O que fazer em Brotas: roteiro pet friendly de 3 dias
Se você está se perguntando o que fazer em Brotas acompanhado do seu amigo pet, esse post é ideal para você. Nós fizemos este roteiro com nosso cachorrinho Cuzco e ele amou, e vamos contar pra você em detalhes.
Para informações gerais sobre a cidade, como indicação de hospedagem e restaurantes pet friendly clique aqui.
Dia 1 – O que fazer em Brotas:
Saímos de São Paulo cerca de 9 horas da manhã e chegamos em Brotas por volta do meio dia. Conforme contamos aqui o percurso de SP até Brotas gira em torno de 2h30, entretanto, por estarmos com nosso pet foi necessário fazer algumas paradas extras.
Parque dos Saltos
- Endereço: Rua Alfredo Mangilli, S/N – Santa Cruz, Brotas – SP, 17380-000
- Entrada: gratuita
- Aceita a entrada de pets
Primeiramente, iniciando nosso roteiro sobre o que fazer em Brotas, nossa primeira parada foi no Parque dos Santos, localizado no centro da cidade.
De acordo com o site oficial da cidade, com o objetivo de aproveitar um desnível geográfico para produzir energia elétrica, foi construída uma pequena represa no Rio Jacaré Pepira, que formam 3 quedas d’água.
Ademais, o parque tem um ambiente bem familiar e é o lugar perfeito para fazer trilhas, curtir o barulho das cachoeiras e curtir a natureza.
Ponte Pensil:
Entrando no parque você já será impactado, logo de cara, pela incrível Ponte Pênsil construída por cima da represa, te dando uma linda vista da primeira queda d’água e para a mata ao redor.
Quedas D’Água:
Neste parque você pode gastar 15 minutos ou passar o dia inteiro, ele é gigante e tem vários lugares para você parar e apreciar a paisagem. Mas é a queda d’agua da Ponte Pensil que é a mais procurada.
Seguindo o caminho pela trilha que vai beirando rio, você encontra outras quedas d’águas e lugares tranquilos para você realizar e curtir o momento com o seu pet.
Casa de Máquinas:
Por fim, o último ponto turístico do parque é a Antiga Casa das Máquinas que abrigava a antiga usina hidrelétrica de Brotas. Mas, que hoje, é apenas um local vazio, apesar de charmoso.
Chegar lá não é muito fácil, pois tem uma escadaria curta mas bem íngreme e de estrutura um pouco precária.
Apesar disto, ao chegar lá, você encontra um local quieto e agradável para ficar na beirada do rio, com uma linda queda d’agua.
Por fim, após nosso passeio no Parque dos Saltos, fomos almoçar no restaurante Cantina Viccino Della Nona e depois fomos fazer nosso check-in na Pousada Pé na Terra, onde passamos o resto da tarde curtindo a piscina enquanto o Cuzco corria feliz no jardim.
Dia 2 – o que fazer em Brotas:
Recanto das Cachoeiras
- Endereço: Estrada do Patrimônio, s/n, Brotas – SP, CEP: 17380-000
- Entrada: R$120,00 por pessoa de segunda a sexta e R$150,00 para fins de semana e alta temporada
- Aceita a entrada de pets
Nosso segundo dia o nosso roteiro de o que fazer em Brotas foi voltado para um day use no Recanto das Cachoeiras, um parque de ecoturismo com uma vista maravilhosa para a natureza, com mirantes, trilhas, cachoeiras, piscina de borda infinita e um lago artificial conhecido como “oasis”.
O local permite a entrada de pets em todo o recanto, com exceção da piscina de borda infinita. Na piscina está disponível espreguiçadeiras, mesas e cadeira, além de um restaurante e bar para alimentação.
Ademais, o recanto também oferece atividades extras que são pagas a parte, como passeios a cavalo e arvorismo. Clique aqui para conferir as atividades do disponíveis.
Por fim, o local também oferece estacionamento, vestiário e área de descanso.
Trilhas e Cachoeiras:
A parte mais legal desse complexo sem dúvida são as cachoeiras, que são bem famosas em Brotas. Porém, para chegar em ambas as cachoeiras é necessário fazer uma trilha, e o percurso total dura em torno de 45 minutos.
