fbpx

Roupas para neve: como se vestir e o que colocar na mala


Oi Viajante! Se você está planejando uma viagem para um destino que neva e está desesperado pensando “quais as roupas para neve que são ideais para por na minha mala?”, não se preocupe, este post vai salvar sua vida.

A grande dica para fazer sua mala com roupas de neve é a seguinte: esqueça fazer looks bonitinhos e priorize roupas que irão te aquecer.

+ Se está começando a planejar sua viagem agora, não deixe de dar um pulinho no nossos post com as melhores dicas sobre como pesquisar passagens aéreas.

A táticas das “três camadas” é essencial para não passar frio em destinos com frios extremos, como por exemplo Bariloche, na Argentina e Vale Nevado, no Chile. Essa tática deve ser aplicada tanto para quem vai esquiar e ter contato direto com a neve, quanto para quem apenas opta por ficar na cidade, onde, às vezes, nem neva.

Camada 1 – segunda pele:

A primeira camada de roupas para neve é conhecida como segunda pele.

Você precisará tanto da calça, que é tipo uma calça legging, quanto da blusa de manga comprida. Ambas devem ficar coladinhas no corpo para te manter aquecido, tanto para homens quanto para mulheres.

Roupas para neve: camada 1 - segunda pele
Segunda pele: calça e blusa

Na hora de comprar a sua segunda pele, preste bem atenção nas informações da etiqueta. Isto porque, tem as versões caras e as baratas. Por exemplo, as mais baratas, normalmente, não seguram o suor e não deixam seu corpo respirar, por isso, você acaba todo suado e com frio embaixo de um monte de roupa quente.

Ademais, saliento que a calça da segunda pele não é mesmo que um legging. A calça da segunda pele é forrada com um pano aveludado para te manter aquecido, enquanto a legging é apenas um pano frio.

Camada 2 – fleece:

A segunda camada de roupas para neve é a blusa fleece.

O fleece é tipo um moletom que tem como principal função manter a temperatura corporal e é usado por cima da segunda pele. Ele não precisa ficar coladinho ao corpo.

Existem três tipos de fleece: o leve, conhecido como microfleece, o médio e o pesado. O que varia entre eles é a capacidade de calor que eles conseguem reter. O fleece pesado é o indicado para situações de neve.

Roupas para neve: camada 2 - fleece
Blusa Fleece feminino.

Também existe a versão calça do fleece, que você usa por cima da segunda pele. Porém, eu mesma optei por não usar. Isso porque, quando for esquiar, você precisará alugar roupas específicas para usar em cima da segunda pele. Já na cidade, você pode optar por usar por cima da segunda pele, calça jeans, meias calças ou moletom, por exemplo.

Camada 3 – jaqueta:

A terceira camada deve ser uma jaqueta corta vento e impermeável.

Enquanto a segunda camada te mantém aquecido, a terceira camada tem a função de te proteger do vento e da umidade. Normalmente ela é feita de material sintético.

AH! Capuz e bolsos que fecham com zíper são essenciais.

Roupas para neve: camada 3 - jaqueta impermeável
Jaqueta impermeável feminina

Existem algumas versões desta jaqueta que, no interior, tem a camada estilo fleece, e por fora é impermeável. Ela te poupa de usar a segunda camada. Mas atenção, dependendo da temperatura, você não conseguirá ficar sem o fleece, ainda que tenha essa jaqueta 2 em 1.

Roupas para neve: camada 3 - jaqueta impermeável masculina
Jaqueta impermeável masculina.

Como dobrar a jaqueta para levar na mala:

Passo 1: dobre as mangas

Primeiramente, feche o zíper da jaqueta e a estique no chão. Agora dobre as mangas, primeiro de um lado depois do outro, como fazemos para dobrar uma camiseta normalmente:

Como dobrar a jaqueta impermeável - passo 1
Como dobrar a jaqueta impermeável - passo 1
Passo 2: enrole a jaqueta

De baixo para cima, ou seja, começando na parte da cintura, comece a enrolar a blusa até chegar no capuz. Enrole o mais justo que conseguir.

Como dobrar a jaqueta impermeável - passo 2
Passo 3: guarde a blusa dentro do capuz

Agora, coloque a blusa enrolada dentro do capuz, como se ele fosse uma bolsinha. O capuz fará com que a blusa não se desenrole.

Como dobrar a jaqueta impermeável - passo 3

Roupas específicas para praticar esporte na neve:

Para praticar esportes na neve, o conceito das três camadas se mantém. Porém, você deve dar especial atenção para a terceira camada. Neste caso, eu acredito que a melhor opção é alugar as roupas para a neve. Normalmente o aluguel inclui: calça e jaqueta impermeável, bota específica para neve, luvas e óculos de proteção.

Calça impermeável:

A calça impermeável é feita de tactel ou tecido sintético para te proteger do vento e, principalmente, da umidade, porque neve molha.

Repare também que esta calça tem uma calça interna com elásticos que ficam firmes na canela, evitando a entrada do vento.

Roupas para esquiar na neve: calça
Calça impermeável para esportes na neve

Jaqueta impermeável:

A jaqueta impermeável para praticar esportes na neve é um pouco mais pesada que as jaquetas normais que citei no tópico anterior. Isto porque, elas são bem mais grossas, também visando proteger do vento e da umidade.

Roupas para esquiar na neve: jaqueta
Jaqueta impermeável para esportes na neve

Bota de Neve:

A bota de neve também pode ser alugada. Eu não aconselho comprá-las, principalmente no Brasil, porque elas são muito caras e você nunca vai conseguir usá-las em um país tropical como o nosso.

