fbpx

Playa Blanca, Cartagena: inferno ou paraíso dos turistas?


Oi Viajante! Playa Blanca é a praia mais famosa de Cartagena. É linda, com aquele mar azul de água transparente e areia bem branquinha. Porém, tendo em vista a sua facilidade de acesso, tem se tornado cada vez mais popular entre os turistas.

Quem visitou a praia nos últimos anos disse que ela se tornou uma verdadeira armadilha pra turistas, ficando cada vez mais lotada.

Quando estive na Colômbia em 2016 eu optei por não visitar essa praia, justamente porque ela já estava com a fama de superlotada. Acabei escolhendo fazer outro passeio para a Ilha Grande, e não me arrependi. Mas mesmo assim não poderia deixar de fazer um post sobre esse lugar famosíssimo em Cartagena, não é mesmo?

Primeiramente, você precisa saber que em Cartagena existe um arquipélago chamado Islas del Rosario (Ilhas do Rosario). E, em segundo lugar, você precisa saber que visitar uma dessas linhas é uma passeio que deve estar no seu roteiro de viagem.

Playa Blanca faz parte deste arquipélago, sendo a única praia das Ilhas do Rosário que é possível chegar de carro. Justamente por isso ela acabou se tornando a mais popular e, consequentemente, se tornando o terror dos turistas durante alta temporada.

mapa das Islas del Rosario em Cartagena
Mapa do arquipélago Ilhas do Rosario .

Vale a pena incluir a Playa Blanca no seu roteiro?

Como eu disse ali em cima, quando estive Cartagena eu optei por não ir a Playa Blanca e acabei visitando a Ilha Grande, que também faz parte das Ilhas do Rosario.

Primeiramente, para tomar sua decisão de incluí-la ou não em seu roteiro, você precisa saber duas coisas:

1. A praia é linda sim como falam, sendo um típico mar caribenho, muito azul e com areia branquinha.

2. A praia está sempre lotada, ainda que em baixa temporada.

Foto: TripAdvisor

Em segundo lugar, você tem que analisar os seguintes pontos:

  • se você não tiver com tanto dinheiro na viagem e faz questão de visitar uma praia em Cartagena, inclua Playa Blanca no seu roteiro.
  • se você não quiser gastar um dia inteiro de roteiro visitando uma praia, então inclua Playa Blanca no seu roteiro.
  • se você é o tipo de pessoa que curte uma praia agitada, com música, ambulantes vendendo coisas e tal, inclua Playa Blanca no seu roteiro.
  • se você tem um dia inteiro sobrando no seu roteiro e está procurando sossego e uma praia mais reservada e organizada para passar o dia, fuja da Playa Blanca.
  • se no seu roteiro estiver incluso passar uns dias em San Andrés, que tem praias de tirar o folego, não perca seu tempo na Playa Blanca.


Na minha opinião a Playa Blanca não vale a pena ser incluída no roteiro. Mas a escolha é sua, e pode ser que você se surpreenda com uma experiência super positiva quando chegar lá 🙂

Dica Extra:

Eu não visitei o local, mas li em alguns blogs que a melhor opção é ficar do lado esquerdo da praia. Lá você terá muito mais sossego. Isto porque, neste cantinho não tem tanto restaurantes e não passam tantos ambulantes… então #ficaadica

Como chegar na Playa Blanca:

Existem duas maneiras de você chegar lá: por terra ou por mar.

Antes de mais nada, esclareço que apesar de ser possível chegar lá por conta própria (de carro ou transporte público), os relatos dos turistas no TripAdvisor não são bons. Isto porque, chegando a praia começará a aparecer alguns “guias” clandestinos. Estes guias vão pular em cima do seu carro para que você contrate o serviço e só te deixarão em paz quando você pagar por isso.

Outros relatos dizem que a rota até a praia passa em alguns lugares estranhos e não se sentiram seguros. Porém, não encontrei relatos de algo ruim ter acontecido com algum turista.

Carro

Você pode optar por alugar um carro e ir à Playa Blanca. A vantagem é que você fica livre de horários e pode ficar por lá o tempo que quiser. A desvantagem é que você precisa se preparar para chegar um pouco cedo já que os estacionamentos que tem por lá lotam rápido.

