fbpx

As 7 maravilhas da natureza


Nós já contamos neste outro post quais são todas as 7 maravilhas do mundo, que foram feitas pelo homem, e como elas foram eleitas. Agora, é hora de falar sobre as 7 maravilhas da natureza, criadas pela incrível mãe natureza (ah, jura? rs).

Assim como as 7 maravilhas do mundo, as 7 maravilhas da natureza foram eleitas por meio do voto do público, em uma campanha organizada pela fundação New 7 Wonders.

Clique aqui para um ler um pouco mais sobre como toda a ideia foi criada por esta fundação.

Em uma disputa com mais de 400 locais espalhados por mais de 220 países, os vencedores como maravilhas da natureza foram anunciados em 11.11.2011, na cidade de Zurich, na Suíça.

Por fim, clicando aqui você encontra o vídeo do anuncio dos locais vencedores, feito pelo fundador da empresa, Bernard Weber.

As 7 maravilhas da natureza:

Table Mountain, África do Sul

A primeira das 7 maravilhas da natureza da qual iremos falar é a Table Mountain, localizada na Cidade do Cabo, na África do Sul. Ela tem o nome de “Montanha da Mesa” pois o seu cume forma uma linha reta, com mais de 3 km de extensão.

Nós visitamos a Table Mountain no ano passado e escrevemos um post completo sobre tudo o que você precisa saber para conhece-la, que você pode acessar clicando aqui.

Essa montanha pode ser vista por qualquer ponto, pois basicamente rodeia a Cidade do Cabo. No lado oeste da Table Mountain, você encontra a Lions Head (montanha conhecida como “cabeça do leão”). E claro que nós também temos um post completo, que você encontra aqui, sobre a trilha feita para alcançar o topo desta montanha.

Ainda, a Table Mountain se encontra a mais de 1.000 metros acima do nível do mar, podendo ser acessada por um bondinho ou por trilhas (longas!!!). A montanha ter uma vista maravilhosa para a Cidade do Cabo, bem como uma vista de tirar o fôlego para o oceano.

previous arrownext arrow
Slider

Foto 1 e 2: New7Wonders

Por fim, para completar a perfeição, assistir o pôr do sol de cima da Table Mountain é indescritível! Definitivamente, Table Mountain é um dos meus lugares favoritos no mundo.

as 7 maravilhas da natureza: por do sol na table mountain, áfrica do sul
Um dos momentos mais marcantes da minha viagem para Africa do Sul

Abaixo você encontra o vídeo oficial da inauguração da Table Mountain como uma das 7 maravilhas da natureza.

Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa, Filipinas

Em segundo lugar, temos como uma das 7 maravilhas da natureza o Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa. Este parque está localizado a cerca de 80 km da cidade de Puerto Princesa, na ilha de Palawan, Filipinas.

O rio subterrâneo, com águas cristalinas, tem mais de 8 km de extensão, e pode ser explorado em um passeio em barquinhos dentro das cavernas.

previous arrownext arrow
Slider

Foto: New7Wonders

Interessante saber ainda que, em 2010, um grupo de ambientalistas e geólogos descobriram que o rio subterrâneo tem um segundo andar mais abaixo. Entretanto, apesar de muita beleza a ser apreciada, existem lugares inexploráveis, por causa a privação do oxigênio.

Abaixo o vídeo da inauguração do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa como uma das 7 maravilhas da natureza.

Ilha Jeju, Coréia do Sul

Em terceiro lugar da lista das 7 maravilhas da natureza, nós temos a Ilha Jeju, localizada na Coréia do Sul.

Existem muitas coisas incríveis para se saber sobre esta ilha, como por exemplo, que ela foi formada a mais de 2 milhões de anos por meio de erupções vulcânicas.

Ainda, a ilha tem uma superfície de quase 2.000 km quadrados, e guarda um vulcão adormecido, que se eleva a 1.950 metros acima do nível do mar.

previous arrownext arrow
Slider

Foto: New7Wonders

Ademais, na Ilha Jeju você encontra museus com exposições de rochas vulcânicas, para você aprender mais sobre a geologia local bem como sobre a formação da ilha.

Jeju recebe diariamente turistas do mundo todo, principalmente pessoas que desembarcam de cruzeiros para passar o dia na ilha.

Abaixo o vídeo de inauguração da Ilha Jeju como uma das 7 maravilhas da natureza.

Cataratas do Iguaçu, Brasil e Argentina

Em quarto lugar, dentre as 7 maravilhas da natureza, se encontram as Cataratas do Iguaçu, que estão divididas entre Brasil e Argentina. As cataratas nada mais são do que o maior sistema de água do mundo.

