fbpx

Passo a passo do Intercâmbio: escolhi meu destino. E agora?


Oi Viajante!

Agora que você escolheu seu destino de intercâmbio com base nas dicas do post anterior, vou apresentar um passo a passo de coisas essenciais que você deve fazer e que irá te ajudar a organizar sua viagem de intercâmbio com mais segurança.

Primeiramente, caso você tenha conseguido escolher seu destino sem precisar de ajuda especializada, chegou o momento de começar a pesquisar agências de intercâmbio.

Ao encontrar a agência que mais te interessar, marque um atendimento.

No momento do atendimento não tenha medo de fazer perguntas e tirar dúvidas, ainda que elas pareçam bobas.

Por exemplo, quando fui atendida pela agência que escolhi pra fazer intercâmbio, meu atendimento durou mais de 2 horas).

Pesquise muito:

Logo após encontrar a agência que mais te agrade, pesquise muito sobre ela na Internet para ter certeza de que é confiável. Ainda, pesquise sobre a escola que você estudará, sobre a instituição onde você realizará trabalho voluntário, etc.

Para isso, eu indico pesquisar a reputação da agência de intercâmbio no Reclame Aqui.

Letter Offer e Acceptance Letter:

A Letter Offer nada mais é que um documento que você receberá da agência não só com nformações de seu intercâmbio como também com as obrigações e responsabilidades entre você e a escola.

Ela é o primeiro documento a ser recebido, pois precisa ser assinada pelo intercambista e devolvida a escola.

Já a Acceptance Letter será recebida após o envio da LO. Se trata da confirmação de matrícula do aluno, contendo as mesmas informações da Letter Offer, mas, de forma mais sucinta.

É esta carta que você apresentará no momento de solicitar o visto.

Com toda a certeza, ter esses documentos em mãos é importante. Primeiramente porque irá te auxiliar em eventuais problemas que tenha com a escola, mas, principalmente porque eles podem ser exigidos na imigração.

Continuando nosso passo a passo de intercâmbio, temos:

Necessidade de Passaporte e Visto:

Primordialmente, é importante verificar se o destino que você escolheu exige visto e passaporte para entrada no país. Por exemplo: Canadá e Estado Unidos exigem visto.

Visto:

Muitas agências de viagem auxiliam na solicitação de visto, por isso, consulte sua agência.

O site oficial do Itamaraty disponibiliza a lista de países que exigem visto dos cidadãos brasileiros. Para consultar a lista clique aqui.

Passaporte:

Apenas os países do Mercosul que assinaram o Acordo de Documento de Viagens não exigem passaporte dos brasileiros. Nestes casos, será necessário apenas portar o documento de identificação.

De acordo com as informações encontradas no site do Governo,os países que dispensam passaporte são: Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.

Fonte: Governo do Brasil – Acesso em: 15/04/19

Documentação em dia:

Sobretudo, é importante verificar se há exigência de alguma documentação extra para sua viagem ou se algum de seus documentos estão com a data de validade vencida.

Vacinação em dia:

Consulte se o seu destino exige alguma vacina específica para entrada no destino. Lembrando que, caso você faça escala/conexão em algum país, também deverá consultar as exigências do local.

Ainda, não se esqueça que não basta tomar a vacina, mas também é necessário expedir o certificado internacional de vacinação, conforme orientação do site da Anvisa.

+ leia nosso post sobre Passo a Passo: como emitir o Certificado Internacional de Vacinação, clicando aqui.

Pesquise passagens aéreas:

Agora que seu intercâmbio está fechado com a agência escolhida, é hora de pesquisar as passagens aéreas.

Eventualmente, nem sempre o destino escolhido terá passagens baratas, principalmente se comprado em cima da hora. Por isso, pesquise bem os preços e tente comprar suas passagens com o máximo de antecedência.

+ leia nosso post ensinando como pesquisar passagens aéreas, clicando aqui.

Decida a moeda:

Tendo em vista a frequente instabilidade do câmbio para diversas moedas (principalmente com o dólar), é primordial que se analise bem as seguintes situações:

  1. qual moeda irá levar para o país de destino
  2. onde irá comprar a moeda: no Brasil ou no país de destino
  3. como irá levar a moeda: em espécie ou em cartões pré-pagos de viagem

Escolha um seguro viagem:

O seguro viagem é essencial para fazer um intercâmbio, já que você passará muito tempo em outro país, e imprevistos podem acontecer.

Os preços variam de acordo com o destino ou com o tempo de duração da sua viagem.

As empresas que fornecem seguro viagem costumam ter mais de uma opção de plano. Assim, ainda que seu orçamento esteja apertado, compre o plano básico e mais barato, mas não deixe de ir sem ele. Esta é uma das dicas mais importantes do passo a passo de intercâmbio.

Explore seu destino:

Algo muito legal de se fazer quando se está indo pra uma viagem, seja de férias ou intercâmbio, é explorar o lugar pela internet. Isso pode ser feito por meio de vlogs, blogs e sites oficiais do país.

Primeiramente, ao descobrir preços de passeios e das compras no geral (tais como restaurante, mercados, lavanderia, transporte público, etc), você conseguirá estimar seu custo de vida no período em que estiver por lá.

Em segundo lugar, é legal dar uma espiadinha na cidade pelo Google Maps e já fazer um reconhecimento de território. Por exemplo, explorar o bairro que você ficará hospedado (seja em residencia de estudante, seja em casa de família).

Aproveite ainda para explorar o mapa do transporte público da cidade e qual o melhor meio de locomoção por lá (trem, metrô, ônibus, etc).

Isso vai ajudar muito a diminuir a sua sensação de insegurança por estar sozinho em um país que tem uma língua que você não domina.

Por fim, não se esqueça de dar uma olhada nos costumes locais do seu país de destino. O respeito aos costumes, cultura e herança histórica de um país é essencial!

Roupas adequadas:

Não se esqueça de verificar se você tem roupas adequadas para aguentar as temperaturas do destino escolhido. Essa dica é importante porque as roupas de frio que usamos no Brasil não protegem nem um pouco do frio e da neve de países como Canadá.

Se atentem que, determinadas roupas (como é o caso das roupas de neve), não compensam serem compradas no Brasil, e sim no país de destino.

Finalizados todos estes preparativos, é só aguardar o dia da sua viagem chegar (com aquele friozinho na barriga). Boa viagem!

Escolheu a Cidade do Cabo na África do Sul como destino do seu intercâmbio? Então leia nossas principais dicas sobre a cidade clicando aqui.