fbpx

Cape Point Tour: Cabo da Boa Esperança, Boulders Beach e mais


A Cape Point Tour inclui em seu roteiro lugares como Cape of Good Hope (Cabo da Boa Esperança) e Boulders Beach (Praia dos Pinguins), que são alguns dos pontos mais famosos na Cidade do Cabo, na África do Sul. Os dois lugares são imperdíveis e podem ser conhecidos no mesmo dia.

O Cape Point Tour é um passeio de duração de um dia inteiro, saindo da Cidade do Cabo bem cedinho e terminando em Boulders Beach, a famosa praia dos pinguins.

Os pontos de paradas são:

  • Seal Island: ilha onde é possível interagir e alimentar as focas (não são todas as agências de turismo que incluem este passeio);
  • mirante da praia de Hout Bay (saiba mais sobre a praia de Hout Bay clicando aqui);
  • Cape of Good Hope (Cabo da Boa Esperança), mais conhecido como Cabo das Tormentas;
  • Boulders Beach (praia dos pinguins).

Indicação de Agência de Turismo:

Eu fiz este passeio em junho de 2019, quando passei um mês e meio fazendo intercâmbio na Cidade do Cabo. Por isso fiz a maioria dos passeios pela escola de inglês onde estudei, que tinham parceria com a agência CapeTowning.

Tendo em vista que todos os passeios que fiz com a agência foram excelentes, eu super indico!

Valor do Passeio:

Como a agência tinha parceria com a escola, os preços dos passeios eram um pouco mais em conta. Porém, acessando o site oficial da CapeTowning você encontra o valor do Cape Point Tour:

Número de PessosPreço em Rand Sul Africano
6 ou mais pessoasR 1.000.00
5 pessoasR 1.300,00
4 pessoasR 1.400,00
3 pessoasR 1.500,00
2 pessoasR 1.900,00

*valores atualizados até fevereiro de 2020

Ademais, o meu tour foi mais em conta porém não incluiu a Seal Island.

Por fim, informo que nos valores acima não está incluso a entrada para a Boulders Beach mas tão somente para o Cape of Good Hope.

O que levar para o Cape Point Tour:

Apesar de haver paradas para almoço e lugares para comprar algo rápido pra comer e beber, aconselho a levar água e alguns salgadinhos ou lanchinhos na bolsa, o que evita gastos desnecessários durante o passeio.

Se sua viagem for na época de calor, aconselho a levar protetor solar, porque o sol na Cidade do Cabo é de castigar. Porém, se a viagem for na época de frio, aconselho a levar blusas bem quentinhas por causa dos ventos congelantes que tem por lá, principalmente no Cabo da Boa Esperança.

Roteiro do Cape Point Tour:

Porto de Hout Bay

Saímos da Cidade do Cabo bem cedinho para começar o Cape Point Tour, antes das 8 horas da manhã. Levamos cerca de 20/30 minutos da nossa casa até a primeira parada do passeio: o Porto de Hout Bay.

Para os passeios que incluem a ilha de Seal Island, é deste porto que saem os barcos para a ilha. Entretanto, essa ilha não estava incluída no passeio, então paramos apenas para apreciar a paisagem.

Conforme já contamos aqui, o porto de Hout Bay é cheio de barcos, o que da todo um charme para a paisagem. Ademais, ali no pier fica uma feirinha de artesanato que tem bons preços para quem gosta de comprar souvenirs.

previous arrownext arrow
Slider


Mirante de Hout Bay e Costa da Cidade do Cabo

Após nossa rápida para no pequeno porto de Hout Bay em nosso Cape Point Tour, seguimos nosso caminho em uma linda estrada na costa: de um lado um paredão de pedras e do outro o oceano.

Por mais de 1 hora dirigimos na estrada beirando o mar e eu vou te contar que é impossível tirar os olhos da paisagem!

A única parada que fizemos durante nosso percurso na costa foi no mirante para apreciar a vista panorâmica da praia de Hout Bay, que é linda demais.

previous arrownext arrow
Slider


Cape Point – Cape of Good Hope

O que é o Cape Point:

Cape Point é o nome de uma das reservas naturais que fazem parte do Table Mountain National Park, inclusive, é possível se hospedar dentro da reserva (para mais informações clique aqui).

A área é gigantesca e você pode gastar dias para conhecê-la por completo bem como fazer as trilhas. Porém, os foco dos tours feitos pelas agências é o ponto está localizado Cabo da Boa Esperança.