Em que pese a maior parte do curso do rio se encontrar em territórios brasileiros, a maioria das quedas d’água ocorrem para o lado argentino.

Se você pretende visitá-la, prepare-se para ficar molhado, chocado com a beleza do lugar e com o barulho ensurdecedor da água caindo.

previous arrownext arrow
Slider

Foto: New7Wonders

Existe uma lenda que as cataratas que dividem o rio foram criado pois uma divindade planejava se casar com uma linda mulher chamada Naipí. Porém, ela fugiu com seu amante mortal Tarobá, em uma canoa. Com raiva, a divindade cortou o rio ao meio, criando as cachoeiras e condenando os amantes a uma queda eterna.

Abaixo o vídeo da inauguração das Cataratas do Iguaçu como uma das 7 maravilhas da natureza.

Amazônia, América do Sul

Em quinto lugar temos a majestosa Amazônia, que faz parte do território de diversos países. São eles: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.

O Rio Amazonas é o maior rio do mundo em descarga de água em oceanos (cerca de 209.000 metros cúbicos por segundo) e, segundo especialistas, o rio mais comprido do mundo. Para se ter uma noção, o rio é tão longo que apenas em 2014 foi descoberto que ele se iniciava no rio Mantaro, no Peru.

Porém, o principal tronco do Rio Amazonas está localizado no nosso Brasil, onde há o encontro das águas do Rio Negro e Rio Solimões.

previous arrownext arrow
Slider

Foto: New7Wonders

Quando o Rio Amazonas chega ao Brasil, ele entra com apenas um quinto de vazão de água que em outros países, e descarrega a água no Oceano Atlântico. Mas, ainda assim, a vazão neste ponto é maior do que em qualquer outro rio do mundo.

Já a Floresta Amazônica ocupa cerca de 7 milhões de km quadrados. Ademais, ela representa mais da metade das florestas tropicais existentes em todo o planeta. Ainda, a floresta tem a mais rica fauna e flora que você poderá encontrar.

Abaixo o vídeo de inauguração da Amazônia como uma das 7 maravilhas da natureza.

Ha Long Bay, Vietnã

Em sexto lugar, uma das 7 maravilhas da natureza é a baia Ha Long, localizada na província de Aqua Ninh, no Vietnã. Esta baia é o centro de uma zona bem maior, que inclui a Baía de Bái Tá, ao nordeste, e a Baia de Cát Bà, ao sudeste.

Sozinha, a Baia de Ha Long possui cerca de 1.553 km quadrados e mais de 1.900 ilhotas. A maioria dessas pequenas ilhas são calcarias, com mais de 500 milhões de anos de formação.

previous arrownext arrow
Slider

Foto: New7Wonders

Ademais, basta um pouco de pesquisa no Google para saber que Ha Long Bay é um dos destinos mais incríveis do mundo. Definitivamente ele não pode faltar em um roteiro de viagem pelo sudeste asiático.

Falando em roteiro de viagem, que tal uma ajudinha da DDV com o seu roteiro? Clique aqui para saber mais.

Por fim, uma das melhores formas de se conhecer a baia é fazendo passeio de barco ou, ainda, optando pelos pequenos cruzeiros de 2 ou 3 dias.

Abaixo você encontra o vídeo da inauguração de Ha Long Bay como uma das 7 maravilhas da natureza.

Ilha de Komodo, Indonésia

Por fim, tão linda quanto os seis lugares anteriores, temos a Ilha de Komodo como uma das 7 maravilhas da natureza. Esta é uma das mais de 17.000 ilhas que formam a República da Indonésia.

A ilha se destaca entre tantas ilhas. Isto porque ela é o habitat natural do dragão Komodo, que é o maior lagarto da Terra. Destaca-se que a ilha faz parte do Parque Nacional de Komodo, que foi criado, justamente para proteger esses animais.

previous arrownext arrow
Slider

Foto: New7Wonders

Ainda, com uma superfície de 390 km quadrados, a ilha habita mais de 2.000 pessoas. O povo da ilha é descendente de ex-presidiários que, antigamente, eram exilados para a Ilha Komodo. Dentre esses habitante, predomina-se a religião islã, mas também há congregações cristãs e hindus.

Ademais, a ilha é um excelente ponto turístico para os amantes de mergulho, pois esconde um mundo de cores embaixo de suas águas.

Abaixo o vídeo da inauguração da Ilha de Komodo como uma das 7 maravilhas da natureza.

As 7 maravilhas da natureza como Patrimônio Mundial da UNESCO:

Por fim, importante destacar que todos os 7 lugares eleitos como maravilhas da natureza são considerados Patrimônio Mundial da UNESCO. Estes locais merecem atenção especial para proteção de sua biodiversidade, que são extremamente importantes para o Planeta Terra.