fbpx

Arraial do Cabo: roteiro de 7 dias e dicas para montar roteiros menores


Hoje vou disponibilizar pra você um roteiro completo de 7 dias em Arraial do Cabo, tempo mais que suficiente pra conhecer tudo e descansar. Posteriormente, irei deixar algumas dicas para quem tem menos dias para visitar a cidade.

Antes de mais nada, leia nosso post “Arraial do Cabo: quando ir, onde ficar, comer e segurança da cidade” clicando aqui. Lá você encontrará todas as informações necessárias para preparar sua viagem.

DIA 1 – LIVRE:

No primeiro dia, saímos cedinho de São Paulo e chegamos em Arraial após o almoço. Deixamos esse dia livre. Primeiramente, demos uma boa olhada na cidade e no seu centro histórico, bem como fomos ao mercado comprar umas coisinhas pra deixar no hotel.

Você pode aproveitar esse dia livre para conhecer o pequeno Centro Histórico de Arraial do Cabo. Se quiser, também pode visitar a feirinha de artesanato que tem ali na calçada da Prainha.

DIA 2 – PRAIA DO FAROL E PRAIA DO FORNO:

– Reservamos o passeio para a Praia do Farol com a empresa  Don Juan Tour. O passeio saiu às 8h30 e teve duração de 4 horas.

+ para saber todos os detalhes sobre a Praia do Farol, leia nosso post exclusivo sobre ela, clicando aqui.

– Voltamos do passeio às 12h30, que termina no Porto da Praia dos Anjos. Assim, optamos por fazer a trilha até a Praia do Forno que fica ali do lado. Desta forma, chegamos cedo na Praia do Forno, por volta de umas 13h. Almoçamos por lá e relaxamos a tarde inteira.

Ademais, como estava no horário de verão, o sol se pôs mais tarde, o que permitiu que aproveitássemos muito esse tempo extra

Praia do Farol

DIA 3 – MERGULHO E PRAIA DO PONTAL:

No terceiro dia, reservamos um passeio de barco para fazer mergulho. Essa atração dura umas 3/4h.

+ para saber mais sobre Mergulho em Arraial, leia nosso post “Arraial do Cabo: mergulho no paraíso subaquático”, clicando aqui.

Uma vez que o mergulho foi feito no período da manhã, aproveitamos a tarde para conhecer a Praia do Pontal. Porém, estava chovendo nesse dia e o mar estava cinza e com muitas algas. Por isso, apenas demos uma passadinha rápida e voltamos para o apartamento para descansar.

+ para saber mais sobre a Praia do Pontal, leia nosso post “Arraial do Cabo: praias paradisíacas que não podem faltar no seu roteiro”, clicando aqui.

DIA 4 – PRAINHA E PRAIA DA GRAÇAINHA:

A Prainha fica logo na entrada da cidade. Ela é ótima para passar o dia porque tem infraestrutura. Ficamos nela das 10h até umas 14h. De lá, voltamos ao nosso apartamento, que era ali de frente para a praia, deixamos nossas coisas e caminhamos para a Praia da Graçainha.

O acesso para a Praia da Graçainha é feito por uma trilha de 10 minutos que se inicia ali do lado direito da Prainha (pra quem está de frente pro mar).

+ para saber mais sobre a Prainha e Praia da Graçainha, leia nosso post “Arraial do Cabo: praias paradisíacas que não podem faltar no seu roteiro”, clicando aqui.

Praia da Graçainha

DIA 5 – PRAIA GRANDE:

A Praia Grande também tem bastante infraestrutura e é um lugar super sossegado. Nosso plano era apenas dar uma passadinha por lá, mas acabamos ficando até o fim para assistir o pôr do sol. Foi um espetáculo!

Nós levamos coisas pra comer, então não consumimos nos quiosques. Porém, não se preocupe, porque lá tem diversas opções de restaurantes.

+ para saber mais sobre a Praia Grande, leia nosso post “Arraial do Cabo: praias paradisíacas que não podem faltar no seu roteiro”, clicando aqui.

DIA 6 – PONTAL DO ATALAIA:

No sexto dia, optamos por visitar as famosas Prainhas do Pontal do Atalaia. Em resumo, essa é a praia que tem uma escadaria gigantesca e que é o cartão postal de Arraial do Cabo. A entrada dessa praia é feita por um condomínio particular. Por isso, há um limite diário de acesso para carros. Assim, saímos cedinho e às 9h já estávamos chegando lá.

Lá pelas 16h30 deixamos a praia e fomos para o mirante do Pontal do Atalaia, que fica a 10 minutos de carro das Prainhas. O mirante é o camarote de Arraial para assistir um pôr do sol de tirar o fôlego.

+ para saber mais sobre as Prainhas e Mirante do Pontal do Atalaia, leia nosso post exclusivo, clicando aqui.

Mirante do Pontal do Atalaia

DIA 7 – PRAIA DO PONTAL E CHECK OUT:

Como nosso check-out era às 11h, levantamos, tomamos café e arrumamos nossas coisas para ir embora. Depois do check-out, aproveitamos para dar uma nova passada na Praia do Pontal.

Como o dia de ir embora estava com um céu azul e super ensolarado, a Praia do Pontal estava linda. Então valeu a pena voltar lá só pra gravar essa paisagem na memória.

+ para saber mais sobre a Praia do Pontal, leia nosso post “Arraial do Cabo: praias paradisíacas que não podem faltar no seu roteiro”, clicando aqui.

ROTEIROS MENORES

Caso você tenha pouco tempo para visitar Arraial do Cabo, como um fim de semana (2 dias) ou feriado (3 ou 4 dias), por exemplo, leia as dicas abaixo para montar o seu roteiro:

  • as principais praias que você deve conhecer são: Praia do Farol e Prainhas do Pontal do Atalaia.
  • As Prainhas do Pontal do Atalaia merecem uma visita o dia todo. Primeiro porque é preciso chegar cedo, e segundo porque o pôr do sol do Mirante do Atalaia é imperdível.
  • O passeio para a praia do Farol dura apenas 4h no período da manhã. Por isso, escolha uma terceira praia que tenha chamado a sua atenção, no roteiro, para visitar no período da tarde. Eu aconselho escolher a Praia do Forno, tendo em vista que a trilha é do lado do Porto onde você descerá quando retornar do passeio. E, caso você opte por ir de barco táxi, você já estará no Porto de onde eles saem.
  • Se você tiver mais tempo livre leia nosso post sobre as principais praias de Arraial do Cabo, clicando aqui, e escolha a que mais te agradar.
  • Além disso, você também pode optar por fazer mergulho e conhecer a incrível vida marinha de Arraial do Cabo.

PLANILHA DE ROTEIRO


Por fim, vou deixar aqui embaixo o roteiro de 7 dias em Arraial do Cabo que eu organizei em uma planilha.

É uma planilha simples e prática para você anotar o que fará em cada dia de sua viagem. Eu costumo imprimir o meu roteiro e levar pra viagem. Isso me ajuda muito a não esquecer de fazer algo ou conhecer algum lugar.

Boa viagem!