Para locar o carro estando aqui no Brasil, recomendamos o site RentCars, preços excelentes e sem cobrança de IOF.

+ aproveita e da um pulinho aqui nesse outro post onde te mostramos as melhores maneiras de se locomover em Cartagena.

Rota e tempo de duração da viagem:

A viagem do centro de Cartagena até a Playa Blanca tem duração de +/- 1 hora de viagem.

Destaco que para chegar lá de carro você precisará passar por uma balsa. E que, provavelmente, será cobrado um pedágio pela travessia.

De acordo com os relatos do TripAdvisor você gastará em média, 15.000/20.000 COP de estacionamento.

Rota saindo da Cidade Amuralhada – Centro Histórico

Rota saindo de Bocagrande

Transporte Público

Encontrei a informação de que é possível chegar de ônibus na Playa Blanca. Porém, antes de fazer o percurso que vou explicar agora, confirme as informações no seu hotel. Também pergunte se há algum perigo em utilizar o transporte público.

  • Do seu hotel, se locomova (do jeito que preferir) até o Mall Plaza El Castillo localizado no endereço Avenida Pedro de Heredia, Carrera 13, Cartagena;
  • Chegando no Mall, atravesse a rua e pegue um ônibus para Pasacaballo. Se não souber exatamente qual pegar, peça informações ao redor, com certeza alguém poderá te ajudar;
  • Ao entrar no ônibus avise o motorista que você está indo para Playa Blanca e peça que ele lhe avise quando for o momento de descer;
  • Quando você descer no ponto indicado pelo motorista, que será perto da balsa, você precisará fazer a travessia a pé;
  • Do outro lado pegue outro transporte a sua escolha. O mais indicado pelos blogs é o moto-táxi que custa cerca de 5.000,00 COP ou um táxi coletivo que custa cerca de 10.000,00 COP. Eles te deixarão na praia.


Valor da passagem e tempo de duração da viagem:

O preço da passagem de ônibus é cerca de 3.000,00 COP e a viagem dura de 1h30 à 2h. Diante do longo tempo de trajeto, talvez essa não seja a melhor opção para ir pra lá. Mas fica a dica para os mais aventureiros rs

Ônibus Particular

Também é possível fazer o passeio por terra com agência de turismo.

Encontramos a agência Tú Tour en Cartagena que te leva diretamente a Playa Blanca sem paradas extras em um ônibus climatizado e confortável pelo valor de 50.000,00 COP por pessoa, já com o almoço incluso.

Se você estiver hospedado em Bocagrande, Laguito, Castillo Grande, Marbella, Cabrero, Crespo, Zona Norte ou Morros eles te buscarão no hotel. Caso contrário, você deverá estar às 7h30 na Torre del Reloj.


Para saber mais sobre este tour e comprar seu ticket online, clique neste link.

Barco

1. Alugar uma lancha privada:

Essa opção é pra quem está disposto a pagar mais ou para quem está viajando com um grupo grande, pois, dividindo o valor entre várias pessoas, compensa. Para alugar uma lancha você gastará pelo menos 1.000.000,00 COP (no mínimo!!!).

A principal vantagem dessa opção é que você fica livre para criar o roteiro que quiser. Você poderá escolher em quais praias você quer parar, onde você quer almoçar, etc. Ademais, na lancha você conseguirá tirar fotos lindas!

Em mais de um blog eu vi a indicação da empresa Boats4u. Clique aqui para acessar o site e ver os preços e detalhes das lanchas.

2. Passeio de lancha com agências:

É a forma mais rápida de chegar na Playa Blanca vez que a viagem dura apenas 45 minutos.

Você pode fechar esses passeios diretamente no seu hotel, pois eles sempre tem agências parceiras. Ou você mesmo pode optar por uma das agências localizadas perto da Torre del Reloj. Basta uma andadinha por lá pra você ser rodeada por pessoas te vendendo passeios.

Normalmente estes passeios saem do porto de Cartagena por volta das 9h e retornam cedo, em torno das 15h. Então vá preparado para um dia intenso.