Roupas para esquiar na neve: bota de neve
Foto: Decatlhon

Onde alugar roupas de neve:

As roupas para neve são facilmente alugadas nos centros das cidades do seu destino. Se o principal ponto turístico da cidade for o esqui na neve, com certeza terão lojas de aluguel para todos os lados.

Ademais, as estações de esqui sempre tem lojas de aluguel de roupas para neve e equipamentos de esqui.

Outros acessórios:

Vamos falar agora dos acessórios imprescindíveis para proteger as extremidades do corpo, como cabeça, mãos e pés.

Cachecol

Cachecóis de lã são os mais apropriados para se proteger do frio. Os lenços de pescoço que usamos no Brasil para dar um charme no look seriam um zero à esquerda pra te aquecer.

Como se vestir no frio: cachecol

Gorros

Os gorros são essenciais pra se proteger do frio. Ademais, eles são incríveis para variar o look, já que existem gorros de todas as cores e modelos.

Como se vestir no frio: gorro

Protetores de Orelhas

Caso você não goste de usar gorros, você pode optar por usar aquelas tiaras com protetores de orelhas, que tem versões femininas e masculinas e também te deixarão quentinho.

Como se vestir no frio: protetores de orelhas

Luvas

Outro acessório essencial são as luvas. Logo de cara já ressalto que aquelas luvas de lã não são suficientes pra esquentar as mãos em frios extremos. Primeiramente porque elas não protegem da umidade e segundo porque não protegem do vento.

As melhores opções de luvas são aquelas que tem pelinhos por dentro e por fora são de tecido sintético ou de couro. Por fim, procurem luvas que fiquem bem justinhas no punho para evitar a entrada de vento.

Como se vestir no frio: luvas

Meias Térmicas

Você vai precisar de meias quentinhas. E quando digo meias quentinhas pode esquecer aquelas meias que usamos no dia a dia aqui no Brasil.

As meias corretas para te proteger do frio são grossas, de lã e longas nas canelas.

Como se vestir no frio: meias térmicas

Como dobrar as meias para colocar na mala:

Passo 1 – dobre a ponta da meia:

Primeiramente, você precisa dobrar a ponta da meia onde ficam os dedos, dessa forma:

Como dobrar meias térmicas: passo1
Passo 2 – dobre a meia novamente:

Dobre a meia novamente, só que agora para o lado inverso que você~e tinha dobrado antes. Olha só:

Como dobrar meias térmicas: passo 2
Passo 3 – faça um saquinho com a própria meia:

Esse passo é mais complicado de explicar rs. Mas basicamente, você vai colocar mão dentro da meia que ficou encostada no chão. Com a mão dentro da meia, segure a meia dobrada.

Como dobrar meias térmicas: passo 3
Como dobrar meias térmicas: passo 3

Use a outra mão que está livre para puxar a meia que está encaixada no seu puno, transformando-a em um saquinho, desse jeito:

Como dobrar meias térmicas: passo 4

Polainas

Quem disse que polainas estão fora de moda? Se você tem as suas, desenterre do seu armário e leve para sua viagem. Elas podem não ser um item super mega essencial para te manter aquecida, mas ajudam e ainda podem te proporcionar um look mais fashion.

Como se vestir no frio: polainas

Botas

Você vai precisar de muito cuidado na hora de escolher qual bota vai levar. As botas de couro tradicionais que usamos no Brasil, muitas vezes não são suficientes para segurar frio e você será obrigada a vestir várias meias.

As botas ideais são aquelas que tem solado de borracha e impermeáveis, pois deixarão seus pés secos e você não irá escorregar no chão molhado ou com neve.

como se vestir no frio: botas

Sugestões de looks quentinhos para sair à noite:

Como já dito antes, o conceito das três camadas deve ser usado dia e noite, noite e dia. Mas isso não significa que você pode colocar uma blusa mais bonitinha pra sair à noite.

Lembre-se que em restaurantes, por exemplo, você irá entrar e já sentir calor, vez que estes ambientes são sempre aquecidos. E, por isso, você já vai começar a sofrer o famoso efeito cebola, tirando camada por camada de roupa.

Sendo assim, você até pode colocar aquela sua blusa mais descolada pra ficar dentro destes ambientes. Uma sugestão que está sempre em alta é a cacharrel de lã.

Roupas para neve - Looks para sair a noite no frio
Roupas para neve - Looks para sair a noite no frio

Outros estilos de casaco:

Para arrasar no look e ainda se manter quentinha você também pode usar aqueles casacos compridos, que também ajudam a proteger as pernas do frio. E claro, você pode abusar dos pelinhos.

Roupas para neve: Casacos para o frio
Roupas para neve: Casacos para o frio


Dicas Extras:

  • Evite comprar esse tipo de roupa para neve no Brasil. Aqui as roupas para neve serão mais caras e não tão boas quanto as roupas compradas lá fora. Porém, se ainda assim optar por comprá-las aqui, sugiro visitar a Decatlhon, que é a loja com o melhor custo x benefício;
  • Não gaste dinheiro com botas para neve, o ideal é alugá-las, já que você nunca irá usá-las no Brasil;
  • Aposte em cores mais neutras, que combinam com o inverno, isso vai facilitar seu looks e evitar que você queira por um milhão de roupas desnecessárias na mala;
  • Se você quiser, também pode investir em palmilhas térmicas, que podem ser de espuma ou de pelinhos, que ajudarão a manter seus pés aquecidos;
  • O melhor esquema não é se vestir com um monte de camadas de roupas e sim escolher as mais leves e apropriadas para o frio, combinadas com uma boa jaqueta grossa e impermeável.


Espero que eu tenha ajudado você com esse post, já que normalmente viajar para destinos com neve são sempre uma tensão para escolher as roupas certas. Se ficou alguma dúvida, é só perguntar nos comentários 🙂