

O que fazer em Cartagena: lista dos principais pontos para visitar dentro da Cidade Amuralhada

Torre del Reloj

A Torre del Reloj foi inaugurada em 1631, é um dos cartões postais de Cartagena e a principal porta de entrada da Cidade Amuralhada.

O que fazer em Cartagena: Torre del Reloj
Torre del Reloj durante a noite
Torre del Reloj toda iluminada durante a noite para as festas de fim de ano. Peço desculpas pela baixa qualidade da imagem, mas foi a única que encontrei nos meus arquivos para mostrar aqui.

Essa atração está localizada entre a Plaza de La Paz e Plaza del Coche, bem de frente para o porto de onde saem os passeios para as Ilhas do Rosario e Playa Blanca.

+ Clique aqui para ler nosso post sobre como visitar as Ilhas do Rosario.

+ Clique aqui para ler nosso post sobre como visitar a Playa Blanca.

Torre del Reloj

Localização:

a 4-116, Cl. 70 #4-66, Cartagena, Provincia de Cartagena, Bolívar, Colômbia



Muelle/Pier de Los Pegasos

Passando pela Torre del Reloj você irá se deparar com um píer em frente ao mar, onde está localizado o Porto e o Pier de Los Pegasos, onde você irá encontrar dois monumentos de Pégasos, batizado assim para evocar os cavalos alados da mitologia grega.

Este pier é um ótimo lugar para passear e conhecer mais da cidade, principalmente durante o anoitecer, quando as luzes da cidade e dos navios ali atracados começam a acender.

O que fazer em Cartagena: Muelle la Bodeguita

Localização:

Cl. 32 #821, Cartagena, Bolívar, Colômbia


Muelle La Bodeguita

O Porto de La Bodeguita é, muitas vezes, confundido com o Porto dos Pegasos por sua proximidade. Basicamente o Porto de Bodeguita é uma continuação do Porto dos Pegasos.

Muelle La Bodeguita é o local de onde saem os barcos para passeio para as Ilhas do Rosario e Playa Blanca. Este é o tipo de porto lotado e desorganizado, com barcos saindo a todo o minuto.

Ele não é exatamente um ponto para visitação, mas você irá conhecê-lo se optar por fazer algum passeio para conhecer as Ilhas perto de Cartagena (estes passeios são imperdíveis!!!).

+ Clique aqui para ler nosso post sobre como visitar as Ilhas do Rosario.

Localização:


Praças e Igrejas da Cidade

Ao caminhar pela Cidade Amuralhada você irá se deparar com lindas praças e igrejas, estas com arquiteturas incríveis. Você não precisa se programar para visitar estes lugares, porque você passará por eles sempre que estiver explorando os cantinhos da cidade.

Segue uma lista com as principais praças e igrejas de Cartagena:

Plaza de San Diego:

Esta é a praça perfeita para encontrar um bom lugar para comer. É por lá que você encontra um dos restaurantes mais famoso da cidade: Juan del Mar.

Ademais, nesta praça está localizada a Univerdad de Bellas Artes e o chiquérrimo hotel Santa Clara, um dos mais disputados de Cartagena.

Plaza San Domingo:

Esta é uma das praças que mais fica cheia de turistas. Isto porque, por lá você encontra a Igreja de San Domingo (que dá o nome a praça), e a estátua de Botero, que os moradores da cidade chamam de “Gorda Gertrudis”.

Nesta praça você também encontra restaurantes e locais para tomar drinks e descansar.

Plaza de Los Coches:

Esta é a praça localizada perto da Torre del Reloj. Antigamente, era nesta praça que os escravos eram vendidos.

Atualmente, é de lá que saem os passeios de carruagens puxadas por cavalos, que te levam para conhecer a cidade. Em seu centro, você encontrará a estátua de Pedro de Heredia, o fundador da cidade de Cartagena das Índias.

Quando passar por essa praça se prepare para dizer muito “no gracias” para os ambulantes que tem por lá. Por lá você também encontrará mulheres caracterizadas com roupas típicas para tirar fotos (tem que pagar, é claro rs).