Valor e Roteiro:

O passeio custará, em média, 60.000,00 COP, já com almoço incluso. Porém também será necessário pagar as taxas portuárias diretamente na entrada do porto de onde saem os barcos, no importe de mais ou menos 15.000,00 COP.

Normalmente esses passeios por agência não vão apenas para a Playa Blanca, e sim incluem os seguintes pontos turísticos:

  • Isla del Rosario: chegando lá você poderá optar entre visitar o Oceanário ou dar um mergulho de snorkel. Para o mergulho, se você não tiver um, será necessário alugar o snorkel. Já para visitar o Oceanário será necessário pagar a entrada à parte, no valor de 25.000,00 COP. Ah, e se você quiser nadar com golfinhos, o valor é de 50.000,00 COP.
  • Playa Blanca: onde você irá almoçar e poderá curtir a praia livremente.

Dica Extra:

Se você for o tipo de pessoa que passa mal em barcos, não escolha a lancha rápida. Como o próprio nome diz, ela é rápida e vai batendo forte contra as ondas no alto mar, o que é péssimo para os mais sensíveis do estômago.

3. Passeio de catamarã:

O passeio de catamarã tem o mesmo esquema que a lancha rápida. Porém, ele é muito mais demorado, gastando 2 horas pra chegar no destino e, por isso, ele fica mais barato, por volta de 50.000,00 COP já incluindo o almoço.

Essa opção é melhor para quem enjoa em barcos, pois é mais lento e muito mais tranquilo.

Infraestrutura e Outros Gastos:

Na praia você encontrará muuuitas opções de barraquinhas, restaurantes e ambulantes vendendo coisas. Ademais, você também encontrará comidas e bebidas de todos os tipos e sabores.

Apesar disso, os relatos dos turistas são de que a praia é suja e com baixa infraestrutura.

Foto: TripAdvisor – Foto de viajante enviada por: sonardin (jul de 2017)

Banheiros:

Na praia você encontrará banheiros e locais para banho com balde. Este serviço custa em média 5.000 COP.

Taxa de Serviços:

As barraquinhas te cobrarão taxa de serviços. Negocie esta taxa antes e não deixe para pagar nada depois, pois eles vão te cobrar um preço salgado por isso.

Não compre nada sem perguntar o preço antes!

Serviços de Praia:

Para utilizar as cadeiras, guarda-sóis e bangalôs das barraquinhas você terá que pagar. O valor cobrado costuma variar entre 100.000 à 200.000 COP.

E já aviso que o sol é tão forte que você vai acabar pagando pela sombra.

Dicas Extras:

Cuidados

  • Cuidado com os chamados “guias clandestinos”. Eles vão grudar em você para te oferecer um tour e só te deixaram em paz quando você pagar algo.
  • Cuidado com os ambulantes. Não peça para ver alguma mercadoria se não for comprar, se não eles não te darão sossego.
  • Cuidado com as massagistas. A partir do momento que elas tocam em você, mesmo sem você aceitar o convite, elas vão te cobrar.
  • Cuidado com os jetskis na água. Lá tem vários jetskis e eles não tem uma área delimitada para ficar. Por isso, fique atento para não ser atropelado.
Foto: TripAdvisor – Foto de viajante enviada por: Elaine Fereti (jun de 2018)

Para Aproveitar

  • Opte por ficar no canto esquerdo da praia. Lá é mais calmo e com muito menos ambulantes.
  • Não vá esperando luxo. Mas lá você encontrará um mar “azul caribe” que compensará cada perrengue que você passar por lá.
  • Se sua experiência for boa, ótimo!!! Se não, não deixe isso abalar seu dia. Cartagena é linda e não irá te decepcionar.
  • Às 15h os turistas que vieram com agência começam a ir embora. Depois desse horário a praia fica muito mais tranquila e agradável. Ademais, dizem que é possível apreciar um lindo pôr do sol!
Foto: TripAdvisor – Foto de viajante enviada por: Karin A (out de 2016)

Para ver relatos dos turistas sobre a Playa Blanca em Cartagena de um linho no TripAdvisor clicando aqui.

Lembrando que eu não estive na Playa Blanca quando visitei Cartagena. Tudo o que foi escrito aqui foi baseado em relatos de outros blogs e de viajantes, bem como em informações que obtive quando estive na cidade.