fbpx

Robben Island: como é a visita à prisão de Nelson Mandela


Com certeza você já ouviu falar de Nelson Mandela alguma vez na sua vida, principalmente nas aulas de história na escola. Caso você não se lembre, Nelson Mandela foi um advogado, o mais importante líder da resistência negra na época do apartheid e o primeiro presidente negro da África do Sul.

Por isso, se você estiver visitando a Cidade do Cabo e se você gosta de imergir na cultura do país, você precisa visitar a Robben Island, que é uma das prisões em que Mandela foi mantido preso durante o apartheid.

A visita é incrível e vale muito a pena, conforme vou mostrar aqui pra vocês.

O Apartheid:

Antes de falar pra você sobre a visita, vou contar um pouquinho da importância dessa prisão. Isto porque, não há sentido em conhecer um lugar tão importante sem conhecer um pouco da história.

Como eu disse ali em cima, Mandela foi o principal líder durante o período do apartheid, um sistema de segregação da população negra, que vigorou entre 1948 e 1994, comandado pela minoria branca na África do Sul.

Para ser mais clara, foi um política racista que tinha como objetivo impedir todos os tipos de relacionamento entre negros e brancos. Por exemplo: apenas as pessoas brancas podiam votar e relações sexuais entre brancos e negros eram proibidos.

A Prisão de Nelson Mandela:

Em 1964 Mandela foi condenado a prisão perpétua por conspirar contra o governo e por planejar ações armadas. Ficou preso por 27 anos, período em que se tornou o símbolo da luta contra o apartheid. A maior parte destes 27 anos ele passou na prisão Robben Island, na Cidade do Cabo, e o resto do tempo nas prisões Pollsmoor e Victor Verster.

A Liberdade de Nelson Mandela:

Após muita pressão internacional Nelson Mandela foi solto em 1990 e, em 1994 foi eleito o primeiro presidente negro da África do Sul, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos. 

Para saber mais sobre a trajetória de Nelson Mandela, indico assistir ao filme “O Caminho para Liberdade” (Long Walk to Freedom”) ou ler o livro escrito por Mandela “Long Walk to Freedom”.

Visita a Robben Island

O mais impressionante de Robben Island é que ela é uma prisão construída em uma ilha localizada a 14 km da costa da Cidade do Cabo. Atualmente ela já não é uma prisão, tendo se tornado uma área de conservação ambiental, onde você poderá encontrar mais de 132 espécies de pássaros e até mesmo pinguins dando uma voltinha por lá.

Clicando aqui você pode encontrar mais informações sobre a conservação da ilha.

Bem vindo a Robben Island, Cidade do Cabo

De onde sai o passeio para a Robben Island:

Por ser uma ilha, a Robben Island só pode ser acessada de barco. Este passeio sai do Nelson Mandela Gateway, localizado em V & A Waterfront, que é o porto da Cidade do Cabo.


Para encontrar a entrada do Nelson Mandela Gateway procure pela Torre do Relógio vermelha que está localizada ao lado do portão.

Ingressos para visitar a Robben Island:

Os ingressos podem ser comprados no site oficial WebTickets, clicando aqui ou diretamente na entrada do Nelson Mandela Gateway, de onde sai o passeio.

Eu aconselho comprar os ingressos antecipadamente pelo site, pois os ingressos estão sempre esgotados, principalmente de fim de semana.

Valores em rands (moeda sul-africana) atualizados até 2019:

  • Adultos (+18 anos) não sul-africanos: 550 rands
  • Crianças não sul-africanas (2 a 18 anos): 300 rands
  • Adultos (+18 anos) não sul-africanos: 380 rands
  • Crianças sul-africanas (2 a 18 anos): 200 rands


Horários do Passeio:

Existem 4 horários de visita a Robben Island todos os dias da semana, com saída às 9h, 11h, 13h e 15h. Ademais, o tour tem duração de 3 horas e 30 minutos.

Roteiro do passeio para Robben Island:

Museu Robben Island no Nelson Mandela Gateway

Ao chegar no Nelson Mandela Gateway você irá entregar seu ticket e ser direcionado para o local de embarque do barco. Para chegar ao local de embarque você passará por um pequeno museu que tem por lá.

A primeira sala do museu é tipo um cinema, onde você pode se sentar e assistir um vídeo (em inglês) contando um pouco da história da Robben Island e claro, do Nelson Mandela.

Na próxima sala, você encontrará uma linha do tempo e muitas fotos contando a história do apartheid.

Robben Island Museaum, Nelson Mandela Gateway

A Saída do Barco para Robben Island

Os barcos costumam sair no horário marcado, mas claro, pode haver atrasos. O trajeto até a Robben Island tem duração de 30 minutos.

O barco é grande, confortável, todo fechado e tem banheiro. Super aconselho a sentar na janelinha para ir apreciando a vista.

Embarque no Nelson Mandela Gateway

Chegando na Robben Island, o desembarque ocorrerá no Murray’s Bay Harbour, situado do lado oeste da ilha, de onde você fará uma pequena caminhada até os ônibus que te levarão a um tour pela ilha.

Murray’s Bay Harbour

Tour de Ônibus pela Robben Island

O tour de ônibus pela ilha tem duração de mais ou menos 1 hora. Você passará por edifícios e um muro alto construído por prisioneiros durante a década de 1960. Os prédios foram usados ​​para visitas de familiares e advogados a prisioneiros.

Dentro do ônibus terá um guia que irá te contar sobre as coisas importantes (e, na maioria das vezes, chocantes!) que aconteceram na Robben Island durante os anos em que foi uma prisão.

