fbpx

Passo a Passo: como emitir Certificado Internacional de Vacinação


Oi Viajantes!

Nesse post vou explicar pra vocês, de forma detalhada, como solicitar o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP. Antes de tudo, esclareço que o site da Anvisa contém essa explicação, mas como estas informações estão meio espalhadas pelo site, resolvi compilar tudo aqui.

Todos os links informados neste post foram consultados em 15/04/19 e podem sofrer alterações. Assim, se verificarem alguma divergência das informações apresentadas neste post, deixem nos comentários. Consultem todos os links com muito cuidado, bem como verifiquem se não houveram quaisquer alterações das informações aqui constantes.

Vamos lá. Antes de mais nada, vamos esclarecer algumas informações.

O CIVP é um documento que comprova a vacinação contra determinadas doenças, e sua validade é vitalícia.

Todos os países exigem o Certificação Internacional de Vacinação -CIVP?

Não. Apenas alguns países exigem este documento. Nesta página da Anvisa, primeiramente, clique na aba “exigências de viagem”, selecione seu país de destino. Após, logo abaixo aparecerá se o país selecionado possui informações de saúde. Se a resposta for SIM, clique em “detalhes” para ver as exigências.

Depois que você clicar em “detalhes”, se abrirá uma nova página contendo todas as informações sobre as vacinas necessárias, bem como avisa se o país é área de risco para alguma doença. Só para ilustrar, vejamos um exemplo de pesquisa:

Pesquisa informações de saúde de um país.

Essa página é muito legal, afinal, não traz apenas as vacinas exigidas, mas também as recomendadas, ainda que não seja exigência do país.

Já tomei a dose fracionada da vacina da febre amarela. Posso emitir meu CIVP?

Não, o CIVP é emitido apenas para quem tiver tomado a dose única da vacina da febre amarela. Assim, ainda que você já tenha tomado a dose fracionada, deverá tomar a vacina novamente, porém, com a dose única.

IMPORTANTE: deve-se levar um comprovante da viagem (reserva de hotel, passagem aérea, contrato com a agência de intercâmbio, etc) ao posto de saúde para poder tomar a dose inteira da vacina.

Onde me vacinar?

As vacinas são dadas no posto de saúde do SUS e em alguns postos privados. Mas você deverá buscar os locais específicos de acordo com sua cidade. Por exemplo, o site do governo do estado de São Paulo disponibilizou os postos de vacinação neste link.

Com quanto tempo de antecedência devo tomar a vacina?

De acordo com o site da Anvisa, a vacina deve ser tomada no mínimo 10 dias antes da viagem. Porém, se vocês optarem por solicitar a emissão do CVIP online, deverão tomar a vacina com mais antecedência, já que nesta modalidade o prazo para emissão do CVIP é de 15 dias úteis.

Quais são as formas de emissão do CIVP?

Conforme será demonstrado a seguir, a solicitação de emissão pode ser feita de forma presencial ou via web. Vale lembrar que o CIVP  para comprovar a vacinação contra meningite e/ou poliomielite será emitido apenas no atendimento presencial.

PASSO A PASSO: EMISSÃO PRESENCIAL DO CIVP

Em regra, na modalidade Emissão Presencial, o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia será emitido na hora. Confirme está informação no seu atendimento.

Passo 1:

Primeiramente, faça um pré-cadastramento no site da Anvisa. O cadastramento deve ser feito neste link.

Ao abrir o link indicado, selecione “cadastrar viajante”:

Acesso ao portal do viajante para emissão do Certificado Internacional de Vacinação

Em seguida, você será direcionado para uma página de “Cadastro de Viajante”. Preencha todas as informações exigidas e anexe cópia de seu documento de identificação e de sua carteira de vacinação. Clique em “Enviar”.

Posteriormente, você será direcionado para uma outra página, que pedirá para você confirmar seu cadastro por meio de um link enviado ao seu e-mail. Depois disso seu pré-cadastro está finalizado.

IMPORTANTE: o pré-cadastro online não é obrigatório, ele serve apenas para agilizar o atendimento preferencial. Por isso, se você não conseguir realizá-lo online, não se preocupe, peça para fazer o pré-cadastro no dia de seu atendimento presencial.

Passo 2:

Em segundo lugar, busque na sua cidade uma unidade credenciada à Anvisa na lista de unidades emissoras de CIVP . Esta unidade poderá ser um posto de saúde público e privado, aeroporto, etc.

Passo 3:

Em terceiro lugar, entre em contato com a unidade escolhida para verificar horário de funcionamento, bem como a necessidade de agendamento do atendimento.

Passo 4:

Por fim, compareça na unidade credenciada portando os documentos necessários. Hoje, os documentos exigidos são:

  1. Documento de identidade com foto
  2. Carteira Nacional de Vacinação

IMPORTANTE: consulte o site da Anvisa para verificar se não houve alteração da documentação exigida.

PASSO A PASSO: EMISSÃO WEB DO CIVP

Segundo o site da Anvisa, prazo para emissão é de até 15 dias úteis.

Passo 1:

Primeiramente, acesse o site do Portal de Serviços do Governo Federal e cadastre-se aqui.

Neste passo é muito importante que você faça o cadastramento de seus dados com atenção, pois estas informações constarão no seu CIVP.

Passo 2:

Em segundo lugar, após finalizar seu cadastro, faça o login na sua conta. Você será direcionado a sua área do “Brasil Cidadão”. Na parte inferior do menu do lado esquerdo de sua página, clique em “Portal de Serviços”:

Opção Serviços para emissão dp Certificado Internacional de Vacinação

Posteriormente, você será direcionado para uma nova página que lhe perguntará “Do que você precisa?” No campo de busca, digite “certificado internacional de vacinação”:

Opção para emissão do Certificado Internacional de Vacinação

Nos resultados da pesquisa, selecione a opção abaixo:

Clique novamente em obter Certificado Internacional de Vacinação

Passo 3:

Em terceiro lugar, na próxima página, clique em “solicitar”. Responda o formulário de emissão e pronto, é só aguardar a emissão de seu CIVP.

Você receberá por e-mail a confirmação de recebimento da solicitação do CIVP.

Em seguida, a sua solicitação entrará em estado de análise. Caso a sua solicitação tenha algum problema, você também receberá um e-mail da Anvisa pedindo a correção do erro.

Passo 4:

Por fim, você receberá por e-mail seu CIVP em até 15 dias úteis. Após o recebimento, é só imprimir em folha branca A4.

DICA EXTRA: se por acaso, você preencheu seus dados errados no momento do pré-cadastramento, e seu certificado online foi emitido com os dados incorretos, não se desespere. Se dirija a uma unidade credenciada e faça uma nova solicitação presencial. Lá eles vão te ajudar a fazer um novo cadastro e a emitir o CIVP na hora.

É isso ai, agora você já está pronto pra emitir seu Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia – CIVP!