Passo a Passo: como pesquisar no Booking e Airbnb
Oi Viajante!
Nesse post irei mostrar pra você como pesquisar hotéis, pousadas, apartamentos, casas para temporada, na Internet. Bem como colocarei algumas dicas para te ajudar a decidir se você estiver em dúvida entre algumas opções.
Existem diversas opções de sites para fazer esta pesquisa, como por exemplo, Booking, Trivago, TripAdvisor, Hotéis.com, Airbnb, etc. No entato, os meus sites favoritos são o Booking e o Airbnb, então vou focar esse post neles. Vamos lá!
O Booking, assim como a maioria dos sites de pesquisa, não exigem cadastro para que você pesquise. O cadastro apenas é exigido no momento de realizar a reserva.
Ainda assim, aconselho que você faça o cadastro antes de começar a pesquisar, o que permitirá que você salve os hotéis que gostou nos seus favoritos e crie listas para seus destinos.
Passo 1 – cadastro/login:
Primeiramente, acesse o site do Booking e faça seu cadastro (se não quiser se cadastrar, não tem problema, vá direto para o passo 2) ou o login, se você já tiver cadastro. Ambas as opções ficam no canto superior direito do site.
Passo 2 – pesquisando o destino:
Em segundo lugar, selecione seu destino, data de partida e de chegada, bem como a quantidade de pessoas que irão viajar (adultos e crianças). Por fim, clique em “Pesquisar”.
Passo 3 – aplicando filtros:
Ao pesquisar, o Booking te encaminhará para uma página com a lista de propriedades encontradas.
Existem dois locais para filtro: um na barra superior, e outro na lateral esquerda do site.
Filtro 1 – lado esquerdo do site: “Filtrar resultados por:’“
Este filtro te permite limitar preços, pesquisar por notas de avaliação, por quantidade de estrelas, tipo de hospedagem, se quer piscina, café da manhã e muitas outras opções.
Logo que você seleciona os itens desejados nesse filtro, o Booking já recarrega sua pesquisa automaticamente.
Filto 2 – parte superior da pesquisa
Esse filtro traz as seguintes opções de filtro: “nossas principais escolhas”, que são as opções de hospedagem que mais costumam ter reservas, por “preços (menor para o maior)”, por “nota de avaliação e preço”, por “estrelas”, por “preço e categoria”, pela “distância do centro”, e por fim, as hospedagens “mais avaliadas”.
Para exemplificar, eu sou sempre muito aberta para opções em hotéis, então costumo usar apenas 3 filtros: cancelamento gratuito, café da manhã e estacionamento. Na barra superior, eu costumo pesquisar por preços.
Passo 4 – analisando os hotéis:
Agora o Booking já está te mostrando as melhores hospedagens de acordo com os filtros selecionados, então basta começar a rolar o cursor do mouse para baixo e analisar as opções.
Passo 5: analisando as opções de hospedagem que chamaram sua atenção:
Agora, clique na opção que te chamou a atenção. Ela será aberta em uma nova janela.
a) Verificando a localização do hotel:
Na parte superior da tela, embaixo do nome do hotel, você encontrará o endereço do hotel e a opção para visualizá-lo no mapa:
Ao clicar em “visualizar mapa”, você verá exatamente a localização de seu hotel, e ainda saberá os locais de interesse mais próximos:
Dica: analisar a localização é muito importante.
Essa avaliação depende de alguns fatores, como por exemplo se você estará ou não de carro na viagem. Se estiver de carro, você poderá reservar hotéis em lugares mais afastados dos pontos turísticos, que costumam ser mais baratos.
b) analisando as notas de avaliação:
No lado direito das fotos do hotel, fica um campo com a nota geral de avaliação daquele hotel.
Ao passar o mouse por cima dessa nota, você encontrará notas divididas por categorias: comodidade, limpeza, conforto, custo-benefício, localização e wifi gratuito.
Se você clicar em cima da nota geral de avaliação, se abrirá uma nova janela, onde veremos todos os comentários de quem já se hospedou por lá.
Dica: Passe um pente fino nos comentários de avaliação, eles serão determinantes para saber se você quer ou não reservar aquele hotel.
c) analisando todas as informações do hotel disponíveis na página:
Fuce muito! olhe desde as fotos até as informações pormenores que tem no site.
Fique atento ao horário de check-in e check-out, as políticas de cancelamento, as comodidades, etc. Tudo isso estará na parte inferior do site.
Passo 6 – faça sua reserva:
Agora, escolha o tipo e número de quartos de sua preferência e clique em “vou reservar”.
Posteriormente, é só seguir o passo a passo da reserva, preenchendo seus dados pessoais e os dados de pagamento. Você receberá a confirmação da reserva em seu e-mail.