Para saber mais sobre todos os pontos em que o tour de ônibus passa, clique aqui, onde você encontrará o tour virtual no site oficial.

local em que os presos da Robben Island trabalhavam quebrando pedras, Cidade do Cabo
Local em que os presos trabalhavam quebrando pedras

Atualmente, existem pessoas morando na ilha. Mas são mais funcionários e pessoas ligadas à preservação da ilha.

Para mim, o ponto mais interessante da visita foi conhecer a história de Robert Sobukwe, professor sul-africano e político que lutou contra o apartheid. Foi preso em 1960 por incitar os negros africanos a exigir renovação das leis. Ele era considerado um preso perigoso pelo governo, pela sua influência aos outros presos, motivo pelo qual foi mantido na solitária por todo o período em que esteve na Robben Island.

Robert foi o único preso político na África do Sul. Todos os demais presos, incluindo Mandela, foram considerados terroristas pelo governo.

Casa de Robert Sobukwe na Robben Island, Cidade do Cabo
Casa de Robert Sobukwe

Por fim, você irá parar em uma pequena lanchonete, onde você pode comprar algo para comer e beber e para ir ao banheiro.

Esta parada tem a paisagem mais linda, bem de frente para a gloriosa Table Mountain.

+ clique aqui para ler nosso post especial contando todos os detalhes sobre como visitar a Table Mountain, principal ponto turístico da Cidade do Cabo.

Table Mountain, Cidade do Cabo
Vista para a Table Mountain

A Prisão de Robben Island

Após 1 hora de tour de ônibus, você é deixado na porta da prisão de segurança máxima Robben Island, onde você irá entrar e conhecer mais da história da África do Sul.

Uma informação importante é que lá, não ficaram presidiários que cometeram crimes contra a vida, como homicídio, por exemplo. Apenas presos políticos (ainda que classificados como terroristas).

Visita a Prisão de Segurança Máxima em Robben Island, Cidade do Cabo

O guia:

Primeiro, você entrará em uma grande cela, onde você poderá se acomodar para ouvir histórias contadas pelo seu guia. O mais interessante disso tudo é que, todos os guias desse tour dentro da prisão são ex-presidiários que estiveram lá durante o apartheid. Inclusive alguns estiveram lá com Nelson Mandela.

Cela comunitária dos presos na  Robben Island, Cidade do Cabo
Cela em que o guia do meu tour ficou preso (infelizmente não lembro mais o nome dele), que era divida com mais 14 presos.

Já aviso que todo o tour é feito em inglês com um sotaque de african, o que deixa tudo mais complicado de entender. Mas mantenha-se atento, as histórias contadas ali são impressionantes. O que eu mais gostei aqui foi a oportunidade de ouvir histórias de outros presos que também foram importantes para o apartheid, e o foco não é apenas o Mandela.

O meu guia falou por uns 40 minutos, o que eu achei um pouco cansativo e o que acabou prejudicando o resto da visita, pois somente temos 1 hora para ficar na prisão. Assim, tivemos que visitar os outros espaços muito rapidamente (o que foi um pouco decepcionante).

banheiro da cela comunitária dos presos na Robben Island, Cidade do Cabo
Banheiro da cela coletiva.
O pátio:

Após, fomos levados ao pátio da prisão, onde aprendemos um pouco mais sobre outros presos.

Visita a Prisão de Segurança Máxima em Robben Island, Cidade do Cabo
guia do tour ex-presidiário da  Robben Island, Cidade do Cabo
A cela de Nelson Mandela:

A última parada da visita é a mais esperada: a cela em que ficou o Nelson Mandela. Na verdade mesmo, a cela dele é igual a cela dos outros presos, esteticamente não há nada que a diferencie.

Você ficará chocado com o cubículo que é o espaço em que eles chamam de “cela individual”. Você encontrará apenas uma coberta, um lixo, um banco e um prato. Os presos dormiam no chão.

Cela de Nelson Mandela em Robben Island, Cidade do Cabo
Cela de Nelson Mandela
Outros espaços da prisão:

Como falei ali em cima, você não consegue explorar muito a prisão, vez que o foco são os três pontos que citei nos tópicos anteriores. Ainda assim, consegui tirar algumas fotos de outros lugares em que passamos rapidamente.

Ressalto que a prisão está restaurada, o que te ajuda a sentir o clima menos tenso apesar da história carregada que aquelas paredes guardam.

Área externa
Área interna
Corredores que ligam as alas
Janela para o pátio

Uma dica extra é que, ao final do passeio os visitantes costumam dar um gorjeta para o guia do tour na prisão (normalmente uns 10 ou 20 rands). Não é obrigatório, mas como o guia fica parado bem na porta da saída, você acaba ficando sem graça de não dar nada pra ele.

Por fim, logo após sair da prisão, você irá se deparar com esse armamento exposto, utilizado na 2ª guerra mundial, já que a ilha também foi uma base de treinamento para os soldados na época:

A Volta para a Cidade do Cabo:

Da saída da prisão, você precisará caminhar uns 5 minutinhos de volta ao barco. Lembrando que o barco sai pontualmente no horário, então não enrole muito na caminhada.

O tempo de retorno para a Cidade do Cabo também é de 30 minutos e você desembarcará no Nelson Mandela Gateway.


Robben Island é um passeio imperdível para imergir na cultura desse país tão lindo, mas com uma história tão triste. Se você está planejando uma viagem para a Cidade do Cabo, você não pode deixar de ler nossos outros posts:

+ Cidade do Cabo:como chegar, quando ir, onde se hospedar e locomoção

+ MyCiti: como utilizar o ônibus na Cidade do Cabo