O vídeo abaixo contém um resumo das principais atrações do Cape Point.

Valor da Entrada:

O valor para entrar em Cape Point, atualizado até fevereiro de 2020, é de 320 rands para adultos e 160 rands para crianças. Os tickets podem ser adquiridos diretamente no site oficial ou na porta do parque.

Ainda, seguem os valores do bondinho que te leva até 127 metros de altura para ver a incrível vista do lugar:

  • Apenas subida: 70 rands
  • Apenas subida: 70 rands
  • Subida e descida: 85 rands

*é possível subir e descer a pé por uma trilha com duração de, mais ou menos, 20 minutos

Por fim, ressalto que, normalmente, a entrada do Cape Point já está inclusa no valor do passeio das agências de turismo. Porém, estou deixando os valores aqui vez que é possível fazer este passeio por conta propria.

Horário de Funcionamento:

Os horários variam de acordo com os meses do ano.

De outubro a março:

  • Cape of Good Hope: 6h às 18h
  • Flying Dutchamn Funicular (bondinho): 9h às 17h30
  • Restaurante Oceans: 9h às 17h

De abril a setembro:

  • Cape of Good Hope: 7h às 17h
  • Flying Dutchamn Funicular (bondinho): 9h às 17h
  • Restaurante Oceans: 9h às 17h

Principais Pontos Turísticos dentro do Cape Point:

Mirante de False Bay

Logo após passar a entrada do Cape Point, nossa guia já foi encostando na beira da estrada para irmos até o mirante de False Bay, onde tem um banquinho para apreciar uma paisagem aberta para o oceano, que é de tirar o folêgo.

Mirante de False Bay em Cape of Good Hope, Cidade do Cabo
Cape of Good Hope Sign

Primeiramente, você precisa saber que Cape of Good Hope, mais conhecido entre os brasileiros como Cabo da Boa Esperança, é o ponto geográfico mais a sudoeste do continente africano. Em segundo lugar, ele também é conhecido como Cabo das Tormentas, tendo em vista as fortes tempestades e ventos que acontecem nesta parte oceano.

Importante frisar que, ao contrário do que muita gente acredita, este não é o ponto em que os oceanos índicos e pacíficos se encontram. Isto ocorre no Cabo das Agulhas, localizado a mais de 3 horas do Cabo da Boa Esperança.

Dentro de Cape Point, você encontra os três principais pontos turísticos relacionados ao Cape of Good Hope: o farol, o letreiro e a praia do Cabo da Boa Esperança.

O letreiro do Cabo da Boa Esperança está localizado ao lado de uma bela praia, que da um toque especial no plano de fundo das fotos.

letreiro deCape of Good Hope, Cape Point, Cidade do Cabo

A área em torno da placa é cheia de pedras, o que dificulta um pouquinho a caminhada e torna a praia inapropriada para banho. Ademais, tem que tomar cuidado com os babuínos que tem por lá, vez que, a qualquer momento eles podes roubar suas coisas, desde celulares e óculos de sol até comidas e bebidas rs

Dias Beach

Posteriormente seguimos em direção ao mirante onde começa a caminhada até o famoso farol bem como onde tem a trilha para a pequena praia escondida Dias Beach.

Este local é o centro de Cape Point, pois lá que você encontra o mirante bem como restaurante, lanchonete, loja de souvenir, banheiros e entrada para o bondinho.

Mirante com a praia de Dias Beach ao fundo

Iniciamos fazendo a trilha para Dias Beach localizada a cerca de 20 minutos de caminhada. É trilha de terra, com uma descida simples, de baixo nível de dificuldade.

trilha para a praia de Dias Beach, no Cape of Good Hope (Cabo da Boa Esperança)
começo da trilha para a praia de Dias Beach

Ao final da trilha você encontrará um caminho de madeira, de onde já se tem uma vista incrível da praia, que te levará até a areia. Nós não chegamos a ir na areia, mas apenas admiramos a praia de cima, o que já foi suficiente para consagra-la como uma das vistas mais lindas da Cidade do Cabo.

previous arrownext arrow
Slider

Cape of Good Hope Old Lighthouse

Por fim antes de ir embora a guia nos disse que ainda tínhamos um tempinho para subir caminhando até o farol. A caminhada dura cerca de 10 minutos em uma subida bem chatinha, principalmente quando o sol está forte!

