fbpx

Rota dos 7 Lagos no inverno: de Bariloche a San Martin de Los Andes


A Rota dos 7 Lagos merece um post só pra ela, e eu vou te mostrar porque.

Muito se engana quem acha que a graça de ir à Bariloche é apenas ver e brincar na neve. Tanto a cidade quanto as demais cidades ao redor podem te apresentar gratas surpresas, com vistas de tirar o fôlego.

As duas cidades vizinhas de Bariloche mais famosas são: Villa La Angostura, localizada a cerca de 84 km, e San Martin de Los Andes, localizado a cerca de 190 km. Mas a melhor parte do passeio é chegar nessas cidades.

Isto porque, a estrada que leva de Bariloche até Villa La Angostura e San Martin tem uma beleza única, com mirantes para lagos encantadores. Esta estrada é a Ruta 40, mais conhecida como a Rota dos 7 Lagos. E aqui eu vou contar todos os detalhes do passeio pra você.

+ está com dificuldades de montar o roteiro da sua viagem? Clica aqui e conheça nossos serviços, que a gente te ajuda.

Rota Princial – RN 40 (Rota dos 7 Lagos)

A Rota dos 7 Lagos faz parte da estrada Rota Nacional 40, e se inicia em Bariloche, passa por Villa La Angostura e termina na cidade de San Martins de Los Andes.

Abaixo o mapa com a rota exata:

A informação mais importante que você precisa saber sobre a Rota dos 7 Lagos é que pode acontecer dela estar parcialmente fechada. Isto pode acontecer por diversos motivos, como por exemplo, alguma nevasca ou algum deslizamento. Por isso, antes de sair para a sua viagem, é importante verificar o status da estrada, para que possa sair tudo como planejado.

Infraestrutura da RN 40:

Em todo o percurso acima destacado no mapa, a estrada está asfaltada e em ótimas condições. Ainda, no inverno, há sempre gente trabalhando para tirar a neve da pista e possibilitar a passagem dos carros.

Rota Alternativa – RN 237 + RP 65 + RN 40 (Rota dos Lagos)

Estivemos em Bariloche em agosto do ano passado e estávamos super ansiosos para fazer a Rota dos 7 Lagos, porém, tendo em vista um deslizamento na Rota 40 entre Bariloche e Villa La Angostura, a estrada estava fechada neste trecho.

Com a rota parcialmente fechada, para chegar a San Martin, nós tivemos que fazer o percurso pela Rota Nacional 237, que te joga na RP 65, estradinha de terra que vai para Villa Traful e, depois desta vila, você cai na Rota 40 (em um ponto depois da Villa Angostura).

Ou seja, com este percurso alternativo acabamos perdendo a vista da Rota dos 7 Lagos entre Bariloche até Villa La Angostura (onde não tem lagos) e perdemos o Lago Espelhado, que fica logo após Villa La Angostura e antes da saída da Vila Traful. Mas isto não foi um problema já que, depois iriamos fazer o percurso inverso até Villa La Angostura e poderíamos ver o Lago Espelhado.

Para ficar mais claro, nosso roteiro foi o seguinte: sair de Bariloche e pegar a RN 237 até Vila Traful. A saída da Vila Traful nos leva a RN 40. Lá pegamos a direita, na Rota dos 7 Lagos em Direção a San Martin.

Ficamos hospedados 2 dias em San Martin. Saindo de lá, fomos em direção a Villa La Angostura, onde íamos ficar 1 dia. De Villa La Angostura, voltamos pela rota Villa Traful, onde novamente caímos na RN 237 e, de lá, fomos para Bariloche.

Infraestrutura da RN 237 e RP 65:

Assim como a RN 40 (Rota oficial dos 7 Lagos), a RN 237 tem paisagens deslumbrantes, que faz com sua viagem seja muito agradável e interessante. A estrada é asfaltada e está em ótimas condições até chegar na entrada para Villa Traful.

Para chegar a esta vila, você precisa pegar a entrada para a RP 65. Ocorre que, a RP 65 é uma estrada de terra e são cerca de 30 km do começo desta estrada até Villa Traful. E, da vila para o final da estrada, onde desemboca na RN 40, são mais 30 km.

