fbpx

O que fazer em Cartagena das Índias: as atrações para lá da muralha


Esse post será inteirinho dedicado a charmosa Cartagena das Índias, cidadezinha localizada na Colômbia e que vem ganhando o coração dos turistas de uns anos para cá.

Eu estive por lá em 2016, para passar o ano novo, quando Cartagena das Índias ainda não era tão popular e os preços não eram tão caros. Então, eu posso te dizer que peguei uma cidade tranquila e agradável, que roubou meu coração desde o momento que cheguei por lá.

O grande point de Cartagena é o Centro Histórico, localizado no bairro conhecido como Cidade Amuralhada. Porém, existe muito mais coisas pra fazer além da muralha (pegaram a referência Game of Thrones? rs), e eu vou contar pra vocês.

Castelo San Felipe de Barajas:

Primeiramente, você não deve deixar de visitar o incrível Castelo San Felipe de Barajas, que é indispensável na sua lista de “o que fazer em Cartagena” pois é uma fortaleza militar construída por espanhóis durante a época colonial. Ainda, este Castelo foi a maior fortaleza espanhola construída no continente americano e sempre protegeu qualquer tentativa de invasão na cidade, seja por terra ou seja pelo mar.

É permitido caminhar por toda a fortaleza, com exceções de alguns espaços. Antes da pandemia, a ordem da visitação era livre, entretanto, quando retornamos em 2021, tivemos que seguir um caminho conforme orientação dos funcionários do local.

Castillo San Felipe Cartagena 1
Castillo-San-Felipe-de-Bajaras
Castillo San Felipe Cartagena 2
Castillo San Felipe Cartagena 3
Castillo-San-Felipe-de-Bajaras5
Castillo-San-Felipe-de-Bajaras2
previous arrow
next arrow
Castillo San Felipe Cartagena 1
Castillo-San-Felipe-de-Bajaras
Castillo San Felipe Cartagena 2
Castillo San Felipe Cartagena 3
Castillo-San-Felipe-de-Bajaras5
Castillo-San-Felipe-de-Bajaras2
previous arrow
next arrow

Ainda, você também poderá caminhar dentro dos túneis subterrâneos. Porém, eu já aviso, se você é claustrofóbico, não aconselho entrar. Isto porque é um local úmido, abafado, e o corredor se torna um trânsito de turistas querendo tirar fotos.

Você pode optar por fazer o passeio com ou sem guia. Entretanto, se você quer economizar, opte pela entrada sem guia e vá até a sala de vídeo, onde você assistirá um filme sobre a história do Castelo. É bem legal!

Por fim, o mais encantador do lugar é a vista que você terá com os raios de sol refletindo na água e a cidade de Cartagena das Índias ao longe… É um local lindo para fotos.

Castillo de San Felipe - Cartagena das índias, Colombia

Localização:

O Castelo está localizado na Colina de San Lazaro, a 15 minutos de carro da Cidade Amuralhada. Um táxi até lá custa em torno de 25.000,00/30.000,00 pesos, mais que isso você estará sendo explorado.

A maioria dos blogs de viagem (e Google Maps também) costumam dizer que ele está localizado a 20 minutos de caminhada da Cidade Amuralhada, mas eu não te aconselho a caminhar tendo em vista que o calor judia muito por lá e também porque o caminho até lá não nos aparentou ser muito seguro.


Horário de Funcionamento:

De segunda-feira à domingo das 8h às 18h.

Ingressos:

A opção do ingresso sem guia custa 25.000 COP (pesos colombianos), enquanto a opção com guia custa 35.000 COP. Não há necessidade de se comprar o ingresso antecipado, podendo ser comprado na bilheteria do Castelo.

Caso você opte por fazer o passeio Chiva durante o dia, ele fará uma parada no Castelo e o valor da entrada já estará incluído no passeio.

Tempo de duração do passeio:

Se escolher a opção com guia, você poderá gastar entre 2 e 3 horas. Entretanto, se optar pela opção sem guia, você poderá fazer o passeio no seu ritmo. Nós fizemos sem guia e gastamos 1h30, tempo este que foi suficiente pra apreciar com calma e curtir a paisagem.

Convento Santa Cruz de La Popa:

O Convento Santa Cruz de La Popa é um dos principais pontos turísticos da cidade. Além de conter um acervo com peças religiosas e ser um lugar especial para os fiéis, ele também é um mirante incrível. Inclusive, de lá é possível assistir os aviões chegando no aeroporto da cidade.

Convento-de-Santa-Cruz-de-la-Popa
Convento-de-Santa-Cruz-de-la-Popa1
Convento-de-Santa-Cruz-de-la-Popa2
Convento Santa Cruz visto do Castelo San Felipe
previous arrow
next arrow
Convento-de-Santa-Cruz-de-la-Popa
Convento-de-Santa-Cruz-de-la-Popa1
Convento-de-Santa-Cruz-de-la-Popa2
Convento Santa Cruz visto do Castelo San Felipe
previous arrow
next arrow

Localização:

O Convento está localizado no Cerro de La Popa, a 8 minutos de carro do Castelo San Felipe.


Uma dica super importante é a seguinte: saindo do Castelo procure por um táxi e peça para ele te levar ao Convento. Combine com ele o preço antes de começar a viagem, e peça a ele que te espere por 15/20 minutos enquanto você visita o Convento.

Isto porque, lá de cima do morro é muito difícil conseguir um táxi para voltar, motivo pelo qual a melhor opção é combinar com taxista para te esperar. O valor ideal desta corrida é de cerca de 30 a 40.000 COP.

Horário de Funcionamento:

O Convento está aberto para visitação de quarta-feira à domingo, das 8h às 17h.