Plaza de San Pedro Claver:

Na minha opinião, esta é a praça mais bonita de Cartagena vez que nela esta localizada a Igreja de San Pedro Claver, que tem um arquitetura colonial incrível. A igreja é tão grande que fica até difícil fazê-la caber na câmera do celular.

O que fazer em Cartagena: Plaza San Pedro Calver

No meio da praça você encontrar esculturas em metal que fazem alusão ao dia a dia dos moradores de Cartagena.

Plaza San Pedro Claver

Plaza Bolívar:

Esta é uma das poucas praças arborizadas da cidade, o que a torna um ótimo lugar para fugir do calor e recuperar o folêgo de sua caminhada.

Plaza Bolívar é a principal da cidade e deve estar na sua lista de “o que fazer em Cartagena” pois está cercada por edíficios espetáculares: Museu do Ouro, Palácio da Santa Inquisição e Catedral de Cartagena.

O que fazer em Cartagena: Plaza Bolívar

Ainda, dentro do Palácio da Inquisição, você irá encontrar o Museu Histórico de Cartagena. A entrada do museu custa 20.000 COP e super vale a pena conhecer.

O que fazer em Cartagena: Museu Historico na Plaza Bolivar

Plaza de La Aduana:

Plaza de La Aduana é a maior praça de Cartagena. No seu centro está localizada uma estátua de Cristovão Colombo e ao seu redor você encontrará a casa onde Pedro Herédia viveu.

O que fazer em Cartagena: Plaza de La Aduana

Plaza Fernandes de Madrid:

Essa é a praça mais descolada da cidade. É para lá que os jovens vão curtir um bom reggaetoon e beber uns drinks. Ainda, por lá também existem muitos vendedores expondo sua arte.

O principal ponto turístico da Plaza Fernandes de Madrid é a Igreja de Santo Toribio, inaugurada em 1665.

O que fazer em Cartagena: Plaza Fernandes Madrid e Igreja Santo Toribio
Localização:

Clique nos pontos abaixo para verificar a localização das praças acima citadas.

Las Bóvedas

Las Bóvedas é mais um dos edifícios coloniais construídos em Cartagena. Formada por 47 arcos e 23 abóbadas, ela serviu de quartel para os espanhóis. Atualmente, ela é um local com galeria de artes e lojas de artesanatos.

Em um português bem claro, Las Bóvedas é uma feirinha onde você encontra todos os tipos de lembrancinhas e souvenirs. Desde pulseirinhas até camisetas do Pablo Escobar. Eu garanto que perdi umas boas 3 horas explorando cada lojinha de cada arco.

O que fazer em Cartagena: Las Bovedas
Localização:


Assistir o Pôr do Sol

Assitir um pôr do sol sentado nas muralhas que cercam a cidade deve estar na sua lista de “o que fazer em Cartagena”. Todo dia, no fim da tarde, você verá a muralha lotada de turistas que vão até lá para assistir este espetáculo de camarote.

+ Clique aqui para ver nosso post onde te ensinamos como saber a hora exata do por do sol no seu destino de viagem.

O mais lindo de tudo é que as muralhas ficam viradas para o mar, onde o sol se esconde, o que dá um charme a mais.

Por do sol na Cidade Amuralhada
Por do sol na Cidade Amuralhada

Outra opção é sentar no Cafe del Mar para assistir o pôr do sol, que está localizado em cima da muralha. Mas já aviso que, tendo em vista a sua localização, este café tem um preço salgado. Então, se você quiser economizar, apenas encontre um cantinho que te agrade na muralha (o que não falta, já que ela é gigante).

Por do sol na Cidade Amuralhada: Cafe del Mar
Café del Mar está localizado ao fundo da foto, onde se vê a bandeira da Colombia.
Localização:


Esses são os principais pontos turísticos para inserir na sua listinha de “o que fazer em Cartagena”. Claro que existem outras praças e edifícios coloniais para você conhecer. Mas o principal de tudo, caminhe muito pelas ruas, explore cada pedacinho dessa cidade encantada. Te garanto que valerá a pena cada segundo!!!

Por fim, não deixe de dar um pulinho no nosso post com todas as informações que você precisa saber para começar a preparar sua viagem para Cartagena. Você pode acessar o post clicando aqui.