Ou seja, são 60 km de estrada de terra. No verão, isso pode não ser um problema. Porém, no inverno, quando neva, esta estrada fica um horror, muito molhada e escorregadia. Nós sofremos bastante neste percurso, chegamos a achar várias vezes que íamos atolar, mas no final, deu tudo certo.

estrada a RP 65 em direção a Villa Traful, Argentina
Trecho da RP 65 que estava em boas condições para passagem. Estávamos muito concentrados para tirar fotos do trecho ruim.

Nós demos sorte que, apesar do frio, pegamos dias lindos e ensolarados. Mas se estiver chovendo, eu não acho uma boa ideia pegar a RP 65, a não ser que você esteja com um carro próprio para a ocasião, digo um 4×4.

Em que época do ano fazer a Rota dos 7 Lagos:

Primeiramente, quando comecei a pesquisar sobre fazer a Rota dos 7 Lagos, eu só encontrava blogs em que a rota tinha sido feita no verão ou na primavera. E o pouco que era falado sobre o inverno, indicavam não fazer a rota por causa da neve.

Entretanto, nós queríamos tanto fazer a rota que resolvemos colocá-la no nosso roteiro e, se por acaso, acontecesse algo que fechasse a estrada, nós iríamos improvisar. E bom, como eu contei, a rota ficou parcialmente fechada, mas ainda assim nós insistimos nela rs.

Nosso passeio foi feito em agosto, durante o inverno e não poderia ter sido mais perfeito. Apesar dos perrengues pra chegar até lá, a paisagem da RN 40 estava encantadora, cheia de neve, e ao mesmo tempo tínhamos um céu azul com sol, que deixou a paisagem dos lagos super bonita.

Assim, eu percebi que a Rota dos 7 Lagos pode ser feita em qualquer época do ano e eu super aconselho a fazê-la no inverno, desde que você planeje bem, tendo em vista eventuais imprevistos.

As paisagens e lagos da Rota dos 7 Lagos:

A Rota dos 7 Lagos tem lindas paisagens e diversos lagos para você explorar. Porém, os principais deles são: Lago Espejo (próximo a Villa La Angostura), Lago Correntoso, Lago Escondido, Lago Villarino, Lago Falkner, Lago Machonico e Lago Lakar (em San Martin de Los Andes).

Ademais, entre os lagos existem também os seguintes mirantes: Cascada Vuliñaco (entre o Lago Falkner e Machônico) e Arroyo Partido e Valle del Arroyo Pill (ambos entre o Lago Machônico e o Lago Lakar).

Por fim, saiba que toda a estrada é muito bem sinalizada para todos os mirantes, então é super fácil achar. Ademais, em todos os mirantes tem lugar para estacionar carro.

A estrada RN 40

A estrada é muito tranquila, rodeada de montanhas, lagos e muito verde. É o tipo de estrada em que você não precisa de mais nada, apenas aquela trilha sonora boa pra acompanhar.

caminho da Rota dos 7 Lagos
caminho da Rota dos 7 Lagos
caminho da Rota dos 7 Lagos
caminho da rota dos 7 lagos
caminho da rota dos 7 lagos
Rota dos 7 Lagos - RN 40 1
Rota dos 7 Lagos - RN 40 2
Rota dos 7 Lagos - RN 40 3
Rota dos 7 Lagos - RN 40 4
Rota dos 7 Lagos - RN 40 5
Rota dos 7 Lagos - RN 40 1
Rota dos 7 Lagos - RN 40 2
Rota dos 7 Lagos - RN 40 3
Rota dos 7 Lagos - RN 40 4
Rota dos 7 Lagos - RN 40 5
previous arrow
next arrow


Lago Espejado

O primeiro lago da Rota dos 7 Lagos de quem está indo em direção a San Martin de Los Andes é o Lago Espejado (Espelho). O lago leva este nome pois a água costuma ser um espelho onde reflete o céu e as árvores que estão à sua volta.

No dia em que estávamos indo pra Villa La Angostura, estava ventando bastante , então o Lago Espejo não estava nem um pouco espelhado. Em compensação, no dia da volta, a paisagem estava bem legal.

Lago Espelhado na Rota dos 7 lagos
Lago Espelhado na Rota dos 7 lagos
Lago Espelo na Rota dos 7 lagos
Lago Espelhado
Lago E
DCIM100GOPROGOPR2025.JPG
Lago Espelhado
Lago E
DCIM100GOPROGOPR2025.JPG
previous arrow
next arrow

De qualquer maneira, acredito que no verão e primavera este lago deva ficar com um reflexo bem mais intenso e deslumbrante por causa do sol.

Lago Correntoso

O Lago Correntoso foi um dos meus favoritos vez que ele tem uma faixa de areia, como se fosse uma prainha. Apesar do inverno, o sol estava refletindo na água, transformando tudo numa linda paisagem.

Rota dos 7 Lagos, Argentina: Lago Correntoso

Lago Escondido

O Lago Escondido é tão escondido que você quase não consegue vê-lo. Fizemos apenas uma pequena parada, pois o mirante estava cheeeio de neve e quase não era possível se aproximar da beirada para ver o lago.

Ainda assim, rolou a tentativa de uma foto rs

Lago Escondido na Rota dos 7 Lagos
Lago Escondido na Rota dos 7 Lagos
Rota dos 7 Lagos - Lago Escondido 1 (1)
Rota dos 7 Lagos - Lago Escondido 2
Rota dos 7 Lagos - Lago Escondido 1 (1)
Rota dos 7 Lagos - Lago Escondido 2
previous arrow
next arrow


Lago Villarino

Nós nos distraímos olhando placas para o Lago Falkner na estrada e acabamos passando reto neste lago da Rota dos 7 Lagos, pois a entrada é bem discreta. De qualquer maneira, vou deixar aqui uma foto que tirei do streetview do Google Maps.


Lago Falkner

Lago Falkner é, sem dúvidas, um dos lagos mais lindos da Rota dos 7 Lagos, pelo menos no inverno. A paisagem deste lago parece um quadro, com as montanhas branquinhas lá atrás. Acho que posso dizer que este é o lago mais fotogênico rs

lago falkner na rota dos 7 lagos
lago falkner na rota dos 7 lagos
lago falkner na rota dos 7 lagos
lago falkner na rota dos 7 lagos
lago falkner na rota dos 7 lagos
Rota dos 7 Lagos - Lago Falkner 1
Rota dos 7 Lagos - Lago Falkner 2
Rota dos 7 Lagos - Lago Falkner 3
Rota dos 7 Lagos - Lago Falkner 4
Rota dos 7 Lagos - Lago Falkner 5
Rota dos 7 Lagos - Lago Falkner 6
Rota dos 7 Lagos - Lago Falkner 1
Rota dos 7 Lagos - Lago Falkner 2
Rota dos 7 Lagos - Lago Falkner 3
Rota dos 7 Lagos - Lago Falkner 4
Rota dos 7 Lagos - Lago Falkner 5
Rota dos 7 Lagos - Lago Falkner 6
previous arrow
next arrow


Cascada Vuliñaco

A Cascada Vuliñaco não é um lago e sim uma pequena cachoeira escondida entre as montanhas ali pertinho, que pode ser apreciada do mirante na Rota dos 7 Lagos.

O mirante da cascada estava com muita neve, daquelas que afunda o pé mesmo. Então tivemos que atolar o pé na neve pra chegar no mirante e apreciar a vista. Apesar de tudo, valeu muito a pena, assim como todas as paisagens da Rota dos 7 Lagos.

cascada vuliñaco na rota dos 7 lagos
cascada vuliñaco na rota dos 7 lagos
cascada vuliñaco na rota dos 7 lagos
cascada vuliñaco na rota dos 7 lagos
Rota dos 7 Lagos - Cascada Vuliñaco 1
Rota dos 7 Lagos - Cascada Vuliñaco 2
Rota dos 7 Lagos - Cascada Vuliñaco 3
Rota dos 7 Lagos - Cascada Vuliñaco 4
Rota dos 7 Lagos - Cascada Vuliñaco 1
Rota dos 7 Lagos - Cascada Vuliñaco 2
Rota dos 7 Lagos - Cascada Vuliñaco 3
Rota dos 7 Lagos - Cascada Vuliñaco 4
previous arrow
next arrow


Lago Machónico

“Machónico” em idioma Mapuche significa “água com pancora”, que é uma espécie de caranguejo muito comum por ali. A vegetação verde e as grandes montanhas que cercam o lago foram uma combinação perfeita para a paisagem.

Lago Machonico na rota dos 7 lagos
Lago Machonico na rota dos 7 lagos
Lago Machonico na rota dos 7 lagos
Lago Machonico na rota dos 7 lagos
Rota dos 7 Lagos - Lago Machonico 1
Rota dos 7 Lagos - Lago Machonico 2
Rota dos 7 Lagos - Lago Machonico 3
Rota dos 7 Lagos - Lago Machonico 4
Rota dos 7 Lagos - Lago Machonico 1
Rota dos 7 Lagos - Lago Machonico 2
Rota dos 7 Lagos - Lago Machonico 3
Rota dos 7 Lagos - Lago Machonico 4
previous arrow
next arrow


Arroyo Partido

Saber o que é o Arroyo Partido é quase mais interessante do que a paisagem em si. A poucos metros dali, as águas do arroyo chocam em pedras de diversos tamanhos e se dividem em dois “braços”. O braço direito vai em direção ao Lago Lacar e, daí, flui em direção ao Oceano Pacífico. Enquanto o braço esquerdo vai em direção ao Lago Meliquina e, de lá, flui em direção ao Oceano Atlântico.

arroyo partido na rota dos 7 lagos
arroyo partido na rota dos 7 lagos
Rota dos 7 Lagos - Arroyo Partido 1
Rota dos 7 Lagos - Arroyo Partido 2
Rota dos 7 Lagos - Arroyo Partido 1
Rota dos 7 Lagos - Arroyo Partido 2
previous arrow
next arrow


A Rota dos 7 Lagos é incrível de todos os ângulos!


Valle del Arroyo Pil Pil

Pil Pil é o nome de um trepadeira que cresce nos boques úmidos da região dos lagos. Este mirante te proporciona uma vista do vale onde tem muitas dessas plantas. Ademais, ao fundo, é possível ver um pedacinho do Lago Lacar, o último lago da rota.

valle del arroyo pil pil rota dos 7 lagos
valle del arroyo pil pil rota dos 7 lagos
Rota dos 7 Lagos - Valle del Arroyo Pil Pil 1
Rota dos 7 Lagos - Valle del Arroyo Pil Pil 2
Rota dos 7 Lagos - Valle del Arroyo Pil Pil 1
Rota dos 7 Lagos - Valle del Arroyo Pil Pil 2
previous arrow
next arrow


Lago Lacar

Lago Lacar é o último lago da Rota dos 7 Lagos e te impressiona pelo seu tamanho, mas principalmente por sua beleza. Para completar a paisagem, do lado direito, a estrada beira um paredão de pedras gigante.

Para apreciá-lo, basta encostar o carro ali na beirada da estrada mesmo.

Lago lacar na rota dos 7 lagos
Lago lacar na rota dos 7 lagos
Lago lacar na rota dos 7 lagos
Rota dos 7 lagos - Lago Lacar 3
Rota dos 7 lagos - Lago Lacar 2
Rota dos 7 lagos - Lago Lacar 1
Rota dos 7 lagos - Lago Lacar 3
Rota dos 7 lagos - Lago Lacar 2
Rota dos 7 lagos - Lago Lacar 1
previous arrow
next arrow


É ao final deste lago que a cidade de San Martin de Los Andes está localizada, tendo uma vista privilegiada, com direito a uma longa faixa de areia, formando uma praia.

Rota dos 7 lagos, Argentina: lago lacar em San Martin de Los Andes

A paisagem da estrada RN 237:

Apesar da RN 237 apenas ter sido inserida no nosso roteiro da Rota dos 7 Lagos por causa do imprevisto com a RN 40, valeu muito a pena conhecê-la. A paisagem dela é bem diferente da RN 40 mas tão bonita quanto.

E o mais legal é que a paisagem é bem variada. Em um momento a paisagem está toda branquinha de neve e no outro o verde das árvores predomina.

Estrada RN 237 em bariloche
Estrada RN 237 em bariloche
Estrada RN 237 em bariloche
Estrada RN 237 em bariloche
Estrada RN 237 em bariloche
Estrada RN 237 em bariloche
Estrada RN 237 em bariloche
Rota dos 7 Lagos - RN 237 1
Rota dos 7 Lagos - RN 237 5
Rota dos 7 Lagos - RN 237 4
Rota dos 7 Lagos - RN 237 6
Rota dos 7 Lagos - RN 237 8
Rota dos 7 Lagos - RN 237 9
Rota dos 7 Lagos - RN 237 10
Rota dos 7 Lagos - RN 237 11
previous arrow
next arrow
Rota dos 7 Lagos - RN 237 1
Rota dos 7 Lagos - RN 237 5
Rota dos 7 Lagos - RN 237 4
Rota dos 7 Lagos - RN 237 6
Rota dos 7 Lagos - RN 237 8
Rota dos 7 Lagos - RN 237 9
Rota dos 7 Lagos - RN 237 10
Rota dos 7 Lagos - RN 237 11
previous arrow
next arrow


A paisagem da RP 65:

A RP 65, estrada de terra que te leva a Vila Traful, pode ser difícil de encarar. Mas é lá que você vai encontrar a paisagem mais bonita que eu vi em toda a minha viagem para Bariloche. Nem mesmo os lagos das Rotas dos 7 Lagos foram capazes de bater a paisagem do Lago Traful.


Lago Traful

O Lago Traful é gigante, com uma área de 76 km quadrados, e domina a RP 65 quase que de ponta a ponta. Em todo o percurso da estrada você vai querer parar em um cantinho entre as árvores para tirar fotos.

Lago Traful na RP 65, Argentina

Na RP 65, 5 km antes de chegar na Vila Traful, você encontrará um mirante para o lago, que é gigante e não tem como passar reto.

Mirante para o Lago Traful na RP 65, Argentina

Você precisa parar seu carro ali e subir o mirante porque é a vista mais espetacular que você verá na sua viagem! Olha só do que eu estou falando:

Lago Traful na Villa Traful
Lago Traful na Villa Traful
Lago Traful na Villa Traful
Lago Traful na Villa Traful
created by dji camera
created by dji camera
Lago Traful 6
Lago Traful 4
Lago Traful 5
previous arrow
next arrow
created by dji camera
created by dji camera
Lago Traful 6
Lago Traful 4
Lago Traful 5
previous arrow
next arrow


Villa Traful

No meio da RP 65 está localizada a minúscula Villa Traful, que é apenas uma pequena rua, com algumas casas e hotéis, bem na beira do Lago Traful. Quando chegamos por lá, tivemos a impressão que era uma vila fantasma pois não tinha quase ninguém na rua rs

Restaurante:

Estávamos loucos para almoçar e fomos em busca de algum restaurante perdido pela vila. Por sorte, nós encontramos um restaurante em uma pequena cabana, chamado Salon de Te.

Fomos informados pela única garçonete, que do cardápio, eles estavam servindo apenas massas, o que foi mais do que suficiente, já que estávamos morrendo de fome rs

restaurante na Villa Traful
restaurante na Villa Traful
restaurante na Villa Traful
Vila Traful - restaurante Salon de Te 1
Vila Traful - restaurante Salon de Te 2
Vila Traful - restaurante Salon de Te 4
Vila Traful - restaurante Salon de Te 1
Vila Traful - restaurante Salon de Te 2
Vila Traful - restaurante Salon de Te 4
previous arrow
next arrow


Abaixo a foto do cardápio que estava servindo no dia. Os preços estão em pesos argentinos. Ademais, o restaurante também tinha um monte de chocolates caseiros a venda, que eram deliciosos.

Villa Traful, Argentina: restaurante Salon de Te

Vista para o lago:

Como disse acima, a Villa Traful fica na beira do Lago Traful e tem uma paisagem impressionante junto a um deck onde ficam os barcos.

Lago Traful na RP 65, Argentina

Seguindo em frente, logo após a Villa, você encontra uma placa para o Porto Arrayan, que nada mais é que uma pequena prainha também no Lago Traful.

Puerto Arrayan en Villa Traful
Puerto Arrayan en Villa Traful
Puerto Arrayan en Villa Traful
Villa Traful - Puerto Arrayan 1
Villa Traful - Puerto Arrayan 3
Villa Traful - Puerto Arrayan 4
Villa Traful - Puerto Arrayan 1
Villa Traful - Puerto Arrayan 3
Villa Traful - Puerto Arrayan 4
previous arrow
next arrow


Acho que este post é mais do que o suficiente para te convencer a cair na estrada e conhecer a incrível Rota dos 7 Lagos. Ainda, quem sabe, desviar do caminho e dar uma paradinha no maravilhoso Lago Traful. Então, boa viagem!!!