A trilha começa saindo de um ponto ao lado da piscina de borda infinita, na entrada do recanto e termina na Oasis (ou você pode fazer o caminho invertido) e tem nível de dificuldade médio.
Primeiramente, iniciamos a Trilha Mata’dentro, que leva a Cachoeira Roseira. Esta trilha, apesar do nível de dificuldade, tem uma ótima infraestrutura, sombreada, com calçamento de pedra e corrimão e mirantes no meio do caminho.
É uma caminhada de cerca de 15 minutos até esta primeira cachoeira e vale muito a pena. Após todo o esforço, nada melhor do que aquele refrescante banho nas quedas d’água da Cachoeira Roseira.
E o mais importante: não deixe de levar água para o seu pet tomar durante a trilha, pois exige bastante esforço deles, apesar deles amarem o passeio.
Saindo da Cachoeira Roseira, seguimos nossa trilha por mais 10 minutos até chegar no ponto chamado “Encontro das Trilhas”. Nesse ponto você pode optar por retornar a entrada do complexo em uma trilha de nível fácil ou seguir a trilha de nível médio até a próxima cachoeira.
Nós optamos por pegar a trilha Colina e seguir em direção a Cachoeira Santo Antonio, que é um dos cartões portais da cidade, motivo pelo qual não pode ficar fora do seu roteiro de o que fazer em Brotas.
Essa Cachoeira é realmente linda e ótima para banho. A queda d’água tem uma força perfeita para fazer uma ótima massagem nas costas. Você vai querer ficar lá por um bom tempinho curtindo.
Oasis:
Mais 5 minutos de trilha e nós chegamos ao Oasis. Um maravilhoso lago artificial, abastecido com a água da cachoeira, rodeado com um chão de areia, guarda-sol e espreguiçadeiras.
Por lá, estão disponiveis pranchas para fazer stand up e até nosso cachorrinho Cuzco se divertiu.
Assim como na piscina de borda infinita, no oasis você também encontra um bar. Porém, o bar do recanto não oferece muitas opções de porções e também não permite a entrada com qualquer alimento no local. Abaixo o cardápio:
Voltando para a pousada, fomos jantar no restaurante Benedito, que também é pet frienldy (contamos sobre ele aqui).
Dia 3 – o que fazer em Brotas:
Visita ao Centro Histórico
Tendo em vista que o check-in na pousada era ao meio dia e tínhamos que voltar pra São Paulo após o almoço, optamos por fazer um roteiro mais leve, visitando alguns pontos turísticos do centro da cidade.
Capela Santa Cruz:
- Endereço: R. Francisco Costa – Caju, Centro – Brotas – SP
Nossa primeira parada foi para apreciar a beleza da pequena Capela Santa Cruz localizada no centro da cidade. Nós não entramos pois estava fechada, mas, ainda assim, paramos para algumas fotos.
Casa da Cachaça:
- Endereço: Avenida Padre Barnabé Girón, 221, Centro – Brotas – SP
- Permite a entrada de pets, desde que estejam no colo
A Casa da Cachaça é um super ponto turístico que não pode faltar na sua lista de o que fazer em Brotas. É um lugar acolhedor, onde você pode degustar diversos sabores de cachaças e licores do interior, queijos e salames. Por lá você encontra diversos produtos caseiros pra comprar, como pimentas e goiabadas, e até mesmo uma lojinha de souvenirs da cidade.
Ademais, nos fundos da Casa da Cachaça, você encontra o Museu do Caipira (entrada gratuita), que expõe itens que nos remetem e relembram a vida na roça. Por lá você encontra pilão, radinhos de pilhas, ferro de passar carvão, etc.
Praça da Igreja:
Por fim, visitamos a Praça da Igreja, localizada em frente a Casa a Cachaça. Uma pracinha tranquila e arborizada, que é ótima para passear com seu pet.
Por fim, finalizamos nosso roteiro de o que fazer em Brotas indo novamente no Parque dos Saltos e curtir mais um pouco a natureza. Posteriormente, almoçamos no restaurante Restaurante Cachoeiras, bem na frente do parque e que aceita a entrada de pets.
Que tal conhecer nosso serviços de Assessoria de Viagens clicando aqui? Fazemos um roteiro de viagem personalizado para o seu destino!