Ingressos:

A entrada do Convento é gratuita.

Vulcão de Lama Totumo:

Já se imaginou entrando em vulcão cheio de lama? É, nem eu rs Mas é justamente isso que o passeio até o Vulcão de Lama Totumo te proporciona.

Porém, na minha opinião este é um passeio dispensável. Primeiramente porque é distante de Cartagena, cerca de 40 km, e você gastará um dia todo do seu roteiro. Em segundo lugar porque, apesar de seus 20 metros de altura, o vulcão não é nada de impressionante.

Apesar disto, vi muitas pessoas que fizeram o passeio dizer que foi muito divertido. Isto porque, você entra na lama do vulcão mas você não afunda, muito pelo contrário, a lama vai te empurrando pra fora aos poucos.

Como chegar:

Tendo em vista a distância de Cartagena, esse passeio deve ser feito de carro ou por meio da contratação de agência de turismo.


Valor do Passeio:

Em Cartagena os passeios podem ser fechados diretamente nos hotéis, que já tem o contato de agências de turismo. Às vezes pode até sair um pouco mais caro, mas vale a pena pela confiança.

O passeio custa cerca de 100.000 COP por pessoa e normalmente não inclui o almoço.

Por lá, você encontrará fotógrafos para tirar uma foto sua no vulcão, e até mesmo um massagista dentro da lama. Ademais, também existem algumas mulheres que ficam na beira da água para lavar suas roupas sujas de lama. De acordo com as informações tiradas em sites e blogs, esses serviços custam cerca de 3.000,00 COP ou 2 dólares.

Dicas Extras:

  • Leve um dinheiro trocado na bolsa, porque todos os turistas dizem que esses “serviços extras” citados acima, te abordam e praticamente você usa os serviços mesmo sem querer usar, e acaba tendo que pagar;
  • Não vá com roupas brancas ou claras porque a lama mancha e muito;
  • Vá preparado para ficar com lama no cabelo e nas unhas por mais uns 5 dias, porque gruda que é um horror rs

Playa Blanca:

Playa Blanca está localizada na Ilha Barú, única ilha de Cartagena que é acessível pela via terrestre. Porém, nos últimos tempos ela não tem sido o passeio favorito dos turistas, apesar de sua paisagem deslumbrante. Clique aqui para ler todos os detalhes sobre este ponto turístico.

Playa Blanca, Isla Barú - Cartagena das índias,Colombia

Isla del Rosario:

Visitar as Ilhas do Rosario é uma das melhores opções de passeios que existem em Cartagena. Tanto que eu inseri uma visita a uma das ilhas na minha lista de “o que fazer em Cartagena” e não me arrependi. Não deixe de fazer este passeio, pois é maravilhoso. Clicando aqui você encontra todos os detalhes da nossa visita à Isla del Rosário.

Isla Grande,Isla del Rosario - Cartagena das indias, Colombia
Isla Grande, Gente de Mar

Visitar o bairro de Bocagrande:

Bocagrande é um dos maiores bairros de Cartagena das Índias e também um dos mais procurados para se hospedar, ficando atrás apenas do bairro Cidade Amuralhada. Por lá você encontra hotéis com ótimo custo benefício, cassinos, praias e uma grande gama de gastronomia, desde bares de praia até restaurantes mais refinados.

Praia de Bocagrande:

Bocagrande tem uma praia muito frequentada pelo povo local. É uma praia comum, com prédios na orla, faixa de areia larga, barraquinhas para consumo. Na verdade ela é uma atração dispensável, já que ela não tem a beleza do mar caribenho. Na verdade, ela lembra muito praias brasileiras, como Santos, por exemplo.

De qualquer maneira, fica a dica dessa praia, por ser uma opção de passeio barata e perto da cidade.

Restaurantes em Bocagrande:

Como eu fiquei hospedada dentro da Cidade Amuralhada, não comi em nenhum restaurante fora de lá, motivo pelo qual não irei indicar nenhum. Porém, clicando aqui você encontra uma lista do TripAdvisor com diversos restaurantes de Bocagrande.

Teatro Adolfo Mejía (Heredia):

Este teatro é simplesmente deslumbrante. É uma oportunidade incrível de conhecer um espaço cultura de alto nível. O site Colombia Travel conta um pouco sobre o Teatro Adolfo Mejía, olha só:

“Com seu estilo de teatro de ópera europeia dos séculos 18 e 19, o Teatro Heredia, oficialmente conhecido como Teatro Adolfo Mejía,  foi construído em forma de ferradura, com palcos e sacadas divididos por gelosias de cedro que parecem rendas. Foi construído sobre a antiga igreja das Mercês e foi inaugurado em 1911 com a realização dos jogos florais. Em seu interior há escadas e esculturas de mármore italiano.”

Teatro Adolfo Mejía (Heredia), colombia

Ingresso:

A visita sem guia custa 8.000 COP e a visita guiada custa 11.000 CP (preços de 2019).

Mas já vai preparado para uma visita rápida, pois pelos relatos que vi dos viajantes na internet, os funcionários não são muito animadas e, normalmente, ficam te apressando para ir embora logo.

Monumento Los Zapatos Viejos:

Este monumento é uma homenagem a um poeta colombiano chamado Luis Carlos Lopez. Esse não é um super ponto turístico mas ao mesmo tempo é muito importante para a história não só de Cartagena das Índias, mas de todo o país. Assim, achei importante mencioná-lo.

Eu imagino que este monumento deva render fotos super divertidas. Então acredito que vale a pena passar por lá se tiver um tempinho. Ah, vá preparado para o assédio de ambulantes!!!

Localização dos Pontos Turísticos:

Aproveita e confere como foi a nossa viagem: