fbpx
Vista para o mar na Table Mountain na Cidade do Cabo

Table Mountain: uma das 7 maravilhas da natureza na Cidade do Cabo


Oi Viajante!

O post de hoje é muito especial pois vou falar do meu ponto turístico favorito aqui na Cidade do Cabo, a gigantesca Table Mountain.

Table Mountain é uma montanha que domina a paisagem da Cidade do Cabo. O nome “table” (mesa) se dá porque seu topo é todo plano, com 3 km de extensão. Por isso, você pode andar de ponta a ponta, em linha reta. A montanha faz parte do Table Mountain National Park.

Table Mountain na Cidade do Cabo - África do Sul

Além do mais, assim como a Amazônia, a Table Mountain foi eleita uma das 7 maravilhas da natureza (e sem dúvidas ela merece esse posto).

Sétima maravilha da natureza
Clique aqui para acessar o site oficial das 7 maravilhas do mundo e da natureza.

Localização:

A Table Mountain pode ser acessada por trilha ou por teleférico. Ambos localizados no seguinte endereço:

Tafelberg Rd, Gardens, Cape Town, 8001


Como Chegar e Estacionamento:

O acesso a base da Table Mountain (ponto de partida da trilha ou teleférico) pode ser feito de carro, uber/táxi ou com o ônibus MyCiti.

+ leia aqui nosso post detalhado sobre as opções de meios de locomoção na Cidade do Cabo.

Estacionamento:

Ao longo da Tafelberg Road você encontrará estacionamento gratuito, antes e depois da entrada do teleférico. Em um português mais claro, os carros simplesmente vão parando na beira da rodovia aonde houver vaga.

Em dias lotados (principalmente no verão) você precisará chegar cedo pra conseguir estacionar perto da entrada e você poderá acabar estacionando a mais de 1 km de distância.

Táxi/Uber:

Você pode chamar um Uber ou um Táxi e pedir para ele te deixar na entrada do teleférico para a Table Mountain ou um pouco mais adiante, onde se encontra o ponto de partida da trilha.

MyCiti:

Você pode encontrar todas as informações sobre como utilizar esse meio de transporte no nosso post exclusivo sobre o assunto clicando aqui.

Uma informação importante sobre o MyCiti retirada do site oficial da Table Mountain é que a entrada do teleférico pode ser alcançada pelo MyCiti da seguinte forma:

Pegue o serviço gratuito MyCiti da parada Lower Tafelberg Road, na saída da Kloof Nek Road, até a parada Upper Tafelberg Road, localizada na entrada do teleférico.

A título de exemplo, a rota de ônibus MyCiti que vai do V & A Waterfront até Camps Bay pára no topo da Kloof Nek Road (número de rota 106 e 107, (Waterfront Silo/ Civic Center/Camps Bay). Neste local, desça e pegue o serviço de transporte MyCiTi gratuito (rota 110) que vai da Kloof Nek Road até a entrada do teleférico, na Tafelberg Road. Você também pode parar aqui se vier de Camps Bay.

Como acessar o topo da Table Mountain:

Trilha (opção gratuita)

Uma das opções de acesso ao topo da Table Mountain é por meio de trilha. Existem duas trilhas, uma de 3 horas de duração, com nível de dificuldade médio, e outra de 6 horas de duração, com nível de dificuldade alto.

Vou falar aqui sobre a trilha de 3 horas de duração, chamada de Platteklip Gorge.

Mas já vou logo avisando, essa trilha ainda que de nível médio, é pros fortes rs Todo o caminho da trilha é ingrime e com degraus que vão ficando cada vez mais altos conforme você sobe (e quando digo alto, é alto mesmo!!!).

Trilha de acesso para a Table Mountain
Parte inicial da trilha com degraus baixos.

Eu admito que subi por 20 minutos, desisti e voltei pra pegar o teleférico. Não sou do tipo de pessoa muito fitness, então realmente não dei conta. Mas duas amigas minhas foram até o final, chegaram acabadas lá em cima depois de 3 horas. Disseram que pensaram em desistir várias vezes mas que a sensação de ter conseguido chegar lá em cima pela trilha é indescritível! #nãodesista

Tempo de Duração:

A trilha tem 3 horas de duração, mas dependendo do seu passo você poderá levar até 5 horas pra subir.

Ponto de Partida:

O ponto de partida está localizado a 15 minutos de caminhada para o lado esquerdo da entrada do teleférico. Você terá que caminhar na beira da estrada mesmo. Fique de olhos abertos porque o começo da trilha é bem escondidinho do lado direito da estrada.

Você encontrará essa plaquinha no começo da trilha.

Placa de sinalização para o início da trilha

Além do mais, a trilha é muito bem sinalizada então você não terá problemas para saber o caminho correto.

Melhor Horário para Subir/Descer pela Trilha:

Em dias de sol, principalmente no verão, é indicada iniciar a trilha por volta das 5/6 horas da manhã, quando está fresco e sem sol. Por exemplo, eu optei por iniciar a trilha às 10h e, mesmo no outono, estava um sol muito quente, o que foi um dos fatores para eu desistir.

Se você optar por descer pela trilha, comece sua caminhada no máximo às 15 horas. Isso porque, como a trilha é de 3 horas de duração, se você demorar muito para iniciá-la, você poderá ficar no escuro. E todos dizem que fica super perigoso para descer após o sol se pôr.

Vista da Trilha:

Eu subi apenas 20 minutos e já me deparei com essa vista maravilhosa. Tenho certeza que cada minuto nessa trilha vale só pela paisagem.

Vista para a cidade da trilha da Table Mountain
Vista para a Cidade do Cabo
Vista para a Cidade do Cabo

Cable Car/Teleférico (opção paga)

O Cable Car é a opção mais fácil para acessar o topo da Table Mountain vez que, da base até o topo, o teleférico demora menos de 5 minutos. Ademais, o teleférico é todo de vidro e gira em 360º durante a subida, o que te permite ter a visão panorâmica de todos os ângulos.

Teleférico/Cable Car que faz o acesso a Table Mountain

Horário de Funcionamento:

A primeira subida do dia do teleférico se inicia às 8h30, já a última subida do dia ocorre às 17h.

Por fim, a última descida do dia ocorre às 18h. Apenas no verão que a última descida ocorre às 19h.

Informação retirada do site oficial: https://www.tablemountain.net/

Valores:

O teleférico tem valores diferenciados para crianças, estudantes e adultos e também pelo período do dia. Você pode optar por comprar apenas a ida ou apenas a volta bem como pacote com ida e volta.

Manhã – 8h30 às 13h

  • Apenas um caminho (subida ou descida): 190 rands para adultos e 90 rands para crianças de 4 a 17 anos.
  • Ida e Volta: 330 rands para adultos e 165 rands para crianças de 4 a 17 anos.

Tarde – 13h até o horário que fecha (varia de acordo com a estação do ano)

  • Apenas um caminho (subida ou descida): 190 rands para adultos e 90 rands para crianças de 4 a 17 anos.
  • Ida e Volta: 290 rands para adultos e 145 rands para crianças de 4 a 17 anos.

Estudante (independente do horário e do dia da semana)

  • Apenas um caminho (subida ou descida): 80 rands.
  • Ida e Volta: 150 rands.

Pôr do sol:

Dependendo da época do ano (normalmente de novembro a fevereiro) é oferecido preços especiais para subir de Cable Car após às 18h para assistir ao pôr do sol. Em 2019 os valores eram de 145 rands para adultos e 72,50 rands para crianças.

Os ingressos podem ser comprados pelo site oficial clicando aqui ou diretamente na bilheteria do teleférico. O ticket para estudantes somente pode ser adquirido na bilheteria.

Infraestrutura no topo da Table Mountain:

Quando chegar lá em cima você irá se surpreender com a infraestrutura que tem por lá, desde banheiro até wifi, lojinhas e restaurante.

Infraestrutura no topo da montanha
Infraestrutura no topo da montanha

Mapa do Topo:

Mapa da infraestrutura no topo da Montanha

Loja Cableway Retail Shops

Nesta lojinha você encontra todos os tipos de presentes, souvenirs, cartões postais e roupas, sempre com temas relacionados à África do Sul.

Por incrível que pareça essa loja de souvenir tem um dos melhores preços na cidade. Por exemplo, comprei um conjuntinho de copinhos de shot, um com a bandeira do país e outro com um elefante e paguei o valor de 61 rands. Esse mesmo souvenir em outras lojas estavam por 70/80 rands.

Observei a mesma coisa com outros presentinhos que tinham por lá, tanto que acabei me arrependendo por não ter comprado mais coisas na loja da Table Mountain.

Table Mountain Café

Table Mountain Café oferece refeições self-service e lanches, incluindo opções para as crianças, bem como doces e sobremesas. Você encontrará pratos inspirados na culinária sul-africana, saladas, sanduíches e fatias de pizza.

Horário de Funcionamento:

O café está aberto a partir das 8h e fecha 30 minutos antes do último teleférico descer.

  • Café da Manhã: das 8h às 11h30
  • Almoço: a partir das 11h30
  • Cozinha: fecha às 16h e o café fecha 30 minutos antes do último teleférico partir.


Menu e Preços:

Para consultar o menu e os preços faça o download dos arquivos abaixo ou acesse este link do site oficial:

Wifi Lounge

Wifi Lounge nada mais é que um café aconchegante com wifi gratuito. Ainda, o café tem ar condicionado para dias de calor e é aquecido em dias de inverno.

Para comer ele oferece muffins, bolinhos, sanduíches e para beber oferece bebidas frias e quentes.

Horário de Funcionamento:

Abre no horário que o primeiro teleférico sobe e fecha 15 minutos antes do último teleférico descer.

Menu e Preços:

Para consultar o menu e os preços faça o download do arquivo abaixo ou acesse este link do site oficial:

A vista no topo da Table Mountain:

Até o momento Table Mountain me forneceu a vista mais linda que já vi em toda a minha vida. É aquela vista que você senta e quer ficar olhando por horas, relaxando e pensando na vida.

É incrível e não é a toa que é uma das 7 maravilhas da natureza.

Para o Lado da Cidade

O lado esquerdo da Table Mountain (para quem está saindo do teleférico) é a vista para a cidade. De longe você consegue enxergar:

  • a cidade toda
  • a cadeia montanhosa que rodeia a cidade
  • o estádio de futebol da Cidade do Cabo
  • a Robben Island (ilha onde o Nelson Mandela ficou preso por anos)
Vista da Table Mountain para a Cidade do Cabo, Cape Town Stadium e Robben Island

Essa vista maravilhosa continua conforme você anda no caminho cimentado em direção ao final da montanha (com 3 km de extensão).

E claro que para conseguir os melhores ângulos você terá que caminhar (com muito cuidado!!!) entre as pedras que tem nas beiradas da Table Mountain.

Vista para a Cidade do Cabo e para as montanhas

Para o Lado do Oceano

Se você achou a vista para a cidade maravilhosa, se prepare para ver a vista para o oceano que está localizado no lado direito da Table Mountain (para quem está saindo do teleférico).

Vista da Table Mountain para o oceano
Essa vista é uma imagem que nenhuma foto consegue demonstrar a beleza verdadeira e que ficará guardada na minha memória pra sempre.

Foi aqui que meus olhos encheram de lágrimas. Foi para essa vista que eu sentei, em silêncio, com a minha parceira de intercâmbio, e agradeci pela oportunidade de estar ali.

⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Esse lado também tem o caminho cimentado para você seguir, bem como uma linda ponte para você caminhar bem na beiradinha da montanha.

Infraestrutura: caminho na Table Mountain
Infraestrutura: ponte na Table Mountain

O Meio da Table Mountain

A Table Mountain é bem larga e comprida. Grande parte do solo da montanha é de pedras e vegetação rasteira, motivo pelo qual foi construído um caminho cimentado para caminhar próximo às beiradas.

Vegetação e solo no meio da montanha

Se por acaso você quiser sair do caminho e atravessar pelas pedras e plantas, não há problema nenhum, mas tome um pouco de cuidado porque a vegetação que tem por lá é espinhosa.

Após o Anoitecer

Não é permitido ficar na Table Mountain após o sol se pôr. Porém, enquanto você desce para a base do teleférico, você irá se deparar com essa linda vista da cidade iluminada.

Vista para a Cidade do Cabo após o anoitecer.

O pôr do sol da Table Mountain:

O pôr do sol visto de cima da Table Mountain é tipo UAAAAAAAAU!!!! Não existem palavras pra descrever a sensação de ver o sol se pondo atrás daquele oceano.

Se você subir a montanha não deixe de ficar até o horário que o sol se põe. É imperdível!

+ leia nosso post ensinando como saber o horário exato que o sol irá se pôr no seu destino, clicando aqui.

Pôr do sol visto do topo da Table Mountain
Pôr do sol no topo da montanha na Cidade do Cabo
Pôr do sol no topo da montanha na Cidade do Cabo
O céu ficou desta cor por pelo menos uns 40 minutos após o sol ter se escondido totalmente no mar. Parecia uma explosão de cores no céu.

O que você precisa saber para assistir o pôr do sol na Table Mountain:

Preste atenção para não se distrair muito com o pôr do sol e perder o último teleférico do dia. Por exemplo, no outono o sol costuma se pôr por volta das 17h50, e a última descida do teleférico ocorre às 18h.

Conforme anunciado no auto falante no dia em que estive por lá, se você perder o último teleférico você terá que descer pela trilha no escuro mesmo. Assim, eu fiquei na fila do teleférico no finalzinho do pôr do sol, só pra garantir.

Para finalizar deixo você com o vídeo oficial da Table Mountain que é um resumo de tudo que falamos por aqui.


Se você ainda ficou com alguma dúvida sobre o passeio para Table Mountain deixe nos comentários para podermos ajudá-lo 🙂