Cape of Good Hope Old Lighthouse

Eu mesma acabei optando por não subir e fiquei apenas sentada no mirante apreciando a paisagem enquanto esperava as meninas que estavam comigo voltar. Segundo elas, a vista lá de cima é deslumbrante e lembra muito a vista de cima da Table Mountain.

Cape of Good Hope Old Lighthouse

Já aviso que o farol em si não é muito bonito, mas ainda assim é super disputado para fotos rs

Ademais, você também pode optar por subir ao farol de Flying Dutchman Funicular, um bondinho que te leva até o topo onde está o farol, cujos valores estão no tópico acima “Valor da Entrada”.

Restaurantes e Loja de Souvenir:

Caso você esteja apenas procurando algo para beber ou petiscar, você pode se dirigir a lanchonete localizada em frente a entrada do bondinho, que tem poucas opções mas da pra enganar a fome. Olha só o cardápio (foto tirada em 2019):

Porém se você está buscando comer algo sofisticado (e caro), você deve visitar o Two Oceans Restaurant, localizado ao lado da lanchonete. Este restaurante não apenas tem pratos especializados em fruto do mar bem como tem uma vista exclusiva para o oceano.

Ainda, você pode consultar o menu do restaurante neste link e fazer a reserva de mesa clicando aqui.

Por fim, se você (assim como eu) amar souvenirs, se diriga a loja localizada ao lado da entrada do bondinho, que tem um milhão de opções (um pouco caras!).

Mapa dos pontos turísticos de Cape Point:

Primeiramente, observe que é possível ir caminhando por um trilha, do letreiro do Cabo da Boa Esperança até a praça central de Cape Point. Ademais, está trilha tem duração de cerca de 1 hora e também passa pela praia de Dias Beach.

Em segundo lugar, veja que o caminho tracejado verde são trilhas que te permitem ir para diversos pontos da área de Cape Point, então se você tiver um tempinho no seu roteiro, se dedique a conhecer mais desse lugar que é lindo demais.

Boulders Beach

Após mais 40 minutos do Carro chegamos a Boulders Beach, localizada na cidade de Simons. Está praia é famosíssima pois é por lá que você encontra pinguins o ano todo, faça chuva ou faça sol.

Primeiramente deixo bem claro que, nesta praia, não é possível interagir com pinguins ou alimentá-los, sendo proibido qualquer tipo de contato. O objetivo da reserva é apenas observar os pinguins em seus habitat natural.

Valor da Entrada:

Como esta praia se tornou uma reserva natural extremamente preservada, é necessário pagar uma entrada.

O valor para adultos é de 172 rands enquanto para crianças é de 76 rands.

Horário de Funcionamento:

  • Dezembro – janeiro: 7h às 19h30
  • Fevereiro – março: 8h às 18h30
  • Abril – setembro: 8h às 17h
  • Outubro – novembro: 8h às 18h

Mapa de Boulders Beach:

mapa da Boulders Beach, um dos pontos de parada da Cape Point Tour na Cidade do Cabo

Tanto a bilheteria quanto a entrada para Boulders Beach, estão localizadas no “Visitor Centre”.

Observe que existe três caminhos traçados em branco no mapa. O primeiro, que é o mais longo e vai até o final é um caminho de madeira que fica fora da área paga da praia, ali no caminho já é possível ver um monte de pinguins entre as árvores. Então caso você só queira ver de longe e não queira pagar pra entrar, você pode optar por este caminho.

Os dois outros caminhos são áreas de caminhada dentro da área paga da praia.

Os pinguins:

Antes de entrar na área paga, resolvemos fazer o caminho mais longo pela área externa da praia. Por lá encontramos diversos pinguins se bronzeando no sol e tirando cochilos debaixo da árvore.

previous arrownext arrow
Slider

Entrando na praia você perceberá que há um caminho de madeira, como se fosse um píer, que deve ser seguido. Em nenhum momento você terá acesso a área ou ao mar, podendo apenas observar de cima.

O passeio é rápido e extremamente lotado. É uma disputada infinita para tirar fotos ou se aproximar de algum ponto em que se tem uma visão melhor. Mas vale a pena pelos pinguins.

previous arrownext arrow
Slider


Mapa de Pontos Turísticos do Cape Point Tour:

Para saber mais sobre a Cidade do Cabo clique aqui.