Algo muito legal é que, no momento da reserva, o Booking disponibiliza um campo para pedidos especiais que você queira fazer ao hotel.
Por exemplo: tenho preferência por quarto no andar superior, gostaria de quartos com luzinhas natalinas, etc. Claro que o hotel não será obrigado a atender, mas tentará, ao máximo, alcançar suas expectativas.
Dica: criando uma lista no Booking
Ao abrir a página da hospedagem de seu interesse, você verá, ao lado direito da tela, um coração.
Ao clicar no “coração”, se abrirá uma janela com as listas que você já tem, bem como um local para você criar uma nova lista.
Por fim, para acessar suas listas e suas reservas, basta clicar no seu nome no canto superior direito da tela.
AIRBNB
Inicialmente, você deve saber que, ainda que o Airbnb também forneça a opção para pesquisar quarto de hotel como o Booking, o foco deste site é a pesquisa de casas, apartamentos e quartos (inclusive compartilhado) para alugar.
Assim como o Booking, o Airbnb não exige cadastro para que você faça pesquisas. O cadastro apenas é exigido no momento de realizar a reserva.
Passo 1 – cadastro/login:
Primeiramente, acesse o site do Airbnb e faça seu cadastro (se não quiser se cadastrar, não tem problema, vá direto para o passo 2) ou o login, se você já tiver cadastro. Ambas as opções ficam no canto superior direito do site.
Passo 2 – pesquisando o destino:
Selecione seu destino, data de partida e de chegada, bem como a quantidade de pessoas (adultos e crianças) que irão viajar. E clique em “Pesquisar”.
Você será redirecionado para uma página para explorar seu destino. Em seguida, selecione a opção “Acomodações” e você será redirecionado para as opções de hospedagem.
Passo 3 – aplicando filtros:
O Airbnb disponibiliza filtros na barra superior, assim como o Booking. Os filtros principais são: “tipo de acomodação”, “preços” e “reserva instantânea”. Ao clicar em “mais filtros” você verá muito mais opções para filtrar suas opções.
Passo 4 – analisando os hotéis:
Agora que o Airbnb estará te mostrando as melhores hospedagens de acordo com os filtros selecionados. Então basta começar a rolar o cursor do mouse para baixo e analisar as opções.
Passo 5: analisando as opções de hospedagem que chamaram sua atenção:
Clique na opção que te chamou a atenção. Ela será aberta em uma nova janela.
a) Verificando a localização do hotel:
Na parte de baixo do site você encontrará um mapa com a localização aproximada da hospedagem.
O ponto negativo do Airbnb é que a localização exata somente será fornecida depois que a reserva for confirmada. Mas não acredito que isso seja um empecilho para você fazer sua reserva.
b) analisando os comentários:
Ao contrário do Booking, as avaliações são feitas por estrelas, e não por números. As avaliações se encontram no inferior da página, acima do local que mostra a localização da propriedade..
c) analisando todas as informações da propriedade disponíveis na página:
Para saber todas as informações sobre a hospedagem, basta clicar em “Leia mais sobre este espaço” e “mostrar todas as comodidades”.
d) tirando dúvidas com o anfitrião:
Caso você tenha alguma dúvida sobre a propriedade, basta clicar em “fale com o anfitrião” e enviar sua dúvida. Você receberá sua resposta por e-mail.
Passo 6 – faça sua reserva:
Basta clicar em reservar no canto direito da tela, concordar com a política da propriedade, preecher os dados solicitados, e fim. Você receberá a confirmação da sua reserva por e-mail.
Dica: confira o valor da diária
Antes de fazer uma reserva no Airbnb, entre em contato com o anfitrião e confirme se o valor da diária para sua data está correta.
Muitas vezes, os anfitriões costumam alterar as datas dependendo da temporada, então é sempre bom confirmar, pra não ser pego de surpresa e ter que pagar a diferença posteriormente.
Caso o anfitrião te informe que o valor para seu período será diferente, peça para ele atualizar as informações no site, para que você possa fazer sua reserva.
Dica: taxa de serviço e taxa de limpeza
O Airbnb cobra taxa de serviço para manter a plataforma.
o valor da taxa vai variar de 0% a 20% do subtotal da reserva e é calculada usando uma variedade de fatores. Para saber mais sobre a taxa de serviço, clique aqui.
Já a taxa de limpeza depende do anfitrião, ele que determina se isso será cobrado e o valor.
DICA EXTRA: comparação de preços
Se você estiver pesquisando apartamentos, quartos ou casas de temporadas, e encontrar algo que interesse no Booking, não reserve logo de cara.
Dê um pulinho no Airbnb, porque às vezes, o preço lá está mais baixo, mesmo que tenha a taxa de serviço (o mesmo pode ocorrer se você encontrar no Airbnb e ir conferir no Booking).